"A Breve História de Quase Tudo" | Review
Quando estabeleci os meus objetivos literários para 2023, decidi incluir alguns objetivos para tipos de livros específicos, nomeadamente, decidi que queria ler, pelo menos, um livro de não-ficção este ano. Entre algumas das opções da minha wishlist, decidi escolher um com o qual senti que poderia vir a aprender algo e aproveitar o seu preço acessível.
A Breve História de Quase Tudo, de Bill Bryson, é um livro que resulta de uma pesquisa digna de um mamute, com muitos anos de investigação e como resultado... O Big Bang, os dinossauros, o aquecimento global, a geologia, Einstein, os Curies, a teoria da evolução, a gasolina com chumbo, a teoria atómica, os quarks, os vulcões, os cromossomas, o carbono, os organismos ediacaranos, a descontinuidade de Moho, o ADN, Charles Darwin e um zilião de outras coisas. Em linguagem não demasiado científica, sempre clara e com as devidas anotações, somos conduzidos pelo autor, que é extremamente divertido e bem informado, numa viagem no tempo e no espaço, cujo prato forte também é revelar-nos algumas ironias do desenvolvimento científico. Esta é verdadeiramente uma obra que nos dá a sensação de ter o mundo na palma da mão. (adaptado de Wook)
Deixem-me começar por vos dizer que nunca tinha lido nada do Bill Bryson, mas fiquei extremamente curiosa para conhecer mais da sua obra, porque fiquei fascinada com o seu tipo de escrita. Apesar de este livro tratar assuntos extremamente complexos, o autor torna-os acessíveis para que todos nós possamos perceber um pouco. Simplifica as coisas sem fazer o leitor sentir-se ignorante, fazendo comparações com coisas que nós conhecemos para se tornarem mais tangíveis e fáceis de visualizar, explicando assim muito daquilo que é a base da vida. Além disso, gosto do tom bem-humorado que está presente durante todo o livro, demonstrado através de comentários mais irónicos e de caráter humorístico.
Este livro foi uma leitura lenta, não vou mentir, porque acho que é preciso estar com a disposição certa para o ler, até porque alguns capítulos são bastante longos. Contudo, não é por isso que não gostei, pelo contrário. Gostei muito do livro, porque senti que efetivamente aprendi muito com esta leitura. Gostei particularmente que o autor nos dê o contexto histórico da época das diferentes descobertas científicas e nos conte factos além da ciência em si, contando algumas das "fofocas" da época e dos conflitos que existiram entre as pessoas responsáveis pela descoberta dos factos. No fundo, dá-nos um pouco da visão do backstage da ciência, daquilo que não nos contam na escola.
Bill Bryson sempre me despertou curiosidade mas ainda não li nada dele, este é mais um para a longa wishlist :)
ResponderEliminarAgora também tenho os restantes livros dele na minha wishlist!
Eliminar