Best of September
Setembro, para mim, será sempre um mês com sabor a recomeços: mesmo que já não haja um regresso às aulas para mim e mesmo que não seja o meu regresso ao trabalho após férias de verão (como aconteceu este ano). É aquele regresso à rotina após o verão, mesmo que nada de especial mude, há qualquer coisa no ar que começa a cheirar a outono e a outras rotinas. Por acaso, este ano, o meu setembro foi para regressar ao trabalho e às aulas da pós-graduação após a paragem de agosto, por isso teve muito de recomeços.
Foi um mês bem cheio, em que houve semanas em que senti que não sabia bem para onde me virar, com imensa coisa a acontecer na minha vida, muitos projetos a acontecer todos ao mesmo com tempo e a exigirem algumas coisas de mim. Foi cansativo - deu-me vontade de voltar a ir de férias -, mas foi bom.
Best of... Newsletters
Desde que o Substack entrou na minha vida que acompanho mais newsletters (se é que ainda se podem chamar assim) do que nunca e a verdade é que tenho algumas favoritas, que não perco uma única. Em setembro, eis as edições de que mais gostei:
- Receber o Outono, da Inês Mota, com imensas recomendações para esta estação do ano. Podem ler aqui.
- Eu também achava que não tinha sido feita para empreender, da Carolina Nela, em que nos fala sobre esta coisa de hoje em dia toda a gente ter de ser / querer ser empreendedora. Podem ler aqui.
- Shelfie: Sofia Costa Lima, da Raquel Dias da Silva, uma rubrica em que nos apresenta outros leitores, os seus gostos literários e estantes, numa edição com uma pessoa que acompanho há muitos anos e por quem tenho um carinho especial (apesar de nunca nos termos conhecido). Podem ler aqui.
Best of... Livros
- Avancei na saga Boys of Tommen, da Chloe Walsh, e terminei de ler Keeping 13 e Saving 6, tendo ainda iniciado o Redeeming 6.
- Foi em setembro que alcancei o meu objetivo de leitura para 2025, com 30 livros lidos!
Best of... Música
Em setembro houve muito boa música portuguesa a chegar até nós e, como grande fã daquilo que se faz no nosso país, aqui vão as minhas favoritas:
- Porta 43, Diogo Piçarra e Luís Trigacheiro;
- Tanto Tempo, Bandidos do Cante;
- Fazer Canções, Miguel Araújo e Rui Veloso;
- Casar é P'ra Esquecer, Os Vizinhos;
- E ainda o lançamento do álbum Ride Or Die, da Catarina Filipe.
Ainda no tema de música, não podia deixar de mencionar aqui o novo lançamento de uma das bandas da minha adolescência que me fez dançar imenso assim que ouvi a música: Not Ok, dos 5 Seconds of Summer. De repente, sinto-me novamente com 13 ou 14 anos!
Best of... Filmes, Séries e Televisão
- Vi o filme A Cor Púrpura, a adaptação/versão musical de 2023 disponível na Netflix, e gostei imenso. Nunca tinha visto nenhuma adaptação antes e por isso não posso tecer comparações desta versão relativamente às anteriores, mas acho que a história é muito pertinente (mesmo nos dias de hoje) e adorei os figurinos, os cenários e as partes musicais (não fosse eu fã de musicais no geral).
- Acabei de ver 9-1-1: Lone Star e confesso que fiquei ali a sentir um vazio na minha vida durante um bocadinho. Gostei imenso da série, gostei muito das personagens e confesso que, embora eles tenham tentado dar o máximo de closure a todas as personagens, sinto que o fim foi ali meio apressado e precisava de ter visto mais coisas em pormenor, de algumas coisas terem sido mais esclarecidas e trabalhadas. Ainda assim, recomendo muito a série!
- Vi o último episódio de The Summer I Turned Pretty com a minha melhor amiga e foi toda uma emoção! Esta série revolucionou o nosso verão (e o nosso TikTok) e também deixou meio que um vazio no final. Achei que o último episódio foi bom, dado todo o resto da temporada, mas, uma vez mais, precisava de mais detalhes, de mais pormenores, de mais explicações... Sinto que ficaram muitas pontas soltas, muitos temas que foram levantados ao longo dos episódios e que depois ficaram perdidos sem resolução, muitas coisas que poderiam e deveriam ter sido abordadas e foram ignoradas... A boa notícia é que vem aí um filme e eu só peço um filme bem lamechas, cliché e cozy!
- Comecei a ver My Life With The Walter Boys, mas ainda vi muito pouco, então não tenho ainda uma opinião formada.
- Falando agora de televisão... O Taskmaster voltou e eu quase chorei a rir no primeiro episódio! É, sem dúvida, um dos melhores programas de sempre e o elenco é absolutamente genial.
Best of... Comida
- No início do mês, consegui juntar-me com duas amigas (e ex-colegas de trabalho) com quem já não estava há bastante tempo e fomos conhecer o restaurante Dona Sardinha, no Luso (Mealhada). É um restaurante vegetariano/vegan e a comida é absolutamente deliciosa, para além de o espaço ser mesmo muito giro. Eu fui à noite e, portanto, não dava para apreciar a vista, mas, se puderem ir durante o dia, terão a vista incrível para o lago, que vale certamente a pena.
- Como vos disse, tive aulas da pós-graduação e, desta vez, foram presenciais, por isso tive de me deslocar até ao norte. Fiquei hospedada no Meu Hotel, em Gandra, que é um espaço bastante agradável e, embora não tenha muita variedade, o pequeno almoço também foi muito bom. Os almoços foram na cantina da faculdade, mas fui jantar ao That Burger, também em Gandra, e a comida estava muito boa e a preços muito acessíveis!
Best of... Coisas que me fizeram feliz
- Posso revelar-vos de que sou membro integrante da Comissão de Festas da minha aldeia e, por isso, setembro foi mês de começar a trabalhar: reunir para planear a festa e começar a trabalhar em eventos para angariar dinheiro. É cansativo e exigente, mas tem sido uma experiência muito gira (e está só a começar).
- Fui treinar, pela primeira vez, às 8h da manhã, com uma amiga, e até me soube bem.
- Começámos a planear o novo ano escutista, a organizar a sala dos meus lobitos e, no último fim de semana do mês, recebemos os nossos elementos (os novos e os antigos).
- Fui assistir às promessas de colegas escuteiros que fizeram o seu percurso de formação comigo e que, neste momento, já são, oficialmente, dirigentes do Corpo Nacional de Escutas.
- Tive a primeira avaliação da pós-graduação e, apesar de todo o stress associado, correu bastante bem. E foi giro a forma como acabámos todos por nos aproximar mais uns dos outros com este facto. Sendo todos de zonas diferentes do país, não nos conhecendo antes e vendo-nos tão poucas vezes, acabamos por nos dar super bem e tem sido uma ótima experiência conhecer outros colegas.
Outubro começa hoje e, no que me diz respeito, promete ser um mês bastante preenchido também. Veremos o que me/nos traz o décimo mês de 2025!
Sem comentários: