Faz um Reset para 2024

dezembro 26, 2023

Não é preciso chegarmos ao final do ano para decidirmos mudar a nossa vida ou parar para analisarmos onde estamos e para onde queremos ir. É verdade, podemos fazê-lo em qualquer altura do ano, quando sentimos que é o momento para isso. Contudo, eu também acho que o final do ano é talvez uma boa altura para olharmos para a nossa vida em perspetiva, olharmos para o que temos feitos nos últimos 365 dias e pensar qual o caminho que queremos seguir nos dias que se seguem. É claro que nada muda por si só à meia-noite de dia 1 de janeiro. Nada muda se nós não estivermos dispostos a mudar. Mas podemos encarar essa mudança e esse recomeço como um recomeço para nós mesmos, como o iniciar de um novo capítulo com mais 366 páginas para escrever (no caso de 2024). 



Então, por que não aproveitar este final de ano para parar um pouco, "desligarmo-nos" da ficha, fazer um reset ao sistema para podermos começar 2024 em grande, com força e energia para escrever 366 páginas das quais nos iremos orgulhar? Eu sei que nem toda a gente tem oportunidade de tirar férias nesta altura, mas um dia pode ser o suficiente. Um dia em que se dediquem a vocês mesmos e se permitam pensar sobre tudo um pouco na vossa vida: o que alcançaram no último ano, o que falhou, onde estão, para onde querem ir, o que querem fazer, o que não querem fazer... É por isso que hoje vos trago 7 sugestões de atividades para fazerem um reset e prepararem-se para 2024.


  • Se és o tipo de pessoa que consegue ter o pensamento mais organizado e claro quando o espaço à sua volta também reflete esse sensação, aproveita para fazeres uma limpeza mais a fundo à tua casa ou à divisão onde costumas passar mais tempo, aproveitando para deixar em 2023 todas as coisas que já não usas, não gostas ou não precisas.
  • Todos sabemos que as redes sociais têm muita influência nas nossas vidas, pelo menos, na maioria das pessoas, por isso esta é uma ótima altura para também fazeres uma limpeza a fundo às tuas redes sociais, deixares de seguir as pessoas com quem não te identificas ou que não te trazem nada de positivo. Podes fazer o mesmo com o teu e-mail, o teu telemóvel e o teu computador, eliminando tudo aquilo que já não é necessário e está só a ocupar espaço.
  • Senta-te um pouco na tua própria companhia, num espaço tranquilo onde te sintas bem, e revê os objetivos do ano que termina, faz um balanço de tudo o que fizeste e do que ficou por cumprir, pensa nos momentos bons e nos momentos menos bons e que lição tiras deste 2023.
  • Na azáfama da rotina, muitas vezes, não cuidamos tão bem de nós como deveríamos, por isso aproveita para dar descanso ao teu corpo e à tua mente e tira um bocadinho para cuidar de ti - faz uma limpeza de pele mais aprofundada, vai fazer uma massagem, vai ao spa, vai dar uma caminhada... Escolhe uma atividade que te faz sentir bem, que seja o teu tipo de self care e desfruta dela.
  • Não é mentira para ninguém que nos esquecemos muitas vezes de agradecer pelas coisas que temos, sobretudo pelas mais básicas, que tomamos como garantidas. Por isso, tira um bocadinho, senta-te com um caderno à frente ou com as notas do teu telemóvel abertas, e escreve sobre todas as coisas pelas quais te sentes grato/a este ano.
  • O ser humano é uma criatura de hábitos, mas nem sempre são os melhores. Reflete um pouco sobre os teus hábitos, os que são bons e os que são menos bons, os que queres manter em 2024, quais queres deixar para trás e que hábitos novos queres adquirir, assim como o que precisas de fazer para o conseguir.
  • Depois de teres feito todas as reflexões sobre o ano que termina, pensa um pouco sobre o que está prestes a começar. Começa por pensar nos teus objetivos para 2024 e planear aquelas coisas que queres mesmo que aconteçam. Depois, pensa mais em concreto no mês de janeiro, o primeiro do ano, e planeia os teus objetivos para esse mês, os eventos a que tens de ir, as coisas que tens mesmo de fazer... Por vezes, é mais fácil fazermos as coisas realmente acontecerem quando as pomos por escrito.

Deixo-vos aqui o desafio de fazerem o vosso reset de final de ano e de se prepararem para escreverem umas páginas muito bonitas em 2024. 

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.