Dia Mundial do Cinema: 5 Recomendações de Filmes

novembro 04, 2024


Amanhã, 5 de novembro, celebra-se o Dia Mundial do Cinema e eu decidi antecipar-me para vos oferecer 5 recomendações de filmes que já vi este ano e que vocês podem ver para festejar este dia. Já sabem que não sou grande cinéfila, não vejo muitos filmes e não percebo muito da sétima arte, mas lido com os filmes como o faço com os livros: para mim, um bom filme é aquele que mexe comigo, que me faz sentir alguma coisa, que me deixa a pensar nele durante algum tempo. É com base nisso que vos trago os próximos 5 filmes, de entre os que já vi em 2024.


Disclaimer: eu sou uma romântica incurável, por isso se não gosta de romances / comédias românticas, talvez não encontrem recomendações que vos agradem por aqui, mas continuem a ler, pode ser que algo vos interesse.



  • Anything's Possible
Kelsa é uma confiante estudante transexual que vive o seu último ano de secundário. Quando o seu colega de turma, Khal, se apaixona por ela, ele ganha coragem para convidar Kelsa para sair, apesar do drama que ele sabe que isso vai causar. 

Esta é a premissa do filme e, apesar de já o ter visto há largos meses, lembro-me de ter gostado por achar que foge aos clichés habituais dos "filmes de adolescentes", por tratar um tema tão atual e que ainda é considerado, por muitos, um tabu. É um filme emotivo, que nos faz refletir sobre os nossos próprios preconceitos, enquanto nos deliciamos com o amor adolescente. 


  • Anyone But You
Bea e Ben conhecem-se por mero acaso e têm um primeiro encontro escaldante que não acaba da melhor maneira. Quando, por uma coincidência do destino, as irmãs dos dois decidem casar-se, na Austrália, os dois combinam fingir ser um casal, para que ninguém os chateie para se darem bem. Contudo, o que começou por uma brincadeira não demora muito a tornar-se sério...

A comédia romântica do ano, para mim! Voltou a trazer aquela vibe dos filmes de domingo à tarde dos anos 90/início dos anos 2000. Deliciei-me completamente a ver o filme e tenho imensa vontade de voltar a ver, porque é daqueles filmes que nos deixam com um sorriso no rosto (ocasionalmente de lágrima no olho, se forem sensíveis) e com a Unwritten na cabeça durante o resto do dia. 


  • Love at Fist Sight
Dois estranhos conhecem-se num voo para Londres e há logo um click entre ambos, mas perdem-se acidentalmente um do outro quando chegam à alfândega. A probabilidade de voltarem a encontrar-se parece retoma, contudo o destino parece ter uma carta na manga. 

Mais uma comédia romântica que nos fala do amor à primeira vista, numa série de peripécias engraçadas, com alguma carga dramática à mistura. Mais um daqueles filmes com vibes de domingo à tarde, que se vê num piscar de olhos, de tal modo ficamos presos à história, que tem um bom ritmo e não nos faz sentir que é tudo muito lento.


  • Isto Acaba Aqui
Lily Bloom muda-se para Boston para concretizar o seu sonho de abrir uma florista. Num mero acaso, conhece-se o neurocirurgião Ryle Kincaid e a conexão entre ambos é imediata. Contudo, há medida que a relação se vai desenvolvendo e tornando-se mais séria, Lily vai descobrindo um novo lado de Ryle que a relembra da relação abusiva dos seus pais. Quando o primeiro amor de Lily, Atlas Corrigan, reaparece por acaso na sua vida, a sua relação com Ryle fica abalada, deixando-a numa situação complicada.

Se já leram o livro, não levem as expetativas demasiado elevadas... Se não leram, então aconselho imenso o filme. Faz-nos refletir sobre o que faríamos nós no lugar da Lily, revendo as nossas ideias pré-concebidas sobre mulheres em situação de violência doméstica - porque, na verdade, é muito mais fácil estar de fora e dar palpites do que vivenciar uma situação real. 


  • A Balada dos Pássaros e das Serpentes
Anos antes de se tornar o presidente tirânico de Panem, Coriolanus Snow, de 18 anos, é a única esperança para a sua linhagem em decadência. Com a aproximação da 10ª edição dos Jogos da Fome, o jovem Snow fica alarmado ao descobrir que será o mentor da tributo do Distrito 12, Lucy Gray Baird. Decidem, então, unir os seus instintos para o exibicionismo e a perspicácia política, correndo contra o tempo para ganhar os Jogos da Fome.

Fugindo das comédias românticas, temos a prequela d' Os Jogos da Fome, da Suzanne Collins. Se forem fãs da saga, obviamente que recomendo, porque nos dá uma noção de quem é realmente Snow e de como se tornou na pessoa que é. Contudo, se leram o livro antes, não esperem uma adaptação 100% fiel - sinto que a mensagem não passa com a mesma intensidade no filme do que no livro e a verdadeira essência de Snow é mais percetível no livro, mas não deixa de ser um ótimo filme. 

E vocês, que filme me recomendam ver no Dia Mundial do Cinema?

1 comentário:

  1. Quero muito ver Anyone But You e Isto Acaba Aqui.
    Já vi o Love at Fist Sight e gostei muito.

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.