"Isto Começa Aqui" | Review

julho 17, 2023

Sabem aquela famosa pergunta "qual é o teu livro favorito"? Essa é uma pergunta à qual eu não tenho uma resposta, porque gosto muito de ler, já li várias coisas diferentes entre si que me fizeram gostar delas por motivos diferentes, então é difícil eleger o favorito - sobretudo porque eu acho que é sempre possível descobrir um livro do qual gostei mais do que o anterior. Contudo, e apesar de não ser capaz de eleger favoritos, há livros que me marcam mais do que outros e que me provocam emoções mais fortes. 


Isto Acaba Aqui, da Colleen Hoover, foi um daqueles livros que mexeu mesmo comigo e que me marcou, porque me fez mudar um bocadinho o meu ponto de vista sobre as mulheres que sofrem violência doméstica [podem ler a minha opinião aqui]. Tendemos a ter uma postura julgadora de que elas são fracas e só não saem daquela relação tóxica porque não querem, mas, ao ler um livro, eu quase dei por mim a torcer para que a vítima escolhesse ficar com o agressor, porque ele iria mudar. Se ao ler um livro isto acontece, só posso imaginar o que passa na cabeça de uma mulher que vive este drama. É por me ter feito sentir desta forma e refletir tanto, que eu recomendo sempre este livro a toda a gente, porque é muito mais do que um "romance cliché". Por tudo isto, eu fiquei muito entusiasmada quando soube que iria haver uma sequela deste livro, desta vez com a história da Lily e do Atlas. Rapidamente esse entusiasmo se desvaneceu quando comecei a ler comentários menos positivos sobre o livro e, portanto, quando chegou a altura de começar esta leitura, as minhas expetativas estavam muito em baixo. Será que a leitura valeu a pena?



Isto Começa Aqui, da Colleen Hoover, começa no ponto em que terminou o primeiro livro: o reencontro da Lily e do Atlas, após Lily ser mãe e se separar do Ryle. Depois desse inesperado encontro, Lily e Atlas não conseguem parar de pensar um no outro, nem em tudo aquilo por que passaram. Contudo, uma nova aproximação entre eles poderá ser mais complicada do que parece. Lily tem de pensar no bem-estar da filha e na reação de Ryle a uma eventual relação com Atlas. Por outro lado, Atlas também está ciente das dificuldades e sabe que Ryle não irá aceitar facilmente a sua presença na vida da ex-mulher e da filha, pois os problemas de comportamento dele não terminaram com o fim do casamento. Será assim tão simples começar de novo?  Terão Lily e Atlas força suficiente para enfrentar todos os obstáculos que irão surgir pelo caminho? [adaptado de Wook]


Comecei esta leitura com as expetativas em baixo e sabendo de antemão que não iria ter o mesmo impacto em mim que teve o primeiro livro, mas a verdade é que também não foi com esse intuito que a autora decidiu escrevê-lo. O objetivo deste segundo livro não era criar mais drama, era dar um final feliz à Lily e ao Atlas, por isso a autora criou um livro com um enredo mais leve que dá closure a todas as personagens e eu acho que o cumpriu muito bem. Acho que este segundo livro é uma forma de mostrar que todos nós podemos ter a nossa oportunidade de voltar a encontrar o amor e a felicidade, mesmo depois de termos passado por uma relação mais complicada e infeliz.


A autora mostra-nos um bocadinho da perspetiva de uma mulher que conseguiu quebrar um ciclo, sair de uma relação que a fazia infeliz, lutar por si mesma, mas cujo ex-marido continua a fazer parte da vida dela, então a Lily entra numa jornada para reaprender a ser feliz, embora saiba que tem sempre Ryle por perto. Eu gostei dessa perspetiva, de percebermos todos os medos e inseguranças de Lily em entregar-se a Atlas, mesmo sabendo que o amava. Gostei também que pudéssemos conhecer um pouco mais do Atlas, da sua vida passada e presente, algo que não foi muito explorado no livro anterior.


Não se tornou o meu livro favorito de todo o sempre, nem me marcou da mesma forma que o primeiro, contudo fez-me sorrir, deixou-me um coração bem quentinho e conseguiu abordar temas complexos e pertinentes de forma leve. Acho que a Colleen tem o dom da escrita e de o fazer de forma a tocar nas nossas emoções, de forma mais ou menos intensa, por isso, apesar de não ser um livro tão forte como o Isto Acaba Aqui, eu sinto que a leitura valeu a pena e que foi o final feliz de que todos precisávamos


Se já leram este segundo livro, qual a vossa opinião?

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.