7 Dicas para Dias Maus

julho 24, 2023

Eu acho que é uma enorme ilusão acreditarmos que alguém está sempre bem e acho uma atitude hipócrita quando as pessoas tentam passar essa imagem de que estão sempre bem e que a vida é sempre maravilhosa. Nós somos humanos, seres imperfeitos e inacabados, e, como tal, temos dias em que não nos sentimos tão bem, dias em que achamos que o mundo está contra nós, dias em que preferíamos não ter saído da cama... Em bom português, os típicos dias de merda. Eu acho que devíamos normalizar o facto de que todas as pessoas - independentemente de terem exposição pública ou não, de terem cargos importantes ou não - têm dias menos bons e em que sentem que tudo é um pouco too much e que não se sentem capazes de aguentar. 


Todos nós, em algum momento das nossas vidas, já passámos por um dia daqueles em que não nos sentimos capazes de lidar com o mundo à nossa volta. Achamos que tudo o que está a acontecer connosco e com os que nos rodeiam é demasiado para suportarmos. Sentimo-nos impotentes, vulneráveis, fragilizados. A verdade é que, na esmagadora maioria dos casos, nós somos capazes e temos força dentro de nós para ultrapassar esses momentos. Eu acredito que, por vezes, tudo o que precisamos é de parar, respirar fundo, ganhar coragem e seguir em frente. 



Posto isto, decidi compilar 7 dicas simples para melhorarmos o nosso dia e o nosso estado de espírito quando tudo à nossa volta parece ser demasiado para nós conseguirmos lidar. São dicas meramente empíricas, coisas que funcionam comigo e outras que encontrei na internet e, por isso, decidi partilhá-las convosco. Não significa que todas elas funcionem convosco, mas podem sempre experimentar.


  • Para. Permite-te tirar uma pausa, permitir que o teu corpo e a tua mente relaxem. Opta por tarefas ou atividades que não exijam muita capacidade física ou mental e que te permitam descontrair por completo. Pode ser algo tão simples como fazer uma sesta, deitares-te na natureza a contemplar o espaço que te rodeia, fazer uma caminhada num sítio que gostas...
  • Dá um up ao espaço que te rodeia para que o teu humor seja influenciado por ele. Certamente que existe uma explicação científica para isto, mas eu sinto que o espaço que me rodeia influencia muito a forma como eu me sinto. Se estou num sítio muito desarrumado e desorganizado, eu vou sentir-me automaticamente mais stressada e ansiosa. Então, dá uma arrumação ao espaço que te rodeia, troca alguma coisa da decoração, coloca flores... Organiza o teu espaço para que ele te faça sentir da forma que tu desejas.
  • Revê o teu filme ou série favorita/de conforto. Há determinados filmes ou séries que nos fazem sentir bem, que nos levam a um lugar feliz, que nos dão uma sensação de proteção, de segurança, uma sensação acolhedora. Nestes dias mais complicados, revê-los pode ajudar-nos a esquecer tudo o resto por um tempo e a sentirmo-nos melhor.
  • Faz uma refeição que gostas de forma tranquila. Acordaste a sentir-te mal e sem vontade de sair para o trabalho? Prepara o teu pequeno-almoço favorito e desfruta da refeição com calma. Ou cozinha o teu prato favorito para o almoço ou o jantar e saboreia-o tranquilamente.
  • Faz um detox digital. Deixa o telemóvel e outros dispositivos eletrónicos de parte por algum tempo. Sai das redes sociais, não vejas notícias... Fica offline durante algum tempo e vais ver que isso te trará alguma paz.
  • Toma um banho mais demorado e relaxante. É claro que devemos evitar desperdiçar água e tudo o mais, mas, uma vez por outra, podemos e devemos cuidar de nós. Faz uma máscara facial ou capilar, aposta numa rotina de skincare mais elaborada, hidrata o teu corpo... E podes fazer isto em casa ou ir a um spa, por exemplo.
  • Mexe o teu corpo e liberta energia. Muitas vezes, quando estamos neste bad mood, sentimos que temos muita energia acumulada que se transforma em stress e não sabemos como nos livrar dele. Mexe-te. Dança, corre, salta, vai praticar algum desporto ou atividade física, faz alguns alongamentos... Sempre que praticamos algum tipo de atividade física, há inúmeras alterações fisiológicas a ocorrer no nosso corpo, entre elas a produção de hormonas como a endorfina e a serotonina, responsáveis pela sensação de bem-estar, vitalidade e satisfação. 

Como podem ver, são dicas muito simples que não exigem gastar dinheiro ou fazer coisas muito elaboradas. Por vezes, nestas alturas, precisamos das coisas mais simples e básicas, para nos fazerem sentir melhor. E se, quando estão em dias destes, não gostam de ficar sozinhos, podem fazer qualquer um destes planos acompanhados pelas pessoas que vos ajudam a sentir-se melhor



Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.