Para todas nós | Dia da Mulher

março 09, 2020
O post vem com um dia de atraso, mas a mensagem precisa de ser passada, seja lá quando for. 

Estamos a entrar na segunda década do século XXI e muito se fala de empoderamento feminino, igualdade de género, feminismo. São assuntos que estão na ordem do dia, porque cada vez mais a mulher tem vindo a ganhar uma voz ativa e um espaço mais relevante na sociedade, começando a realmente lutar pelos seus direitos - uma batalha que começou há muitos anos atrás, mas que tem sido arduamente travada e só agora começa a ter os seus primeiros frutos (embora continuemos muito longe daquilo que seria realmente uma sociedade equitativa e justa para todos).


Mas, afinal, o que é o empoderamento feminino? É o movimento cujo objetivo é dar poder às mulheres na sociedade, em todos os aspetos das suas vidas. Rege-se por princípios como a capacidade das mulheres lutarem pelos seus próprios objetivos e definirem o seu lugar no mundo. A ONU lista sete princípios que estão na base deste conceito: liderança; igualdade de oportunidade, inclusão e não discriminação; saúde, segurança e fim de violência; educação e formação; desenvolvimento empresarial e práticas da cadeia de fornecedores; liderança comunitária e engajamento; acompanhamento, medição e resultado (se pesquisarem sobre isto, encontrarão explicações detalhadas sobre os sete princípios). 

O motivo pelo qual cada vez mais se luta por isto é para que finalmente se chegue à equidade de género e para que se pare de transmitir às gerações futuras uma imagem da mulher que em nada corresponde à realidade dos nossos dias. Hoje, a mulher já não é só a dona de casa, a mãe e a esposa. Hoje, a mulher trabalha tanto ou mais que o homem, tem tantos ou mais sonhos e objetivos que o homem e quer tanta independência e autonomia como o homem. Não quer dizer que isso a impeça de ser dona de casa e esposa e mãe; quer dizer que a mulher quer ser mais do que apenas isso. Além disto, esta luta quer pôr termo às políticas machistas que ainda existem por todo o mundo - por exemplo, o facto de as mulheres trabalharem mais horas, em média, que os homens e receberem menos do que eles (sim, ainda acontece).


A educação, a informação e o conhecimento são fundamentais para todas nós que travamos esta luta e para todos aqueles que ainda não a compreendem. É nosso dever, enquanto mulheres, explicar o motivo pelo qual estamos a lutar por uma sociedade mais justa e menos machista. É nosso dever afirmarmos a nossa posição, definirmos quem queremos ser e mostrar isso com orgulho. E, acima de tudo, é nosso dever travarmos esta luta juntas, lado a lado. Não queremos competir umas com as outras. Queremos todas conquistar os direitos que são nossos, conquistar o nosso lugar na sociedade e ter tantas oportunidades de alcançar os nossos sonhos e objetivos como os homens. 


Um dos motivos pelo qual esta luta não tem sido fácil é também por nossa causa. Porque, apesar de estarmos todas a subir a mesma montanha, algumas de nós insistem em puxar as outras para baixo para chegarem primeiro. Não é esse o objetivo desta luta. Por isso, chega de body shaming e de críticas acerca das escolhas umas das outras, das opções de vida. Somos todas diferentes e ainda bem. Se queremos que os homens nos respeitem e nos vejam como iguais, temos de lhes mostrar que estamos todas unidas pelo mesmo, mais fortes do que nunca. Por isso...


Feliz dia da Mulher para mim, para ti e para todas nós. O mundo é nosso!





Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.