"A Breve História de Quase Tudo" | Review

agosto 29, 2023

Quando estabeleci os meus objetivos literários para 2023, decidi incluir alguns objetivos para tipos de livros específicos, nomeadamente, decidi que queria ler, pelo menos, um livro de não-ficção este ano. Entre algumas das opções da minha wishlist, decidi escolher um com o qual senti que poderia vir a aprender algo e aproveitar o seu preço acessível. 


A Breve História de Quase Tudo, de Bill Bryson, é um livro que resulta de uma pesquisa digna de um mamute, com muitos anos de investigação e como resultado... O Big Bang, os dinossauros, o aquecimento global, a geologia, Einstein, os Curies, a teoria da evolução, a gasolina com chumbo, a teoria atómica, os quarks, os vulcões, os cromossomas, o carbono, os organismos ediacaranos, a descontinuidade de Moho, o ADN, Charles Darwin e um zilião de outras coisas. Em linguagem não demasiado científica, sempre clara e com as devidas anotações, somos conduzidos pelo autor, que é extremamente divertido e bem informado, numa viagem no tempo e no espaço, cujo prato forte também é revelar-nos algumas ironias do desenvolvimento científico. Esta é verdadeiramente uma obra que nos dá a sensação de ter o mundo na palma da mão. (adaptado de Wook)



Deixem-me começar por vos dizer que nunca tinha lido nada do Bill Bryson, mas fiquei extremamente curiosa para conhecer mais da sua obra, porque fiquei fascinada com o seu tipo de escrita. Apesar de este livro tratar assuntos extremamente complexos, o autor torna-os acessíveis para que todos nós possamos perceber um pouco. Simplifica as coisas sem fazer o leitor sentir-se ignorante, fazendo comparações com coisas que nós conhecemos para se tornarem mais tangíveis e fáceis de visualizar, explicando assim muito daquilo que é a base da vida. Além disso, gosto do tom bem-humorado que está presente durante todo o livro, demonstrado através de comentários mais irónicos e de caráter humorístico. 


Este livro foi uma leitura lenta, não vou mentir, porque acho que é preciso estar com a disposição certa para o ler, até porque alguns capítulos são bastante longos. Contudo, não é por isso que não gostei, pelo contrário. Gostei muito do livro, porque senti que efetivamente aprendi muito com esta leitura. Gostei particularmente que o autor nos dê o contexto histórico da época das diferentes descobertas científicas e nos conte factos além da ciência em si, contando algumas das "fofocas" da época e dos conflitos que existiram entre as pessoas responsáveis pela descoberta dos factos. No fundo, dá-nos um pouco da visão do backstage da ciência, daquilo que não nos contam na escola. 



Fiquei muito satisfeita com esta leitura, estou muito curiosa para ler outros livros deste autor e recomendo vivamente a todas as pessoas curiosas por natureza, que gostam sempre de saber um pouquinho de tudo.


2 comentários:

  1. Bill Bryson sempre me despertou curiosidade mas ainda não li nada dele, este é mais um para a longa wishlist :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora também tenho os restantes livros dele na minha wishlist!

      Eliminar

Com tecnologia do Blogger.