"Rabo de Peixe" | Review

agosto 05, 2023

Conhecida como o fenómeno português da Netflix, Rabo de Peixe é uma série da Netflix, que estreou em 2023, e passa-se na pequena freguesia açoriana com o mesmo nome. É quando uma tonelada de cocaína dá à costa que a vida dos habitantes de Rabo de Peixe muda por completo. Eduardo, um jovem pescador, e os seus amigos começam a vender cocaína para ganhar dinheiro, mas a verdade é que uma tonelada de cocaína é uma quantidade que não passa despercebida e os protagonistas da série vão ter de enfrentar os donos da droga, a polícia e uma série de personagens interessadas na droga, entrando num caminho perigoso e sem retorno. 



Duvido que haja alguém desse lado que ainda não tenha ouvido falar desta série - e, se houver, amigos, vocês vivem certamente debaixo de uma pedra. Desde o dia que estreou, que Rabo de Peixe anda nas bocas do mundo. Em poucos dias, foi parar ao número 1 do top da Netflix em inúmeros países e gerou uma enorme onda da opiniões muito diversas entre si. Eu acho que, quanto a esta série, só há dois tipos de pessoas: quem adorou e quem odiou. Eu incluo-me no primeiro grupo. 


Acho que a série cumpre o propósito de nos prender ao ecrã do primeiro ao último episódio, na ansiedade de saber se eles vão conseguir escapar e como, se o Eduardo vai conseguir chegar à América... A cada peripécia nova que acontecia, eu ficava angustiada porque parecia não haver saída para Eduardo e para os amigos. E uma das coisas que eu acho que foi mais bem conseguida nesta série é que, na verdade, os protagonistas não são santinhos nenhuns e têm o seu lado de vilões, mas nós adoramo-los como se fossem os maiores heróis e isso é um sinal de que a história está bem construída, na minha opinião. No fundo, percebemos que eles são apenas miúdos desesperados por uma vida melhor, por conhecerem o mundo fora de Rabo de Peixe e que estão dispostos a consegui-lo a todo o custo - mesmo que se percam algumas vidas pelo caminho. 



Vi muitas críticas a esta série, a milhentas coisas e, honestamente, a única coisa que eu pensava ao ler essas mesmas críticas é que metade delas não seria se quer mencionada se a série fosse estrangeira. Nós criticamos sempre o que é nosso, o que é português. Achamos sempre que somos muito piores que os outros. Já dizia o povo que a galinha da vizinha é sempre melhor que a minha. Os outros é que são bons, eles é que sabem fazer. Nós somos uns miseráveis, ignorantes, sem talento. E eu discordo a 100% deste tipo de postura. Temos é de aplaudir o que é nosso, mostrar ao mundo que somos capazes, que temos talento a rodos aqui e que temos qualidade para estar nas melhores plataformas de streaming. E eu acho que este elenco está cheio de grandes talentos, que a história foi muito bem construída e a prova disso é a forma como a série foi tão bem recebida no estrangeiro. 


A série é inspirada em factos reais, mas é claro que há muita ficção à mistura e as pessoas não podem levar isso a mal, dizendo que "foi tudo muito exagerado" e que "passaram uma má imagem dos habitantes de Rabo de Peixe". A verdade é que nunca é possível agradar a toda a gente e não podemos ver a série a achar que aquilo é real. Além de que, se fizermos uma simples pesquisa na internet, percebemos que Rabo de Peixe é uma vila muito pobre e onde a droga foi (ou é) efetivamente um problema. Outra das críticas teve a ver com a falta de atores açorianos, mas isso é tanto um problema como é um problema nas novelas que se passam no Porto os atores serem lisboetas. É o que é, é ficção e nem tudo pode ser 100% fiel à realidade. É um pormenor que não retira qualidade à série, na minha opinião. 


Como já disse, eu gostei imenso e estou muito curiosa para saber o que vai acontecer na segunda temporada. Espero que consigam manter a qualidade e surpreender-nos uma vez mais!

1 comentário:

  1. Vi no fim de semana passado e quero a 2a temporada para ontem! Preciso de saber se chegaram sãos e salvos à América 😄

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.