5 Livros sobre Amor | Dia Mundial do Coração

setembro 29, 2025

 

Em A Todos Os Rapazes Que Amei, da Jenny Han, a personagem principal, Lara Jean, diz algo sobre ser divertido ler e escrever sobre o amor, mas que quando é real é assustador e, honestamente, é uma frase com que eu concordo a 100%. Os assuntos do coração são complicados e, quando são sobre nós e acontecem na vida real, podem ser muito assustadores, mas ler sobre eles é incrível. Viver as histórias de amor das personagens, apaixonarmo-nos por e com elas, sofrermos com elas, ficarmos felizes quando encontram os seus finais felizes... Tudo isso é absolutamente incrível, sobretudo porque sabemos que é algo que vivemos de forma "virtual" e que, quando fechamos a página do livro, está tudo bem na nossa vida (ou, pelo menos, igual ao que estava antes de lermos o livro). 


Os livros permitem-nos viver estas realidades alternativas, viver milhentas vidas, viajar sem sair do sítio, conhecer imensas "pessoas" (mesmo que não sejam reais), sentir muitas coisas diferentes e eu acredito que, alguns deles, podem mesmo mudar alguma coisa em nós. Nem toda a gente vive uma grande história de amor ou tem uma relação amorosa estável e saudável ou está apaixonado por alguém. Contudo, quando lemos sobre o amor, podemos, de certo modo, vivenciar tudo isso como se fôssemos nós a viver aquela história. É quase como se conseguíssemos entrar dentro do livro e passarmos a viver a vida das personagens - e isso é das minhas coisas favoritas do mundo. 


Por isso mesmo, porque eu acho que o amor deve ser celebrado, decidi aproveitar este Dia Mundial do Coração no seu sentido mais figurado e trazer-vos recomendações de alguns livros que, na minha opinião, trazem-nos grandes histórias de amor ou lições sobre o amor.



  • Orgulho e Preconceito, Jane Austen
        Sou uma grande fã da Jane Austen, adoro a forma como ela era uma mulher tão à frente do seu tempo e, nos seus livros, retratava muitas vezes mulheres fortes e determinadas, que sabiam exatamente o que queriam e não estavam dispostas a subjugar-se às vontades dos homens que as rodeavam. Elizabeth Bennet é justamente uma dessas mulheres. É à custa da sua forma de ser e de ver o mundo que, após conhecer Fitzwilliam Darcy, percebe que raramente o amor é simples, justo ou previsível, acabando também por descobrir o quão arrebatador e intenso pode ser. 

  • Viver Depois de Ti, Jojo Moyes
           Eu sinto que já falei mil e uma vezes deste livro, mas é dos meus favoritos da vida e vou sempre recomendá-lo, porque, apesar de triste, eu acho que espelha bem o que um grande amor pode ser e pode fazer pelas pessoas. Louisa Clark é uma jovem banal com uma vida banal, que vê tudo virar-se do avesso quando começa a trabalhar na casa de Will Traynor. Abordando um tema sensível e controverso, descobrimos como estas duas pessoas marcam irremediavelmente a vida um do outro, mostrando o poder do amor. Nos dois livros seguintes da saga, vemos a vida de Louisa depois deste grande amor e a forma como o Will mudou o seu futuro.

  • Os Sete Maridos de Evelyn Hugo, Taylor Jenkins Reid
            Este é um daqueles livros que gera opiniões controversas e que eu acho que ou se ama ou se odeia. Eu amei. Adoro a escrita da Taylor Jenkins Reid e adorei o que ela fez com este livro. Evelyn Hugo é uma estrela de Hollywood que, perto dos 80 anos, decide dar uma entrevista a revelar toda a verdade sobre a sua carreira e a sua vida, falando do grande amor da sua vida - que manteve escondido do grande público durante toda a vida. Vamos percebendo que Evelyn Hugo viveu uma vida marcada por uma ambição desmedida, escolhas difíceis e um amor proibido, que lhe deixou marcas para sempre.

  • Apesar do Sangue, Rita da Nova
            Quando falamos de amor, a tendência é falarmos de amor romântico, mas há outras formas de amor tão ou mais válidas e igualmente bonitas. O amor dentro da família, aquele que nos salva e nos resgata nos momentos difíceis, é tão importante. Este livro debruça-se sobre relações familiares complicadas que giram à volta de 4 pontos fulcrais: a avó Glória, a mãe Helena, o pai Eduardo e Pedro, o filho e neto. É uma reflexão sobre o amor e o cuidado que transcendem a consanguinidade, mostrando como figuras como uma avó ou um padrasto podem ter uma importância fulcral na vida de uma criança/adolescente/jovem adulto.

  • Oferta Irrecusável, Lauren Asher
            O terceiro livro da saga Dreamland Billionaires foi o meu favorito pela história de amor que nos apresenta: Cal terá de se reencontrar e confrontar com o seu grande amor - com o qual estragou tudo - para conseguir cumprir o último desejo do seu avô. Contudo, depois de uma vida de muitas escolhas erradas e erros cometidos, tem muito trabalho a fazer para conseguir reconquistar a confiança de Lana. O amor existe e está lá presente sempre de forma mútua, mas, nesta história, percebemos que por vezes só o amor não chega: é preciso confiança, dedicação, empenho, compreensão - e é por isso que Cal luta ao longo de todo o livro.


Como grande fã de histórias de amor, poderia trazer-vos mais exemplos, mas trouxe alguns dos livros que, por algum motivo, mais me marcaram com as suas histórias de amor. Agora é a vossa vez: deixem-me recomendações de livros sobre amor!

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.