Favoritos de Setembro

Para mim, setembro é tanto um mês de recomeços como janeiro - talvez mais, até. Durante 16 anos da minha vida, setembro era mês de voltar à escola. No ano passado, setembro foi o mês em que comecei a trabalhar no meu primeiro emprego e, este ano, setembro foi mês de regressar ao trabalho depois das férias, por isso o seu estatuto de mês de recomeços mantém-se. Admito que parece que demorou mais do que o normal a passar, não sei bem porquê, mas talvez seja porque fiz imensas coisas ao longo deste mês. Termino com uma sensação boa, porque foi um mês cheio e em que consegui cumprir todos os objetivos a que me propus: voltei a treinar com regularidade (duas vezes por semana), consegui beber 1.5L de água todos os dias da semana (de trabalho), li 2 livros e iniciei um terceiro, voltei a ver uma série que estava parada há imenso tempo... Podem parecer coisas pequenas, mas são estas coisas mais simples que me dão motivação



Mas comecemos então por falar das coisas que aconteceram no meu setembro... Logo no dia 1, regressei ao trabalho pós-férias e isso não é propriamente uma coisa muito animadora, mas também foi nesse dia que celebrei 1 ano desde que comecei a trabalhar e eu acho que isso é uma conquista que merece ser celebrada. Foi também nesse dia que, pela primeira vez desde que me lembro de ser gente, fui dar um passeio sozinha a desfrutar da minha própria companhia - fui meio que obrigada, porque tinha de passar tempo, mas soube-me bem ir dar uma volta sozinha pelo parque e ainda ficar lá a ler durante algum tempo. Isso também é uma conquista que merece ser celebrada.


Setembro foi um mês para ter duas novas experiências gastronómicas na minha cidade. Fui jantar com amigas ao Señor Hernandez, um restaurante mexicano aqui em Coimbra. Provámos duas entradas diferentes, um prato principal e uma sobremesa para cada e estava tudo mesmo muito bom. Para acrescentar a isso, o ambiente do restaurante é mesmo muito giro, por isso fiquei fã. Pretendo voltar e provar outros pratos. Num outro dia, fui ao brunch com a minha irmã a um sítio chamado Kaju, um brunch restaurant na Rua Visconde da Luz, também em Coimbra. Podem fazer o vosso próprio menu e nós escolhemos três pratos diferentes para provarmos e ficámos fãs. Gostei muito e planeio voltar para saborear algumas coisas que me pareceram muito boas.




Passamos da gastronomia até à música e tenho de começar por mencionar a música que não me sai da cabeça e que canto a plenos pulmões sempre que passa na rádio: Ao Teu Ouvido, do Buba Espinho com a Bárbara Tinoco. Além da letra muito giro, tem uma melodia muito bonita e fica muito na cabeça. Outra música também portuguesa que descobri este mês foi a Lá Vai Sofia, do Miguel Araújo, que nunca desilude. Por fim, as D'ZRT Encore Sessions voltaram e trouxeram-nos uma versão maravilhosa da música D'ZRT Revolução com a Lisbon Film Orchestra e eu adorei. Além disso, os D'ZRT partilharam ainda a versão da música O Meu Verão Não Acabou com o FF, no Estádio do Algarve, e eu fiquei completamente arrepiada com a voz do FF.


Como vos disse no início deste post, um dos meus objetivos para setembro era ler dois livros e esse objetivo foi cumprido e superado. Li O Anjo Caído, do Daniel Silva, que é da série de livros com o Gabriel Allon, da qual já tinha lido A Rapariga Inglesa, e, finalmente, li Os Sete Maridos de Evelyn Hugo, da Taylor Jenkins Reid, que entrou diretamente para o top de favoritos deste ano. Falar-vos-ei dos dois aqui em breve. Depois de ter concluído estes dois livros, iniciei e concluí ainda a leitura de um terceiro livro, chamado O Meu Amor Morreu em Bagdade, de Michael Hastings, um livro que comprei na Feira do Livro de Coimbra e que é um relato real de um jornalista que trabalhou na guerra do Iraque. Foi uma leitura interessante, que deu para aprender um pouco sobre todo o contexto da guerra no Iraque, mas confesso que a escrita do autor me cativou a 100% e, portanto, não foi um livro que adorei.



Ainda falando de livros, mas de forma indireta, a Marisa Vitoriano criou uma página de Instagram de que todos precisávamos e não sabíamos: divulga vários livros através das suas dedicatórias e epígrafes. Achei o conceito mesmo giro e fez-me pensar sobre como elas podem dizer tanto acerca dos livros. Recomendo mesmo que sigam @dedica_livros no Instagram.


Também ainda no tema das leituras, a Inês do blogue Bobby Pins escreveu um texto intitulado Avó Neblina que eu achei tão bonito e tão querido que não podia deixar de passar aqui a mencioná-lo e a recomendar-vos que o leiam. Podem aceder ao texto aqui. Também a Maria das Palavras (@mariadaspalavras no Instagram) lançou uma newsletter chamada Comprimido que consiste em 30 textos exclusivos relacionados com as suas experiências e peripécias do dia-a-dia. Se não seguem, ainda vão a tempo de ler os que ainda estão por vir e penso que podem ler também os que já saíram. Garanto que vale a pena.


Mudando agora o tema, vamos falar de séries e programas de televisão. Aproveitei o facto de todas as minhas séries estarem em pausa, e de estar sem nada para ver, para recomeçar a ver a série This Is Us, que tenho pendurada há alguns anos. Na altura, penso que cheguei a ver toda a primeira temporada e adorei, mas, por algum motivo, a série ficou pendente e agora decidi voltar a ver tudo desde o início para seguir a história toda. Estou a adorar, que série maravilhosa! Falando agora de programas de televisão, a RTP fez a sua reentré com o regresso de dois dos meus programas favoritos da televisão nacional - The Voice Portugal e Taskmaster - e eu não podia estar mais feliz.


Quase no fim de setembro, consegui cumprir um dos meus objetivos do ano - comprei um carro! Apesar de eu ter um carro, comprado pelos meus pais em segunda mão para a minha irmã e que depois ficou para mim, ele já está velhote e eu queria mesmo comprar uma coisa mais recente (mas em segunda mão, que eu sou pobre) e que fosse efetivamente minha, comprada com o meu dinheiro. E consegui! Estou mesmo feliz e orgulhosa por ter algo efetivamente meu.



Para terminar o mês, dei início ao novo ano escutista. Começámos mais um ano cheio de atividades e de novas memórias por criar, um ano que vai ser marcado, para mim, pela passagem de Caminheira a Noviça a Dirigente, visto que vou iniciar agora a minha formação para poder ser Chefe. É uma grande responsabilidade, carregada de alguma nostalgia, mas estou muito orgulhosa de mim.


E assim entramos em outubro, com motivação para cumprir todos os objetivos a que me propus e para ter mais um mês em grande. Que seja um mês maravilhoso para todos!



1 comentário:

Com tecnologia do Blogger.