"After" | Uma re-leitura mais madura

setembro 06, 2020

Acho que, por mais do que uma vez, já vos disse aqui que, com o Fika, descobri um prazer ainda maior em escrever sobre livros e acho que, consequentemente, isso me dá ainda mais vontade de ler mais para ter mais para partilhar convosco - é um ciclo vicioso, neste caso, bom. Hoje, venho partilhar convosco a minha opinião não sobre um, mas sobre os seis livros da coleção After, de Anna Todd. O meu objetivo para este verão era ler 5 livros, que foram os 5 primeiros da coleção, e consegui ainda ler o último livro que é o "Before - Antes da Tessa", por isso achei que não faria sentido fazer uma review para cada um deles, mas que queria falar de todos no conjunto, uma vez que é impossível dissociar as histórias de cada um, pois são um contínuo.


Para quem não conhece a autora nem esta coleção, acho que o melhor é começar por fazer alguma contextualização e explicar-vos de onde nasceu esta história. After nasceu sob a forma de uma fanfiction cuja personagem principal era o Harry Styles (na altura, ainda membro dos One Direction, cujos restantes membros também eram personagens da história, embora fosse um universo alternativo em que a banda não existia), no site Wattpad, em 2013. Rapidamente, o primeiro livro da coleção se tornou o mais lido de toda a plataforma e Anna acabou por assinar um contrato com uma editora, transformando After num livro físico, do género Young Adult, que se tornou num verdadeiro fenómeno.

Fotos da minha autoria e montagem feita no FotoJet

Não sei exatamente em que ano li, pela primeira vez, After, mas sei que comecei a ler uma tradução para português existente no Wattpad e que terminei de ler o livro 5 em inglês, na conta da própria Anna Todd. Lembro-me também que ela explicava que o final do livro online estava incompleto, uma vez que os livros físicos já tinham saído, e no 5ºlivro o final estava mais desenvolvido (e pude comprovar isso, agora que o li). Na altura, comecei ainda a ler Before, mas ela estava a publicar online na altura e eu acabei por não acompanhar a publicação e penso que nem sequer chegou a ser completamente publicado na plataforma. Isto foi há muitos anos, provavelmente 2013 ou 2014, por isso, a maioria dos detalhes da história foram sendo esquecidos


Há já algum tempo que tinha vontade de voltar a ler esta história, agora sob uma perspetiva diferente, porque já não seria uma fanfiction e eu já seria mais velha, o que obrigatoriamente implicava que iria ler as coisas com uma maturidade diferente, além de que queria muito recordar a história. Com a saída do primeiro filme, esta vontade ficou ainda maior, sobretudo porque considerei o filme uma desilusão gigante, tendo em conta aquilo que me lembrava da história (e, depois de ter relido a história, a desilusão em relação ao filme aumentou ainda mais, mas isso é outra conversa). Então, por volta da altura do meu aniversário, os livros estavam em promoção no Continente e comecei a comprar a coleção, que comecei a ler no início do verão e que, basicamente, devorei.


Como vos disse, a primeira vez que li esta história, eu era muito mais nova e alguns detalhes estavam esquecidos, além de que a reflexão que fiz da primeira vez foi pouca, ou nenhuma, quando comparada com a que fiz após esta leitura - uma leitura muito mais madura, com um olhar mais crítico e introspetivo. Das primeiras coisas que pensei sobre esta história, agora que a voltei a ler, e que não me lembro de nunca ter pensado nisso antes (porque acho que li só por ler, na altura, porque toda a gente estava a ler), foi que o Hardin é uma pessoa muito messed up (desculpem, mas não sei traduzir isto para português) e que faz coisas terríveis para magoar as outras pessoas intencionalmente, mesmo que sejam pessoas que ele ama. Sim, ele é assim por causa da infância que teve, de ter crescido demasiado rápido e num ambiente muito pouco saudável, mas não deixa de ser uma pessoa terrível, no início da história. Outra coisa sobre a qual refleti, agora, foi sobre como esta história está recheada de relações tóxicas/abusivas e de pessoas tóxicas - sinceramente, no início da história, acho que se podem contar pelos dedos das mãos as relações saudáveis que existem e as pessoas que são bem resolvidas consigo mesmas e com os outros (e, muitas vezes, as pessoas que achávamos que eram bem resolvidas, vêm a revelar-se estar tão damaged como as outras - mas não quero dar grande spoiler).

Apesar de, inicialmente, esta história não parecer muito mais do que o típico cliché de um player punk que se apaixona por uma menina certinha virgem, nós vamos percebendo que há muito mais por trás dessa história. Cada personagem tem uma grande profundidade, algumas delas nós só conhecemos verdadeiramente no 3º ou 4º livro (ou até mesmo apenas no Before), e nós vamos vendo a evolução gigante do Hardin e da Tessa - não só a evolução da sua relação, mas, acima de tudo, o crescimento individual de cada um, que culmina no 5ºlivro - e é isso que eu acho que torna esta história tão especial e tão cativante. Nós começamos a ler e só queremos ler cada vez mais para perceber o que vai acontecer a seguir.


Podia escrever-vos muito mais sobre esta história, escrever um pouco sobre cada livro, mas o post já vai longo e eu acho que vos passei as ideias principais que queria trazer até vocês. Se ainda não conheciam esta história ou se acham que não é o vosso tipo de história porque vos parece um cliché demasiado grande, acho que deviam tentar dar uma oportunidade para conhecerem estas personagens e absorverem o que elas têm para vos ensinar - porque conseguimos aprender muito com o Hardin e a Tessa. É uma história que fala sobre pessoas danificadas pelo seu passado, sobre relações tóxicas, sobre amor próprio e autoestima, sobre crescimento pessoal, sobre saúde mental e sobre amor. Toca em pontos muito atuais da nossa sociedade, por vezes, de forma discreta e faz-nos refletir sobre eles


Se alguém desse lado já leu After, aguardo ansiosamente os vossos comentários - o que acharam, se concordam com o que fui dizendo... Quero saber a vossa opinião sobre esta história!

Espero que tenham gostado deste post!


7 comentários:

  1. Ainda não li, mas estou com vontade! Só tenho receio de não gostar muito do desenvolvimento da história, que seja um bocado aborrecido, mas já li tantos reviews sobre os livros e da história em si que estou curiosa :p
    Já te estou a seguir :)
    Beijinhos
    Simple World By Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É claro que é apenas a minha opinião, mas eu não acho nada que seja aborrecido, sobretudo porque ao longo de todo os livros vão havendo pequenos plot twists muito importantes. Acho que devias arriscar!

      Muito obrigada. Beijinhos

      Eliminar
  2. Quero muito ver o novo filme, contudo os livros ainda não dei uma hipotese!!

    Novos posts: https://abpmartinstravelwithme.blogspot.com/

    Um beijinho ❤︎

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apesar de ter ficado um bocadinho desiludida com o primeiro, quero muito ir ver o segundo porque já me disseram que eles acabaram por se "redimir" um pouco e aproximar mais dos livros.

      Obrigada e beijinhos!

      Eliminar
  3. Nunca me senti tentada a ler os livros, mas vi o primeiro filme e tenciono ver o segundo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se algum dia decidires dar uma hipótese aos livros... Espero que gostes!
      Quanto aos filmes, quero ver o segundo para ver se eles já se aproximaram mais do livro.

      Beijinhos!

      Eliminar
  4. Boas leituras! Confesso que não conheço os livros...

    Beijos e abraços.
    Sandra C.
    Bluestrass

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.