Dicas de estudo para o novo ano letivo

setembro 11, 2020

A maioria dos estudantes está, neste momento, a regressar às aulas ou vai regressar dentro de pouco tempo, por isso esta é a altura ideal para começarmos a organizar-nos e a definir alguns métodos de estudo para o nosso ano letivo. Há imensa gente por essa internet fora que partilha imensas dicas de estudo e, por isso, eu compilei algumas dessas dicas (que eu também tento seguir) para vos trazer aqui hoje. Espero que gostem e que vos sejam úteis!


  • Começar a estudar nem sempre é fácil, por isso procura um sítio com boa iluminação, que esteja arrumado (e, se não o estiver, arruma tudo antes de começares), onde tenhas poucas distrações e onde tenhas apenas aquilo que vais necessitar para a tua sessão de estudo.
  • Ao contrário do que muita gente pensa, estudar ininterruptamente durante muitas horas seguidas não é produtivo. Por isso, faz pausas regulares, mantém-te hidratado e vai-te alimentando, para que o teu cérebro seja capaz de manter o foco. Se te sentires demasiado cansado, não te obrigues a continuar e vai descansar.
  • Criar uma lista de tarefas com prioridades pode ajudar a visualizar o que tens de estudar e por onde deves começar, permitindo-te organizar melhor o teu tempo. Além disso, esta lista ajudar-te-á a manter o foco e a motivação porque vais querer dar check em todos os teus pontos. Contudo, não te esqueças de ser realista!
  • Se, quando estás a estudar, te distrais com facilidade, ouvir música instrumental (sem letra, especialmente, música clássica) pode ser uma boa ajuda para te concentrares.
  • Durante as aulas, pode ser difícil mantermo-nos atentos o tempo todo, por isso ir tirando notas do que é dito pode ser um excelente truque. Além de te obrigar a estar mais atento para escrever as coisas corretamente, vai-te ajudar a memorizar de imediato algumas coisas. 
  • Nem todos estudamos da mesma forma, porque alguns de nós são mais visuais, outros mais auditivos... Cada pessoa deve encontrar o método ideal para si e adaptá-lo às suas necessidades.
    • Debitar a matéria em voz alta, por exemplo, em frente a um espelho ajuda muito as pessoas que entendem e decoram melhor a matéria a ouvir e a falar.
    • Os resumos são o velho método que funciona para pessoas que estudam melhor ao escrever. É muito importante que, antes dos resumos, se faça uma boa leitura (ativa) da matéria e que os resumos sejam apelativos, para mais facilmente termos vontade de os reler.
    • Mapas mentais e flashcards funcionam bem com pessoas mais visuais, que preferem estudar através de esquemas ou de páginas pouco cheias de palavras. Particularmente, os flahscards são ótimos para decorar definições ou para estudar através de perguntas e respostas.
    • Usar siglas, mnemónicas ou criar músicas podem ser formas úteis de decorar determinados detalhes..
  • Fazer revisões constantes, espaçadas por um determinado periodo temporal, é uma boa forma de estudar e de manter a matéria sempre fresca, permitindo que esta seja melhor integrada e esquecida com menor facilidade.


Aqui estão as dicas que recolhi e que achei mais importantes. Como podem ver, são coisas muito simples que nos podem facilitar a vida e ajudar-nos a estudar com mais facilidade. Fiquem atentos ao Instagram do blogue, porque vou partilhar por lá convosco algumas contas de studygrams com ótimas dicas de estudo e que dão imensa motivação, acreditem!

Espero que tenham gostado!

(P.S. - Ambas as fotos são da minha autoria. Editadas no VSCO.)



2 comentários:

  1. São dicas úteis e importantes quando eu estudava. Quem as seguir vai ter bons resultados.
    Estou de volta com novo blog e venho convidar te a passar por lá. Beijinhos https://endlessfeelingsoficial.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Dicas preciosas!! Obrigado pelas dicas.

    Beijos e abraços.
    Sandra C.
    Bluestrass

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.