16 coisas para fazer enquanto estás de quarentena

março 16, 2020

As próximas semanas vão ser de quarentena para a maioria da população portuguesa - uma medida de prevenção, proteção e contenção desta epidemia que atingiu o nosso país. Quarentena não são férias, é importante relembrar. Não é suposto ir passear para os centros comerciais ou para sítios públicos apinhados de gente. O suposto é ficar em casa, a protegermo-nos e a garantir que não vamos contagiar ninguém. Não é só para que nós não fiquemos doentes, é também para não pormos ninguém doente. 

Assim, um dos primeiros pensamentos que me surgiu foi: o que fazer durante este tempo que vou ficar sem aulas? No post de hoje dou-vos algumas dicas de como se entreterem e até de entreterem os mais pequenos que possam ter convosco, de modo a ninguém perder a sanidade mental, a sermos úteis e produtivos.



1. Aposto que tens uma lista de séries cujos episódios tens de pôr em dia ou então uma lista de séries que queres começar a ver. Bem, agora é uma boa altura para o fazeres. Se tens pequenos em casa, opta por uma série que todos possam ver em conjunto - assim podem passar o tempo todos juntos e esse tempo ser produtivo para todos.


2. Se és estudante universitário (e mesmo que sejas estudante de outro grau de ensino), provavelmente, tens apontamentos para passar a limpo ou matéria para pôr em dia. Esta é uma ótima altura para fazeres o tempo render e atualizares os teus apontamentos ou resumos. (Definam o que querem estudar em cada dia, quanto tempo querem dedicar a cada matéria...)


3. Qualquer que seja a nossa idade, estamos sempre a tempo de aprender coisas novas. Seja uma língua nova, seja um pouco de anatomia ou de outro qualquer tema, todos nós temos curiosidade sobre alguma coisa. Que tal utilizarmos o tempo que temos agora livre para usufruirmos daquilo que a internet tem para nos oferecer e aprendermos algo novo? E esta é uma dica que serve tanto para miúdos como graúdos - dá para pôr toda a família a aprender algo novo.

4. Se fores como eu, quando tens de estudar/trabalhar, a leitura fica sempre para quarto ou quinto plano. Por isso, estes dias em casa são uma ótima desculpa para terminar o livro que tens na mesinha de cabeceira e começar a "varrer" a  lista de livros que tens para ler.

5. Aposto também que tens uma lista de filmes para ver interminável. Sejam filmes da Disney, da Marvel / DC, os nomeados para os Oscars, as estreias da Netflix ou quaisquer outros, agora é uma excelente altura para os veres.
  • Se não te encaixas na categoria anterior, tenho a certeza de que tens filmes que gostavas de rever (como, por exemplo, Harry Potter!) ou mesmo séries que gostavas de relembrar a história. Aproveita o tempo!

6. Arrumar uma divisão da casa por dia é outra das coisas que podes fazer durante a tua quarentena. Cá por mim, dedicar um dia inteiro a limpar e arrumar a casa não é algo que me faça dar pulos de alegria. Contudo, se formos dividindo o trabalho pelos vários dias da semana torna-se menos cansativo. 
  • Começa pelo teu quarto. Limpa o pó, muda os lençóis, dá uma volta às tuas roupas e põe de lado o que já não usas, reorganiza os teus livros... Há tanto que podes fazer! E quando terminares, passa à divisão seguinte. (Tens pequenada? Um par extra de mãos é sempre uma boa ajuda, por isso chama-os à ação!)
7. Tens jogos de tabuleiro na estante arrumados há algum tempo ou jogos clássicos que jogavas em miúda? Que tal dedicares um serão por semana a ensiná-los ao resto da família? Podem todos juntar-se e passar uns momentos divertidos, longe da tecnologia que hoje em dia controla as nossas vidas. Há tantos jogos giros e didáticos que ideias não faltarão de certeza. 

8. Aproveita para fazeres uma limpeza ao teu computador e às tuas redes sociais. Tenho a certeza de que há coisas que podes eliminar e algumas pessoas mais tóxicas que podes excluir.

9. É muito importante mantermo-nos ativos, até para reforçarmos o nosso sistema imunitário. Por isso, estar em quarentena não é desculpa para não fazer exercício físico. Há imensos vídeos no Youtube e aplicações com treinos adaptados que podes fazer em casa, sem necessitares de instrumentos ou equipamentos nenhuns. 
  • Se fores adepto da meditação ou quiseres experimentar, essa também é uma excelente opção e há variados vídeos que podem ajudar-te.
10. Se fores como eu, apesar da curiosidade, nunca tenho muito tempo para me decidir a descobrir o mundo dos podcasts. Esta é uma excelente altura para o fazer. Se, por outro lado, já fores adepto, podes sempre procurar podcasts novos, sobre temas novos, e partilhá-los com a malta. (By the way, se ouvirem podcasts, deixem aí sugestões nos comentários - comecei a ouvir À Porta Fechada, da Carolina Pinto e do João André, e Terapia de Casal, do Guilherme Fonseca e da Rita da Nova.)

11. Ver Ted Talks ou vídeos de um Youtuber que te chame a atenção e te desperte a curiosidade também são excelentes opções para ocupares o teu tempo. Eu falo por mim, há imensos vídeos sobre variados assuntos que me interessam e que gostava de ver, mas que normalmente não tenho tempo para o fazer. 

12. Para aqueles que não vivem sem um pouco de sol... Vai até à varanda ou jardim de tua casa e fica um pouco apenas a aproveitar o quentinho do sol enquanto ouves a tua playlist favorita ou descobres uma playlist cheia de músicas novas. Podes sempre aproveitar esse sol para ler, meditar ou fazer qualquer outra coisa que te deixe relaxada.


13. Aprende a cozinhar ou experimenta receitas novas. Dizem que cozinhar é uma excelente terapia para acalmar o stress/a ansiedade e a tua família vai, certamente, agradecer pelos petiscos.

14. Põe os posts dos teus blogues favoritos em dia. Às vezes, por mais que acompanhemos com atenção, lá nos escapa um post ou outro. Se fores um fã incondicional a que não escapa nada, podes sempre descobrir blogues novos

15. Escreve. Não precisas de o fazer para publicar num blogue ou numa rede social. Não precisa de ser sobre nada em específico. Escreve apenas, sobre o que te apetecer. Sobre o que te vai na alma, sobre as coisas pelas quais estás grata, escreve uma história... Qualquer coisa. A escrita é uma boa companheira.


16. Dança para libertar energias. Estar fechado em casa pode ser algo stressante, por isso nada melhor do que expulsar as nossas energias acumuladas, raiva ou frustrações ao som da nossa música favorita. Abana o corpo e diverte-te. Ninguém te está a ver para te julgar, por isso... Dance it out!

Um dica extra e que está subjacente a estas todas é... planeia o teu dia! Se deixares o dia ir passando sem teres definido o que queres fazer, vais acabar por passar o teu tempo a procrastinar e vais acabar o dia sem ter feito nada de produtivo!

Pronto... Estas foram algumas dicas que eu colecionei e que resolvi vir partilhar convosco. Eu própria vou tentar pô-las em prática - e vou partilhando convosco no Instagram do blogue. Admito que possa ser um pouco difícil ficar duas semanas fechados em casa, mas é para o bem de todos. Better be safe than sorry!


2 comentários:

Com tecnologia do Blogger.