4 anos, 4 lições

junho 20, 2022

Partilho convosco este post apenas algumas semanas após a última Queima das Fitas da minha licenciatura e dois dias depois da minha Bênção das Pastas. Qualquer estudante de Coimbra sabe que estes são dois momentos muito importantes do percurso académico, porque marcam uma etapa concluída e o início de uma nova fase muito em breve. 


Infelizmente, e porque entretanto surgiu uma pandemia, apenas tive oportunidade de experienciar duas Queimas das Fitas: a primeira, de Caloira, e a última, de Finalista. Os 4 anos voaram e acho que a pandemia e os confinamentos só fizeram com que tudo passasse mais rápido, porque ficou muito por viver e muito por fazer. É claro que isso ainda me deixa triste, com saudades do que ficou por viver, mas acabo este percurso com a certeza de que tentei aproveitar ao máximo. É claro que, ao olharmos para trás, achamos sempre que faríamos algumas coisas de forma diferente, mas foi isso que nos fez aprender e ser quem somos hoje. A Bênção das Pastas foi o culminar de 4 anos recheados de momentos felizes, de aprendizagens e de muitas amizades que pretendo levar comigo para o futuro, portanto foi igualmente um momento muito emocionante e importante.


E por falar em aprendizagens... Achei que, do alto da minha sabedoria de Finalista (muitos risos), podia vir aqui falar-vos de 4 lições importantes que eu aprendi ao longo dos últimos 4 anos:



  • Sozinhos vamos mais rápido, mas juntos vamos mesmo mais longe. E eu sei que isto é uma daquelas frases que parecem mega cliché, mas que são super verdade. O curso não se faz sozinhos, por isso devemos oferecer a nossa ajuda e receber a ajuda de quem nos quer dar, porque isso torna mesmo as coisas mais fáceis. Partilhem apontamentos que tenham, sebentas de anos anteriores, frequências e exames com os vossos colegas, porque o egoísmo não nos leva a lado nenhum e podemos ajudar os outros para que, quando precisarmos, também eles nos possam ajudar.

  • O tempo que dedicamos ao estudo é muito importante, mas aquele que dedicamos a ir à praxe, ir jantar ou sair com os nossos amigos é igualmente importante. Resumidamente, o que eu quero dizer é que não podemos nem devemos deixar a nossa vida social de lado para nos dedicarmos exclusivamente ao estudo, porque precisamos de cuidar da nossa saúde mental e devemos aproveitar todas as facetas da vida académica.

  • O tempo voa. Este é o cliché mais cliché de todo o sempre, mas não deixa de ser uma verdade universal. Eu sinto que os últimos 4 anos passaram a voar e, agora, olho para trás com vontade de poder fazer o tempo andar para trás para poder reviver alguns momentos e aproveitar melhor outros. Contudo, não o podemos fazer e termino estes 4 anos de consciência tranquila de que vivi da melhor forma que consegui. Deixo aqui o conselho para que, quem ainda está a vivenciar este percurso, o faça da melhor forma que conseguir.

  • Definir objetivos, trabalhar para eles com afinco, foco e dedicação traz os seus resultados. Há momentos em que sentimos que todo o nosso trabalho e esforço não valeu de nada porque o resultado não foi exatamente o que esperávamos. Contudo, trabalharmos com objetivos definidos, mais tarde ou mais cedo, vai compensar e levar-nos ao resultado que queremos. O mais importante é mantermos a calma e nunca desistirmos.

Estão a começar este percurso ou ainda têm algum tempo pela frente? Aproveitem-no ao máximo e desfrutem da experiência!


Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.