Eu Nunca... | Versão Literária

outubro 23, 2023

Embora goste de ouvir podcasts, não ouço tanto quanto gostaria, porque acabo por dar preferência a outros formatos e porque, por vezes, parece que não sei muito bem o que fazer enquanto os ouço. Isto é parvo? Provavelmente. Mas, voltando ao foco, um dos podcasts que gosto de ouvir é o Livra-te, da Rita da Nova e da Joana da Silva, e inspirei-me num dos episódios da primeira temporada para o post de hoje. Elas responderam a uma booktag, que é uma versão literária do famoso jogo Eu Nunca e eu decidi fazer o mesmo. Vamos a isto?


(A tag original é da Madame Writer e eu retirei as perguntas do blogue Reading Ladies.)



Eu nunca... Li um livro posterior de uma série antes de ler o primeiro.

Eu já. É o que me tem acontecido com os livros do Daniel Silva da série do Gabriel Allon. Embora haja uma ordem cronológica, eu não os tenho lido por essa ordem, mas, neste caso, não há grande problema porque os livros individualmente fazem sentido sem precisar obrigatoriamente de ler todos os anteriores - e ainda bem, se não já tinha ido à falêcia.


Eu nunca... Queimei um livro.

Nunca, como é óbvio! Não percebo a lógica desta pergunta... Quem é que, no seu perfeito juízo, queima livros?! É que nem colocá-los no lixo, quanto mais queimá-los!


Eu nunca... Escrevi uma fanfiction sobre os meus livros favoritos.

Mais ou menos... Uma vez comecei a escrever uma espécie de headcanon de Harry Potter, mas desisti rapidamente.


Eu nunca... Adorei um livro quando era mais nova e odiei-o quando me tornei mais velha.

Por acaso, acho que nunca. Também não há muitos que tenha relido, mas gostava muito de voltar a ler Os Filhos da Droga e A Lua de Joana, dois livros que li quando era bastante nova, na verdade, apesar da temática forte.


Eu nunca... Me vesti como uma das minhas personagens literárias favoritas.

Nunca. Não tenho jeito nenhum para essas coisas.


Eu nunca... Odiei um livro de um autor que adoro.

Por acaso, até agora, acho que não aconteceu, mas também confesso que não tenho muitos autores dos quais tenha lido mais do que um livro. Dos que já li, ainda não me desiludi.


Eu nunca... Fui a uma livraria para comprar um livro e saí com muitos mais.

Hum, sempre? Raramente compro um só livro. E também já me aconteceu não ir comprar nada e acabar sempre por trazer um livro comigo. Quem nunca, não é?


Eu nunca... Li o final de um livro antes de ler o princípio.

Nunca! Odeio spoilers. O máximo que faço é ver quantas páginas tem o livro, mas bem rápido, que é para não ver nada que não quero.


Eu nunca... Li um livro sem a dust cover.

Confesso que tiro sempre, porque não me dá jeito nenhum. Guilty as charged.


Eu nunca... Li "na diagonal"/apressadamente quase metade do livro.

Quase metade do livro não, mas, por vezes, leio na diagonal algumas descrições demasiado detalhadas. Isso aconteceu-me n' A Filha do Capitão.


Eu nunca... Fingi ter lido um livro que não li.

Eu nunca!


Eu nunca... Vi o filme antes de ler o livro.

Já, mais do que uma vez e acho que, às vezes, isso não é mau de todo, porque o livro mostra-nos um mundo sempre mais abrangente do que o filme e pode ajudar irmos já com uma imagem mental das personagens e dos espaços.


Eu nunca... Tive um book boyfriend

Bem... Quem não quer um Peter Kavinsky, de A Todos os Rapazes que Amei, na sua vida?


Eu nunca... Li um livro de história ou antropologia só por diversão.

Li A Breve História de Quase Tudo, que é sobre a formação do mundo e factos sobre o universo e o nosso planeta, mas acho que isso não conta como livro de história ou de antropologia.


Eu nunca... Escolhi um livro só com base na capa.

Já, obviamente. E isso nem sempre correu bem.


Eu nunca... Comprei vários livros de uma série sem a ter começado.

Eu já. Comprei os livros da série Divergente todos e só depois os li, mas já sabia que ia adorar.


Eu nunca... Continuei a ler uma série de livros embora não tenha adorado o primeiro livro.

Que me lembre, acho que não. 


Eu nunca... Continuei a comprar livros mesmo com a estante cheia de livros por ler.

É assim, eu tento nunca ter uma tbr muito grande, mas é claro que já comprei livros mesmo tendo outros por ler - everytime.


Eu nunca... Comprei/Li um livro por causa de um booktuber/bookblogger.

Eu já, como é óbvio, sobretudo agora que o bookstagram e o booktok estão na berra. Eu bem tendo não ceder, mas não dá! Mesmo assim, tenho imensos que quero comprar e ler!


Eu nunca... Ofereci um livro como presente de aniversário, casamento, de Natal, etc.

Eu já. Sempre que sei que é algo de que a pessoa gosta e vai apreciar, eu ofereço, porque também gosto que me ofereçam a mim. 


E aqui ficam as minhas respostas. Deixo o meu desafio a todos vocês que me estão a ler para que respondam também a esta booktag, adoraria ler as vossas respostas. Espero que tenham gostado!



2 comentários:

  1. Eu também nunca:
    - Queimei um livro (credo, até me benzo só de imaginar!)
    - Escrevi uma fanfiction sobre os meus livros favoritos. (Não, mesmo)
    - Me vesti como uma das minhas personagens literárias favoritas. (Também não mesmo)
    - Odiei um livro de um autor que adoro (posso gostar menos, mas odiar não)
    - Li "na diagonal"/apressadamente quase metade do livro. (preciso de ler todas as letras para que no fim não fique com dúvidas de nada 🤣)
    - Fingi ter lido um livro que não li (nunca mesmo)
    - Li um livro de história ou antropologia só por diversão (Eça de Queirós e Saramago contam? 👀)

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.