"After Everything": o capítulo final de "After"

novembro 06, 2023

A primeira vez que vos falei da saga After aqui no blogue foi em 2020, quando partilhei convosco o que senti quando reli a saga de livros que marcou a minha adolescência - post que podem ler aqui. Embora já tenha lido muita coisa depois disso e os meus gostos literários possam ter-se alterado um pouco, estes livros vão ser sempre muito especiais para mim pela fase da minha vida em que os li e por tudo o que me fizeram sentir. Por isso mesmo, fiquei em êxtase quando começaram a falar sobre a sua adaptação ao cinema. Agora que todos os filmes da saga já saíram (falei-vos em particular sobre o 4ª filme aqui), quis vir falar-vos um pouco sobre eles, em particular sobre este último filme, o After Everything.


Neste capítulo final da história, após ter publicado o seu livro After e contado ao mundo a sua história com Tessa, algo que não foi bem aceite pela própria, Hardin encontra-se um pouco perdido. Sem Tessa, sozinho em Inglaterra, volta a refugiar-se na bebida, enquanto sofre um bloqueio criativo e pode ter de vir a devolver o adiantamento dado pela editora caso não entregue um manuscrito para um segundo livro. Tudo está a correr mal, mas, em vez de deixar que os seus demónios vençam mais uma vez, Hardin decide corrigir os erros do seu passado, na esperança que isso possa ajudá-lo a recuperar Tessa. Assim, viaja até Lisboa para reencontrar Natalie, uma pessoa do seu passado que magoou muito. É nessa estadia em Portugal que Hardin faz as pazes consigo próprio e com o seu passado, numa viagem de autoconhecimento. Acaba por conseguir escrever o manuscrito do seu segundo livro e regressar a casa a tempo do casamento do seu irmão, Liam, e Nora, onde acontecerá o tão aguardado reencontro com Tessa.


As críticas a este filme começaram a surgir assim que ele chegou aos cinemas e, se por um lado, eu compreendo algumas dessas críticas, por outro lado, acho que são injustas. Uma das principais críticas que vi foi sobre o facto de a Tessa aparecer muito pouco no filme e haver poucas cenas de Tessa e Hardin - o que é verdade -, mas eu acho que, no contexto todo do filme, isso faz sentido. Este filme é sobre o final feliz do Hardin - mais do que sobre o final feliz do casal -, sobre ele ter conseguido perdoar-se a si mesmo, resolver-se com o seu passado e encontrar paz. Sinceramente, eu achei que foi o melhor final possível para esta história e que fez jus à mensagem original da história. Deixou-me o coração quentinho e aquele sorriso de quem viu a evolução de uma personagem e o seu crescimento. Este final é o pináculo do crescimento pessoal do Hardin, da sua luta contra todos os seus traumas do passado e contra todos os erros que cometeu, na busca de ser uma versão melhor de si próprio. 



Os filmes fogem muito aos livros, há muita coisa que está diferente e, por isso mesmo, eu fui ver este filme sem tentar compará-lo com os livros, porque isso será sempre injusto e irá sempre fazer com que os filmes fiquem aquém do esperado. Se não tecermos comparações com os livros - o que é muito difícil -, este final foi o mais indicado para a história. É claro que há muita coisa diferente, é claro que quem leu os livros vai sempre preferir os livros e é claro que os filmes têm bastantes falhas a vários níveis, mas não acho que este último filme esteja assim tão mau. Honestamente, eu gostei e, talvez por não ter ido com grandes expetativas, não me senti desiludida com este final. 


Malta desse lado que leu os livros e viu os filmes: o que acharam deste final? E quem só viu os filmes, o que achou?


Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.