30 Músicas | Desafio

setembro 26, 2023

Não sei se alguma vez falei disto assim convosco por aqui, mas a música é uma parte extremamente importante da minha vida. Não sei tocar nenhum instrumento musical e não sei cantar (com muita pena minha), mas não sei viver sem música. Talvez essa paixão tenha começado com a minha paixão pela dança, mas prolongou-se e foi crescendo até aos dias de hoje (em que já não danço). Sou uma daquelas pessoas que não é capaz de passar um único dia sem ouvir música, não suporto ir num carro em que o rádio não esteja ligado (e de preferência a passar música) e ando sempre a cantarolar alguma coisa, nem que seja só na minha cabeça. Sinto que a minha vida só flui quando há música. É nela que me refugio quando preciso de inspiração, é ela que preenche os silêncios da rotina e faz companhia.


Por tudo isto, quando me cruzei com um desafio no Pinterest para escolher uma música para cada uma de trinta "categorias", achei que seria giro adaptá-lo um pouco e tentar completá-lo. Não é fácil, porque já ouvi tantas músicas diferentes, há tantas de que gosto, que se torna difícil escolher uma adequada a cada categoria, mas... Cá vamos nós!



  • Uma música que te lembra o verão... Juramento Eterno de Sal, Álvaro de Luna
  • Uma música com uma cor no nome... Podia incluir várias aqui, mas vai uma das favoritas da vida - Yellow, dos Coldplay.
  • Uma música para corações partidos... If The World Was Ending, JP Saxe & Julia Michaels, preferencialmente na versão acústica.
  • Uma música com um número no nome... Six Degrees of Separation, The Script.
  • Uma música que precisas de ouvir no volume máximo... Love Story, da Taylor Swift. Não me perguntem porquê, mas esta música dá-me sempre vontade de ouvir no máximo, enquanto canto aos altos berros e salto que nem maluca.
  • Uma música que te dá vontade de dançar... Golden, do Harry Styles. Daquelas que dá vontade de andar aos saltos de um lado para o outro, a libertar energias.
  • Uma música que gostas de ouvir enquanto conduzes... Normalmente, o rádio do carro está na Rádio Comercial ou na M80 e qualquer música é bem-vinda, mas adoro cantar a plenos pulmões a música Casa, D.A.M.A & Buba Espinho, porque me deixa o coração bem quentinho.
  • Uma música importante para ti... Eu acho que esta é das categorias mais difíceis, porque, para diferentes momentos da minha vida, há muitas músicas que eu sinto que são importantes para mim, mas decidi escolher uma cuja letra é muito especial e eu acho que é aquele lembrete de que podemos e devemos ser quem quisermos e não podemos permitir que os outros nos tentem mudar - Leve Como Uma Pena, da Ana Bacalhau.
  • Uma música que te deixa feliz... September, Earth, Wind & Fire é uma excelente candidata a esta categoria, porque é uma música com uma vibe muito boa. 
  • Uma música que te deixa triste... Wrecked, dos Imagine Dragons, pela mensagem e simbologia da letra. Deixa-me sempre arrepiada.
  • Uma música de que nunca enjoas... Let Her Go, Passenger. É uma das favoritas da vida há muitos anos, daquelas de que nunca me vou fartar.
  • Uma música da tua adolescência... Qualquer uma dos One Direction.
  • Uma música dos anos 60/70/80 de que gostes... Essas são umas das minhas décadas de música favoritas, em especial os anos 80, por isso é difícil escolher, mas a Bohemian Rhapsody dos Queen é um verdadeiro hino (se bem que eu adoro tudo o que é Queen).
  • Uma música que gostavas que tocasse no teu casamento... Há anos que eu digo que tem de ser a Thinking Out Loud, do Ed Sheeran. Letra perfeita, videoclipe perfeito... Tem de ser!
  • Uma música da qual gostas mais do cover do que da original... Provavelmente há várias, mas, acima de tudo pelo seu significado, a Don't Stop Believin' na versão da série Glee.
  • Uma música que te lembra de ti próprio/a... Honestamente, não sei mesmo responder a esta. Acho que esta é uma daquelas categorias a que alguém que me conhece bem deveria responder por mim.
  • Uma música que te lembra da tua infância... Para Mim Tanto Me Faz, D'ZRT. Cresci a ver Morangos Com Açúcar, por isso não podia ser outra.
  • Uma música que amavas e que hoje já não consegues ouvir... Honestamente, agora não me consigo lembrar de nenhuma.
  • Uma música que gostarias de saber cantar do início ao fim... Believer, dos Imagine Dragons. Adoro a energia da música, mas há ali partes que são demasiado rápidas e que não consigo cantar direito.
  • Uma música que não gostaste à primeira e agora adoras... Dilúvio d' A Garota Não. Primeiro estranha-se e depois entranha-se.
  • Uma música que enviarias como indireta para alguém... Eu não sou o tipo de pessoa que manda indiretas a outras pessoas, por isso agora não me consigo lembrar de nenhuma em concreto.
  • Um dueto musical que adores... Rancho Fundo, Miguel Araújo e António Zambujo - duas das minhas vozes favoritas portuguesas.
  • Uma música sobre amor que adores... Until I Found You, Stephen Sanchez
  • Uma música que te faz pensar sobre a vida... I Lived, One Republic. Faz-me pensar que é isto que quero sentir quando for mais velha, que efetivamente vivi.
  • Uma música com nome de alguém no título... A icónica Hey Jude, dos Beatles.
  • Uma música sobre não desistir... Rise Up, Andra Day. 
  • Uma música que recomendas a toda a gente ouvir... Muito, muito difícil. Isto depende muito do que estou a ouvir mais no momento... Ultimamente ando muito em modo Taylor Swift, por isso vou recomendar a All To Well (10 Minute Version) e que vejam o short film, porque vale a pena.
  • Uma música de uma banda que gostarias de ver ao vivo... Fix You, dos Coldplay. Estiveram na minha cidade este ano e não consegui bilhete para ir ver, mas não hei de morrer sem ver um concerto deles.
  • Uma música de um dos teus álbuns favoritos... A Terra Gira, do álbum O Tempo Vai Esperar d' Os Quatro e Meia. 
  • Uma música de um artista cuja voz adoras... Lote B, António Zambujo. Das mais bonitas vozes de Portugal. 

Juro que tentei ser versátil e pôr músicas de diferentes artistas, porque eu ouço imensas coisas e, muitas vezes, muito diferentes umas das outras, mas eu acho que isto é sempre muito influenciado por aquilo que estou a ouvir mais no momento ou que me lembro no momento. Daqui a uns meses, talvez as respostas fossem todas diferentes, mas eu acho que é isso também dá piada a estas coisas. 

Deixo aqui o desafio para quem quiser também responder e podem partilhar as vossas respostas comigo!

1 comentário:

  1. Partilho contigo:
    - Juramento Eterno de Sal, Álvaro de Luna
    - Let Her Go, Passenger
    - Para Mim Tanto Me Faz, D'ZRT

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.