10 lições de Anatomia de Grey

agosto 31, 2020
Este post vem com atraso de alguns dias e peço imensas desculpas por isso, uma vez mais. Para compensar, esta semana sairão 2 posts - este e outro no final da semana.

Quem me segue há mais tempo, sabe que eu sou uma grande fã de Anatomia de Grey. É a minha série favorita e a série da minha vida, na verdade. Acho que é uma história que, pelo facto de já contar com 16 temporadas (a caminho da 17ª), nos permite realmente ver o crescimento das personagens (falei especificamente disto num post dedicado ao Alex Karev) e acompanhar esse crescimento, o que nos faz criar uma grande relação com as personagens, quase como já fôssemos amigas. Além disso, para quem tem algum interesse sobre a área da saúde (e mesmo para quem não tem), é engraçado ver os casos que surgem - alguns completamente estapafúrdios - e até tentarmos pensar sobre alguns daqueles que parecem mais complexos. Para juntar a tudo isto (e a um monte de curiosidades engraçadas sobre a série, que dava todo um novo post), cada episódio traz-nos uma lição (ou até mais do que uma). Os famosos monólogos da série estão recheados de reflexões importantes que nos fazem pensar e tirar lições importantes, assim como algumas falas de algumas personagens. Assim, hoje trago-vos algumas das frases/monólogos que gosto mais, mas obviamente há imensas outras também igualmente bonitas e importantes. (Não estarão por  nenhuma ordem específica.)

Desafio os fãs da série que estão desse lado a ler este post a que partilhem comigo também as vossas frases favoritas e as lições que já encontraram nesta série!

  • Seja porque, cientificamente falando, as nossas vozes não são assimiladas pelo cérebro masculino ou porque vivemos numa sociedade ainda muito machista, é mesmo importante que não tenhamos medo de falar, de mostrar o nosso ponto de vista e de nos fazer ouvir, porque não somos inferiores a ninguém.

  • Esta série retrata, muitas vezes, temas como violência doméstica ou violações. E, sempre que o fazem, têm o cuidado de reafirmar o que é realmente importante: a culpa não é da vítima, nunca
  • Às vezes, porque queremos agradar aos outros ou cumprir as expetativas que os outros têm para nós, achamos que temos de comprometer a nossa felicidade, fazendo da nossa vida algo que não nos faz felizes. Mas a vida é demasiado curta, demasiado valiosa para a desperdiçarmos a fazer algo que nos deixa infelizes.
  • É tão comum na nossa vida nós passarmos todo o tempo a culpar alguém por algo que nos aconteceu, a guardar rancor dessa pessoa, sem percebermos o quão mal isso nos faz também. Por vezes, perdoar é um ato terapêutico para nós mesmos, porque nos liberta. E, às vezes, achamos que estamos a culpar alguém quando, na verdade, estamos a projetar neles a culpa que nós sentimos. Por isso, não só é importante sermos capazes de perdoar os outros para nos libertarmos da raiva e do rancor, como é importante percebermos que nós é que carregamos a culpa e que temos de nos perdoar a nós mesmos.
  • É muito fácil desistirmos de algo porque perdemos a esperança, porque desanimamos e achamos que não há mais volta a dar. Contudo, se pensarmos no nosso futuro e naquilo que desejamos para ele, talvez percebamos que vale a pena sempre tentar mais uma vez e lutar por aquilo que realmente queremos
  • Por vezes, passamos o tempo todo a queixarmo-nos das coisas más que acontecem na nossa vida, de como o universo parece conspirar contra nós, mas não fazemos nada para mudar isso. Nós somos donos da nossa vida, do nosso destino e estamos ao comando do nosso próprio navio. Quando as coisas na nossa vida não correm conforme queremos, então é nosso dever mudar o nosso próprio rumo para que o vento comece a soprar a nosso favor.
  • Aqui não há muito a dizer... Quando amamos alguém, é preciso arriscarmos as fichas todas e dizermos o que sentimos, porque nunca sabemos quando vamos ser correspondidos pela outra pessoa e, se nunca o dissermos, podemos viver com esse arrependimento para sempre, sem saber o que poderia ter acontecido. E ainda sobre isto... ↓


  • Acho que nós temos esta mania de deixar sempre tudo para amanhã, porque achamos temos todo o tempo do mundo. Mas não temos. O tempo voa, a vida passa e acabamos por deixar coisas por fazer ou por dizer porque achámos que íamos ter mais oportunidades. 
  • É tão fácil encostarmo-nos aos outros e sentirmos que dependemos dos outros para termos sucesso. Contudo, esquecemo-nos de que é muito mais importante sabermos estar por nossa própria conta, sermos donos da nossa própria vida e lutar por aquilo que queremos. Se queremos realmente alcançar os nossos sonhos, temos de encontrar o fogo dentro de nós que nos vai guiar.

E é isto... Este post foi um bocadinho diferente, mas é muito especial para mim. Tem algumas das minhas frases preferidas da minha série favorita com mensagens que eu considero muito importantes, algumas delas que eu tento ter sempre presentes na minha vida meio como "mote", porque há coisas demasiado importantes para nos esquecermos delas.

Das que vos mostrei, qual a vossa favorita? Têm outra que adorem e que não tenha colocado aqui?

(Todas as imagens de fundo foram retiradas do Pinterest e o texto foi acrescentado por mim no Canva.)


2 comentários:

Com tecnologia do Blogger.