"After: Depois da Promessa" | Review

janeiro 16, 2023

Quando há livros que eu já li e que me marcaram de alguma forma que são adaptados ao cinema, eu confesso que fico sempre de pé atrás, porque todos sabemos bem que há adaptações que acabam por deixar muito a desejar. No caso da saga After, livros que marcaram muito a minha adolescência, eu fiquei entusiasmada quando soube que ia ser transformada em filme, porque achei que tinha muito potencial, mas a verdade é que o primeiro filme foi uma grande desilusão. Muitos pormenores importantes da história foram alterados, cenas importantes foram suprimidas, a ordem dos acontecimentos alterada, coisas que sucederam demasiado rápido... Enfim, esta adaptação não foi muito feliz e, embora tenha melhorado ligeiramente no 2º e no 3º filmes, deixa muito a desejar. Ainda assim, quero ver os filmes que faltam e acompanhar isto até ao fim, para reviver um pouco da minha adolescência. Foi isso que me levou ao cinema com as minhas amigas, para ver o 4º filme da saga.



After: Depois da Promessa começa no casamento da mãe de Hardin, logo após este descobrir que tudo aquilo em que sempre acreditou sobre a sua família é uma grande mentira. Uma vez mais, Hardin decide afastar Tessa, que regressa para Seattle sem ele. De volta a casa, Tessa leva mais uma bofetada da vida, ao passar por um evento traumático que a obriga a tomar decisões difíceis. Hardin quer muito ajudar Tessa, mas está tão preso a lutar contra os seus demónios que acaba por afastá-la. Tessa encontra apoio para estes momentos difíceis em amigos como Landon, e apercebe-se que para continuar em frente terá de lutar por si própria.


Passemos agora à parte em que eu falo da minha opinião... Então, não é um filme extraordinário, mas eu acho que é um dos mais fiéis aos acontecimentos dos livros - não o sendo a 100%, como é óbvio, retrata os acontecimentos de forma mais fiel do que os restantes filmes. Apesar de haver um ou dois momentos em que tudo volta a acontecer demasiado rápido e de haver coisas que acontecem no livro e que acabam por não acontecer no filme ou acontecer demasiado rápido, eu penso que o filme representa bem esta fase da história dos dois. Voltamos a vê-los andar em círculos, como acontece desde o início da sua relação, e voltamos a perceber que aquilo que os une é uma relação altamente tóxica, mas também percebemos que há uma maior vontade de Hardin em, finalmente, mudar.



Tendo isto em vista e sabendo que haverá um quinto filme, confesso que fico um pouco assustada sobre o que farão com esse filme, visto eu achar que não há muito mais que eles possam explorar da história. Aliás, acho que este filme deveria ter acabado algumas cenas antes do que realmente acabou e que poderiam ter incluído cenas que não incluíram, de modo ao próximo filme ser mais completo - mas isto é a minha opinião, sem saber como irá ser o 5º filme, obviamente.


A minha opinião relativamente a esta saga é que, por mais que eu a tenha adorado ler enquanto adolescente e reler um pouco mais tarde para ter uma visão mais adulta sobre uma relação altamente tóxica (podem ler a minha opinião aqui), os filmes acabam por ser mais do mesmo e não me cativam a 100%. Confesso que não adoro a escolha de ator para Hardin, acho que era preciso alguém com uma figura e uma presença mais fortes para abraçar a personagem. Ainda assim, como disse em cima, quero acompanhar todos os filmes para "fechar" este capítulo.


Já leram os livros de After? Já viram os filmes? O que pensam sobre isto?

1 comentário:

  1. Ainda não vi o último filme mas já tenho toda a saga no kobo para ler. Tenho a certeza que os livros serão muito melhores que os filmes.

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.