Favoritos de Agosto

setembro 02, 2023

Agosto costumava ser um mês bem neutro para mim, não adorava nem odiava, mas já no ano passado foi um mês muito bom e este ano repetiu a proeza. Confesso que as primeiras duas semanas passaram bem devagar, porque eu estava em contagem decrescente para entrar de férias, mas depois soube mesmo bem quando elas chegaram e eu pude simplesmente descansar. Sem dúvida que começamos a valorizar muito mais as férias quando elas são mais escassas e quando temos de trabalhar muito para as merecer. Assim, agosto foi um mês bastante preenchido e com momentos bons para recordar mais tarde.



No início do mês, decorreu a Expofacic, uma enorme feira em Cantanhede, e este ano fui em dois dias, um deles apenas para jantar e visitar os expositores e no outro dia aproveitei para ir ver a Anastacia e os Hybrid Theory. Apesar de não ser grande fã da cantora americana, achei que era uma oportunidade única e acabei por gostar imenso. Cantou todas as mais conhecidas, intercaladas com as mais recentes, e mostrou o seu enorme poder vocal. Fiquei muito surpreendida. Depois, seguiu-se o concerto que eu realmente queria ver, o dos Hybrid Theory, que são a maior banda de tributo aos Linkin Park e que, por acaso, são portugueses. Nunca os tinha visto antes, mas tinha ouvido gente a falar de que eram muito bons e essa é efetivamente a verdade. São mesmo incríveis e eu adorei o concerto. Saltei e cantei do início ao fim, arrepiei-me com o facto de a voz do vocalista lembrar tanto a do Chester Benington e fiquei com a certeza de que quero voltar a assistir a um concerto deles.



No que diz respeito ao mundo digital, a newsletter cultural da Andreia Morais (podem seguir o blogue dela aqui), a Portugalid[Arte] iniciou uma nova temporada num novo formato (e plataforma), mantendo o conteúdo excelente e sempre muito interessante a que nos vem habituando. Caso não conheçam, convido-vos a visitar o blogue dela, onde podem subscrever também a newsletter. Ainda no digital, foi no início de agosto que chegou ao final a série Desengatados, da Sofia do blogue Daylight. Esta é uma série (escrita ou em podcast) sobre as aventuras (reais) da Sofia pelo Tinder e eu adorei acompanhar. Podem ler ou ouvir toda a série aqui.


No que diz respeito a séries, terminei de ver Daisy Jones & The Six (adaptação do livro com o mesmo nome, da escritora Taylor Jenkins Reid, pela Prime Video) e adorei. Irei falar-vos mais detalhadamente dela por aqui, mas posso adiantar que fiquei mesmo surpreendida com a adaptação por ser tão fiel ao livro e viciei completamente na banda sonora. Recomendo mesmo a toda a gente!


Ainda no primeiro fim-de-semana do mês, fui fazer uma descida de rio no Mondego, uma estreia para mim. Já tinha descido noutra zona do país, mas aqui na minha zona foi a primeira vez. Foi uma manhã muito bem passada, num dia de sol e calor espetacular, e uma experiência a repetir. É uma atividade muito gira para fazer com um grupo de amigos. Nesse mesmo dia, acabei ainda por ir passear com a minha família até à Figueira da Foz, onde fomos comer uma francesinha ao restaurante Fernando's Hideaway e ainda aproveitei para ir à Feira do Livro de lá, onde comprei um livro de capa dura a um preço mega acessível.



Como estive de férias, acabei por aproveitar para ver mais filmes e ler mais do que nos outros meses (o que me deixou mesmo feliz). No que diz respeito aos filmes do Marvel Cinematic Universe, vi Doctor Strange e Thor: Ragnarok, que, não tendo sido dos meus favoritos, também não desiludiram. Além desses, vi outros três do catálogo da Prime Video: About Fate (dá umas vibes natalícias, mas é ótimo para qualquer época do ano, se quiserem uma coisa descontraída e fofinha), The Sun Is Also A Star (que já tinha na minha lista para ver há imenso tempo e de que também gostei muito) e, por fim, All My Life (o meu favorito dos três, sobretudo por ser inspirado numa história verídica e este eu aconselho mesmo, mas preparem os lenços). 


Agosto foi também mês de reencontrar amigos e pôr a conversa em dia, bem como ir dar um pezinho de dança a uma "festa de aldeia". Ainda aproveitámos para celebrar o segundo aniversário da minha sobrinha, numa praia fluvial perto de Penacova, chamada Cornicovo. Foi um dia super agradável e inclusive partilhei um reels convosco (podem ver aqui). São estas pequeninas coisas que me fazem fugir da rotina que quero começar a implementar mais no dia-a-dia, ao invés de me deixar ficar no conforto da minha casa e de me deixar cair no comodismo da rotina. 




Falando agora de livros, terminei a leitura de Almoço de Domingo, do José Luís Peixoto, que tinha iniciado em julho. É uma biografia diferente das que estamos habituados e, talvez por isso, eu tenha gostado tanto! De seguida, li o livro Mulheres da Minha Alma, de Isabel Allende, que foi uma estreia com a escrita desta autora e uma surpresa maravilhosa. É um livro de não-ficção, autobiográfico, em que Isabel nos fala sobre a sua história com o feminismo, sobre as mulheres e os homens que marcaram a sua vida. Adorei o livro e recomendo mesmo! Intercalado com este livro, decidi reler Cidades de Papel, do John Green, e falei-vos disso num post do Instagram, que podem ler aqui. Por fim, durante a semana em que estive de férias, li Um Homem Chamado Ove, de Fredrik Backman, do qual já tinha ouvido muita gente falar mega bem e... Adorei! Agora quero ler tudo do autor, porque fiquei realmente surpreendida com este livro e achei a escrita do autor super fluída e cativante. 

Por fim, tive direito a uma semaninha de férias no Algarve, com os meus pais, a minha irmã e a minha sobrinha. Foi uma semana para descansar, descontrair, aproveitar o tempo em família, bronzear e dar uns belos mergulhos. Estivemos na zona de Cabanas de Tavira, que eu não conhecia e que gostei muito, e visitámos também Altura (onde já passámos férias várias vezes e adoramos), Vila Real de Santo António, Tavira e Alcácer do Sal, já quando estávamos a regressar a casa. Foram dias ótimos para sair da rotina, do ambiente de todos os dias, desanuviar um pouco a cabeça e recarregar energias para regressar ao trabalho.





O que é bom acaba depressa, por isso agosto já chegou ao fim, o verão também está perto de terminar e eu já estou de regresso ao trabalho. Espero que tenham tido um mês de agosto tão bom ou melhor que o meu e desejo que setembro traga muitas coisas boas para todos nós!


1 comentário:

  1. Que mês bonito e intenso :) O meu foi longo e com muito trabalho, mas também foi bom. Feliz setembro *-*

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.