15 ideias de coisas para fazer quando tens tempo livre
Na vida adulta, eu acho que diminuem consideravelmente os momentos em que nos sentimos aborrecidos por não termos o que fazer. Aliás, na vida adulta, eu acho que mais depressa nos sentimos aborrecidos por termos de fazer coisas que não nos apetece fazer. Contudo, embora raros, eu acho que ainda podem acontecer aqueles momentos em que, finalmente, temos tempo livre e podemos usá-lo da forma que quisermos, mas depois sentimos que não sabemos o que fazer com esse tempo. E depois vem o síndrome do impostor, a sussurrar-nos ao ouvido que podíamos estar a aproveitar bem o nosso tempo e estamos só a procrastinar. Não há nada de errado com isso - aliás, eu acho que há momentos em que efetivamente precisamos de procrastinar, descansar e não fazer nada -, mas há outros momentos em que, pelo menos eu, me sinto aborrecida porque tenho tempo livre e apetece-me fazer algo, só não sei bem o quê.
Então, depois desta longa explicação sobre o que me levou a partilhar convosco este post, compilei uma lista de algumas coisas que podemos fazer nesses momentos. Coisas simples - algumas, se calhar, até já podem fazer parte da vossa rotina - que nos podem ajudar a sentir que estamos a aproveitar o tempo sem nos sentirmos aborrecidos. São apenas ideias, nem todas funcionarão para toda a gente, mas espero que possam ser úteis para alguém.
- Ler - esta é a minha solução preferida para estes momentos, porque ler acaba definitivamente com o meu aborrecimento (a menos que o livro seja muito mau). É uma forma de me fazer viajar sem sair do sítio, viver vidas e experiências diferentes.
- Ver um filme ou começar uma série nova - lá está, pessoalmente, estas são formas que funcionam bem comigo para acabar com o tédio.
- Sair para uma caminhada ou fazer exercício físico - não funcionará para toda a gente, mas, por vezes, só precisamos de pôr o corpo a mexer para nos sentirmos melhor.
- Arrumações - arrumar aquela divisão da casa que está caótica, o carro, o armário, a vossa mala, o e-mail, o computador... Há pessoas para quem as arrumações são terapêuticas!
- Ver vídeos no Youtube - voltar àquele criador de conteúdo de que gostam muito, ver vídeos informativos, vídeos engraçados, vídeos de concertos... Há todo um mundo de opções por explorar e o difícil é conseguir parar.
- Descobrir músicas/artistas novos, criar uma playlist ou ouvir um novo podcast - e esta é uma daquelas tarefas que podem juntar a outra, por exemplo, enquanto fazem arrumações.
- Atualizar o currículo - isto é daquelas coisas que, na generalidade, só fazemos quando precisamos de o utilizar, mas podemos ir fazendo de forma periódica e, inclusivamente, fazê-lo de forma mais "interativa" através do LinkedIn.
- Aprender uma língua nova - há apps super simples e intuitivas, como o Duolingo, que nos permitem aprender o básico de novas línguas e que são ótimas formas de nos entreter.
- Criar um visionboard - permite-vos explorar o vosso lado mais criativo enquanto pensam nos objetivos/sonhos/desejos que têm para o futuro.
- Começar um bullet journal ou começar a fazer (outro tipo de) journaling - mais uma vez, permite-vos explorar a vossa veia criativa, bem como o lado mais introspetivo e reflexivo.
- Aprender sobre algo que vos interesse - seja finanças pessoais, história, desporto ou sobre qualquer tema que vos interesse, mas que, geralmente, não têm muito tempo nem energia para pesquisar sobre ele.
- Pintar ou desenhar - coisas que antes eram associadas às crianças, cada vez mais há adultos a fazê-las e há inclusivamente estudos que afirma serem importantes para algumas funções cognitivas, por isso é uma ótima opção para passar o tempo.
- Experimentar receitas novas - mesmo que não sejamos grandes cozinheiros, podemos sempre aprender e a única forma de melhorar é praticando, por isso por que não ocuparmos o nosso tempo livre a aprender uma receita nova?
- Fazer listas - esta é uma coisa que eu pessoalmente adoro e que pode funcionar muito bem para pessoas que gostam de ser organizadas e planear as coisas. Podem fazer listas de sítios que querem visitar, coisas que querem fazer, objetivos a curto/médio/longo prazo, restaurantes que querem conhecer... basicamente, de qualquer coisa!
- Redecorar uma divisão da vossa casa - às vezes, basta-nos mudar qualquer coisa de sítio, tirar uma determinada coisa e substituir por outra, para sentirmos que demos um novo ar àquele espaço. E é uma ótima forma de ocupar o tempo (e a cabeça).
Também têm momentos em que têm tempo livre e não sabem o que fazer com ele? O que gostam de fazer nesses momentos? Partilhem as vossas sugestões comigo.

.jpeg)

Sem comentários: