12 Perguntas para Refletir sobre 2023

dezembro 30, 2023

Acho que pensarmos sobre nós mesmos, sobre as coisas que vivemos, as experiências que temos é uma forma de crescermos. E talvez seja cliché, mas acho que aproveitar o final do ano para fazermos um balanço sobre nós mesmos e sobre o nosso ano é uma ótima oportunidade para fazermos essa análise de nós mesmos e percebermos qual o caminho que queremos trilhar para podermos continuar a crescer. O final de um ano é uma excelente altura para apreciarmos o percurso que temos feito, por isso decidi partilhar esta minha reflexão convosco aqui. Por acaso, estava a fazer scroll nos Reels, quando encontrei um da @tishamousee na qual ela deixou 12 perguntas para refletir sobre 2023 e eu decidi que iria desafiar-me a mim própria a vir respondê-las para vocês. Deixo desde já o meu desafio para que façam também esta reflexão, em privado ou partilhando-a. 



Qual foi a coisa que definiu 2023 para mim?

Ao escrever este post deixei esta pergunta para responder no fim, apesar de aqui aparecer em primeiro lugar, porque sinto que é mesmo difícil de responder. 2023 foi um ano muito bom para mim, quando penso em tudo o que aconteceu só me lembro das coisas boas e eu acho que isso é um bom sinal. Lembro-me dos concertos, dos passeios e das viagens, dos almoços em família, dos encontros com amigos... Por isso, acho que o meu 2023 pode ser definido pela palavra sorte, porque eu acho que, além de tudo o resto, é preciso muita sorte para ter um ano feliz e para estar rodeada pelas pessoas certas!


Que objetivos é que alcancei durante este ano?

Consegui ser um bocadinho mais consistente no que diz respeito ao exercício físico (mas ainda preciso de melhorar); cumpri (e superei) o meu objetivo de leitura; vi filmes e séries novas; voltei a dar sangue; fiz uma viagem para fora do país; fui a dois concertos "grandes" (D'ZRT e Os Quatro e Meia); comprei um carro em segunda mão com o meu próprio dinheiro e que é realmente meu; comprei mais em pequenos negócios e comprei livros em segunda mão; consegui ser um bocadinho mais consistente por aqui e no Instagram (mas com margem para ser melhor em 2024).


Que objetivos é que não alcancei? E continuo a precisar deles?

Não comecei a ter uma alimentação mais saudável e isso é algo que vou continuar a tentar em 2024; queria ter aproveitado para passear mais por Portugal e, embora tenha conhecido alguns sítios novos, quero apostar mais nisso no próximo ano; quero fazer mais formações na minha área profissional e não só, algo que não fiz tanto como queria durante este ano; quero sair mais da minha zona de conforto, ter experiências novas e diferentes, algo que também iniciei durante este ano, mas que tem espaço para correr ainda melhor no próximo ano.


Que acontecimentos positivos inesperados é que se desenrolaram?

Eu acho que, por vezes, mesmo coisas que estavam planeadas podem ser inesperadas, por isso não consigo não referir o concerto dos D'ZRT, que embora estivesse planeado desde julho de 2022, foi inesperadamente maravilhoso e pude partilhar esse momento com a minha irmã (algo que não estava planeado), e também a minha viagem com amigas a Madrid, que, na verdade, foi planeada espontaneamente em abril e que foi uma daquelas coisas que eu nunca esperei que efetivamente saísse do grupo do whatsapp, mas aconteceu! Outro acontecimento inesperado tem a ver com o meu último ano enquanto Caminheira, que foi absolutamente maravilhoso, vivi momentos inesquecíveis e não estava mesmo à espera de ter um ano tão incrível. E ainda outra coisa engraçada de que me lembrei... "Voltei ao secundário", porque os meus primos participaram numa competição inter-escolas na qual eu também participei quando andava no secundário e eu voltei a vibrar com tudo, desta vez, no público. Foi inesperado e muito bom!


Por quê e por quem é que me sinto grata durante este ano?

Sinto-me muito grata, acima de tudo, por ter uma família presente, por ter amigos maravilhosos, por ter uma casa onde estou quente e segura, onde tenho água e comida e por viver num país em paz. É verdade que nem tudo está bem no nosso país, que as coisas estão complicadas a muitos níveis, mas acho que, por vezes, nos esquecemos de que temos o essencial para, pelo menos, sobreviver e esquecemo-nos de que há pessoas a viver em situações muito piores. Por isso, este ano, sinto-me grata por todas aquelas coisas básicas que tenho e que deviam ser acessíveis a todas as pessoas mas que são um verdadeiro privilégio, nos tempos que correm. E estou grata pelos meus também as poderem ter!


Por que ocorrências positivas estou grata? Por que ocorrências negativas estou grata? E porquê?

Acho que 2023 foi um ano muito positivo, aconteceram imensas coisas boas, criei memórias incríveis e sinto que foi mesmo um ano feliz. Estou mesmo grata por todas as experiências maravilhosas que pude viver e por todas as memórias que criei. Contudo, é claro que existem sempre dias menos bons, em que não nos sentimos tão bem connosco mesmos ou há algo que nos preocupa ou o dia de trabalho não correu tão bem... Acho que, nesses dias, temos é de tentar encontrar sempre algo de positivo, mesmo nas coisas mais pequenas e agradecer por, apesar do que nos corre menos bem, estarmos aqui e sabermos que amanhã será um dia diferente e provavelmente melhor. Por isso, acho que temos de agradecer também as coisas más porque elas nos ajudam a dar mais valor ao que temos de bom na nossa vida.


O que houve em excesso em 2023?

Notícias tristes no mundo. Honestamente, eu até evito ver tantas notícias porque é realmente algo que me deixa ansiosa e preocupada, apesar de tentar sempre manter-me informada. Gostava que 2024 trouxesse mais notícias felizes para todos nós. 


O que faltou em 2023?

Honestamente, não me consigo lembrar de nada em particular. Acho que 2023 me deu tudo aquilo que tinha para oferecer. Veremos o que traz 2024.


Que pessoas e projetos é que eu quero levar para 2024?

Sinto-me "sortuda" pelas pessoas que tenho ao meu lado, a maioria delas há muitos anos, por isso quero que essas continuem comigo, mas quero também que aquelas pessoas que entraram recentemente na minha vida, primeiro como colegas de trabalho e que se tornaram amigas, continuem em 2024 e por mais anos, mesmo que os percursos profissionais possam divergir. Relativamente a projetos... Não sei o que 2024 poderá trazer, mas quero manter este meu cantinho que é o Fika, trazer mais conteúdo, diferente, mais consistente e espero que vocês também se mantenham aí desse lado.


Que informações valiosas é que ganhei sobre mim este ano?

Acho que uma coisa super importante que aprendi sobre mim este ano é que, quando quero, consigo mesmo ser disciplinada e fazer coisas por mim própria, mesmo que não esteja sempre mega motivada. E um exemplo muito simples disto é o exercício físico. Não sou daquelas pessoas que adora fazer exercício físico, mas sei a importância que tem e, por isso mesmo, este ano tentei ser mais disciplinada e consistente. Falhei algumas vezes, admito, mas também houve meses em que consegui treinar duas ou três vezes por semana sem falhar, em que acordava de propósito mais cedo para o fazer. E isso aplica-se a outras coisas na minha vida. Eu percebi realmente que a minha cabeça é quem manda mais: se eu meter na cabeça que tenho de fazer a coisa x, custe o que custar, eu vou fazê-la, mesmo que seja na força do ódio. E aprendi também que, às vezes, é só preciso não pensar e ir de cabeça, mesmo que seja ir com medo, com ansiedade, sem saber o que vai acontecer. Isto é uma coisa verdadeiramente difícil para mim, mas, este ano, por várias ocasiões, provei a mim mesma que sou capaz. Por isso, para 2024, vou com a sabedoria de que sou capaz de muito mais coisas do que acho.


Que verdades desconfortáveis é que descobri sobre mim própria? E que passos posso tomar nessa direção?

Um bocadinho relacionado com aquilo que falei anteriormente... Percebi que sou capaz de desistir muito facilmente das coisas quando não me sinto confortável ou quando me sinto ansiosa. Custa-me mesmo sair da minha zona de conforto e, muitas vezes, acabo por dizer que não a algo ou a desistir porque tenho medo de dar esse passo para uma zona em que não me sinto tão confortável. Quando fico consciente disto, tento contrariar e "ir com medo mesmo", por isso, em 2024, isto é algo que eu quero trabalhar e melhorar. Quero arriscar mais, fazer mais coisas diferentes, sair da minha zona de conforto, dizer que sim, mesmo quando me sinto ansiosa e receosa, porque nunca se sabe aquilo que posso estar a perder. E a verdade é que nenhum barco foi feito para estar ancorado no cais, pois não?


Resta-me desejar que 2024 traga muitos momentos felizes, novas experiências e muitas aprendizagens! 

Boas entradas para todos vocês!

1 comentário:

  1. Feliz Ano Novo! 🍾✨🎇 Que este ano seja ainda melhor que 2023 e que consigas realizar todas as tuas metas 😊

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.