"Daisy Jones & The Six" | Review

junho 07, 2022

Se são seguidores minimamente atentos da comunidade bookstagram, certamente já ouviram falar do livro que consta do titulo deste posté provavelmente um dos mais badalados dos últimos tempos e foi isso que me fez querer lê-lo. Caramba, toda a gente falava tanto e tão bem dele, eu queria comprovar que era assim tão especial - isto sob pena de me desiludir drasticamente. Contudo, posso já adiantar que não só não senti que as minhas expetativas tenham sido defraudadas, como ainda fui surpreendida!


Daisy Jones & The Six, de Taylor Jenkins Reid, está escrito sob a forma de uma entrevista realizada aos membros de uma famosa banda de rock dos anos 70, assim como a todos aqueles que, de alguma forma, estiveram envolvidos na sua história. Apesar de toda a gente conhecer os icónicos Daisy Jones & The Six, nunca ninguém soube o que levou ao fim da banda, no auge da sua popularidade, até ao momento desta entrevista. 


«Durante a adolescência, no final da década de 1960, Daisy Jones descobre a noite de Los Angeles: os bares, as estrelas de rock, o sexo e as drogas. Mas o que ela quer realmente é escrever as suas próprias canções. Com uma voz rouca, uma beleza distintiva e uma atitude confiante, Daisy está no caminho certo para o sucesso. Os The Six, a banda dos irmãos Billy e Graham Dunne, começam também a ganhar alguma notoriedade, mas o ritmo da vida na estrada, as groupies e o álcool levam a que Billy comece a descarrilar, tanto em palco como na sua vida pessoal. Os caminhos de Daisy e Billy cruzam-se quando o produtor musical da banda decide juntar as duas vozes num dueto, que resulta num êxito estrondoso. A partir daí, os Daisy Jones & The Six começam a tocar em todos os gira-discos, os seus concertos esgotam os recintos e a banda torna-se uma verdadeira lenda. Esta é a história dos primeiros tempos e das noites loucas, mas todos os membros da banda recordam o que aconteceu de maneira diferente. Porque nem sempre é fácil perceber onde acaba a música e começam os sentimentos.» (Fonte)


A primeira coisa que eu tenho a dizer sobre este livro é que a autora nos conseguiu inserir perfeitamente num universo fictício, onde nós chegamos mesmo a acreditar na existência daquela banda e de todas as pessoas que a compõem - e eu acho que isso se deve muito à forma como a história está escrita, ao facto de ser como uma entrevista que lemos numa revista ou num jornal, sem um narrador, e isso torna tudo mais realista, na minha opinião. Sinceramente, eu dei por mim a querer conhecer a Daisy Jones, o Billy Dunne e todos os restantes membros da banda, a querer ouvir as suas músicas e presenciar as suas atuações e eu acho que isso é a prova do grande mérito da escritora.


Também acho que a forma como as personagens está construida é muito inteligente, porque, apesar de nós apenas as conhecermos por aquilo que elas contam sobre si mesmas e umas sobre as outras, nós conseguimos criar perfeitamente uma imagem delas e da sua personalidade, fazendo-nos gostar mais ou menos das suas atitudes. Acima de tudo, percebemos que nenhum dos elementos da banda era perfeito, que todos tiveram atitudes mais ou menos corretas, porque são humanas.

Para mim, o "golpe de génio" da autora acontece mesmo quase no final, quando conhecemos a real identidade da entrevistadora, o que me surpreendeu bastante e fez com que tudo fizesse ainda mais sentido. Sinceramente, gostei mesmo muito deste livro e dei por mim a querer devorá-lo completamente, a não conseguir parar. Gostava muito de o ver adaptado a um filme ou uma série, porque acho que todos nós queremos conhecer os Daisy Jones & The Six, não? 

Posto isto, recomendo esta leitura a toda a gente que gosta de música e que precisa de uma leitura leve e cativante! Já leram este livro? O que acharam?

1 comentário:

Com tecnologia do Blogger.