Sê melhor para os outros

agosto 05, 2020

Hoje em dia, vivemos numa sociedade altamente competitiva. Há valores que se estão mesmo a deteriorar e a serem deixados para trás em prol da competição e do valor que lhe é dado. Tudo o que nos ensinam, tudo o que nos tentam incutir ao longo da nossa educação é que façamos da nossa vida uma competição em tempo real.

Incutem-nos que devemos ser os melhores alunos, os melhores profissionais, os melhores filhos, os melhores no desporto que praticamos... A base é sempre a mesma: devemos ser melhores que os outros em tudo, quase como se fôssemos obrigados a ser perfeitos e, para isso, tivéssemos de "esmagar" todos os que se cruzam no nosso caminho. É a velha máxima de atingir um fim sem olhar a meios.


A competição está de tal modo intrincada na educação de hoje em dia que eu acho mesmo que há pessoas que começam a perder a noção dos limites. Fazem da sua vida uma competição, em todos os aspetos da mesma, mas quando pensamos realmente sobre elas e sobre a sua vida... O que têm elas? Nada. Porque, ao contrário do que nos querem fazer a acreditar, não ganhamos nada ao viver a nossa vida a competir. Na verdade, acho que acabamos por perder muita coisa. Perdemos momentos com os que nos rodeiam, memórias que nos passam ao lado, a diversão e podemos mesmo perder pessoas. No balanço final, perderemos sempre muito mais do que aquilo que ganhámos. 

Há uns tempos, ouvi alguém dizer que em vez de estarmos tão preocupados em sermos melhores que os outros, devíamos preocupar-nos mais em sermos melhores para os outros. E nunca nada me fez tanto sentido. Porque a verdade é que, enquanto vivermos neste mundo em que tudo é uma competição, vamos deixar de ser uma sociedade para passarmos a andar num campo de batalha. Vamos estar tão ocupados a ser os melhores, a competir com aquele ou com o outro por isto ou por aquilo, que nos vamos tornar alheados do que realmente importa.


E se em vez de tentarmos ser melhor do que a pessoa x ou a pessoa y, tentarmos olhar para elas e perceber em que é que as podemos ajudar? Se tentarmos, todos juntos, fazer algo que possa, efetivamente, fazer a diferença? Sabemos que sozinhos podemos ir mais rápido, mas que juntos iremos mais longe, por isso... É fácil, não é? Paremos com esta estupidez do individualismo e da competição desenfreada e passemos a focar-nos mais em sermos um, todos juntos, e procurarmos ser melhores pessoas para os outros. Em vez de passarmos por cima uns dos outros, para chegarmos a um determinado objetivo, vamos unir-nos para lá chegarmos todos juntos.

Às vezes, basta sorrirmos para a pessoa que está ao nosso lado. Basta um toque. Basta dizermos bom dia ou perguntar se está tudo bem. Basta perguntarmos se podemos ajudar. Já estaremos a ser melhores pessoas para os outros. E isso, sim, vai fazer a diferença se somos melhores ou piores que os outros.




5 comentários:

  1. Tão isso!
    Temos que ser melhores para os outros também

    https://voltaemeiaa.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. É verdade!! É isso que tento fazer, mas nem sempre consigo! Também existem aqueles que estão sempre a tentar por-nos para baixo, dando a ideia que o que fazemos é o errado e que se tentamos fazer o bem é porque somos interesseiros, etc.
    Essas pessoas já as consigo captar ao longe, ainda lhes dou uma primeira hipótese, na primeira que me fazem, afasto-as ou afasto-me! É o melhor que se faz...
    Continua com este pensamentos... a vida faz todo o sentido!!

    Beijos e abraços.
    Sandra C.
    Bluestrass

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é verdade, de facto, mas temos de tentar deixar de dar tantos ouvidos aos outros e ouvirmos mais nós mesmos.
      Muito obrigada! Beijinhos grandes

      Eliminar
  3. Olá querida Inês, antes de mais obrigada pelo teu doce comentário!
    Gostei imenso desta reflexão. Sinto que existe uma pressão enorme em termos de ser os melhores em tudo e mais alguma coisa, e parece-me que é algo que começam a incutir às crianças desde cedo. A competição é algo que tem de ter equilíbrio e ser saudável. E porquê estar em constante luta para ser melhor do X ou Z? Porque não competirmos com nós mesmos, de uma forma saudável? Um excelente tema para refletir, e sem dúvida, que o mundo precisa de pessoas que sejam melhores para as outras, é necessário mais amor e bondade!
    Um beijinho, Ana Rita!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Rita! Obrigada eu pela tua visita e pelo teu comentário aqui.
      Concordo a 100% com as tuas palavras, porque realmente desde pequenos que essa pressão nos é imposta e, na minha opinião, é tudo menos saudável. Sem dúvida que devemos competir connosco mesmos, para sermos cada dia melhores, mas não precisamos de o fazer com os outros. Como dizes, o mundo precisa mesmo é de amor e bondade!
      Beijinhos grandes!

      Eliminar

Com tecnologia do Blogger.