"Coach Carter" | Review

janeiro 23, 2023
Nos últimos meses de 2022, decidi aproveitar os fins de semana para ver alguns filmes. As séries que acompanho regularmente têm episódios semanais e não estava a ver nenhuma série nova, então isso dava-me mais vontade de ver filmes do que é o normal para mim. E, embora a minha tendência seja sempre escolher algum que surja no top dos mais vistos ou dos novos lançamentos, optei por ver alguns filmes já mais antigos, daqueles que toda a gente já viu menos eu e que eu já andava para ver há algum tempo.

Coach Carter (ou, em português, Treinador Carter) é um filme de 2005, inspirado na história real de Ken Carter, o dono de uma loja de artigos desportivos que aceita ser o treinador de basket da sua antiga escola, onde conseguiu recordes, localizada numa área pobre e marginalizada da cidade. Para surpresa de muitos ele impõe um rígido regime, no qual os alunos que queriam fazer parte da equipa tinham de assinar um contrato que incluía um comportamento respeitoso, modo adequado de se vestir e ter boas notas em todas as disciplinas. A resistência inicial dos jovens acaba e a equipa sob o comando de Carter vai-se tornando imbatível. Quando o comportamento da equipa fica muito abaixo do desejável, Carter descobre que muitos dos seus jogadores estão a ter um mau desempenho a nível académico, o que o faz tomar uma atitude que espanta os jogadores, o colégio e a comunidade.


Acho que, anteriormente, já tinha visto algumas partes deste filme, mas nunca o tinha visto do início ao fim e, por isso mesmo, acho que nunca tinha compreendido bem a sua mensagem. Para mim, este filme está longe de ser um cliché ou previsível, até porque contraria tudo o que são as estatísticas reais e aquilo que, infelizmente, ainda hoje acontece em muitas cidades mais pobres e marginalizadas dos EUA. E o facto de ser inspirado numa história real só o torna ainda melhor para mim.



Este filme é sobre aprender a trabalhar em equipa, a funcionar como uma equipa. É sobre perceber que todos temos pontos fracos e pontos fortes e que, quando pertencemos a uma equipa, podemos ajudar-nos uns aos outros para que os pontos fortes de cada um sejam realçados, mas também para que possamos ajudar cada um a melhorar os seus pontos mais fracos. É sobre não desistir dos nossos sonhos só porque parecem inalcançáveis. É sobre lutarmos por uma vida melhor, mesmo quando parece que todas as probabilidades estão contra nós. É sobre acreditarmos em nós e acreditarmos uns nos outros. É sobre percebermos que, mesmo quando perdemos, podemos ganhar algo com isso. Acima de tudo, é sobre percebermos que nós podemos sempre ser uma versão melhor de nós próprios se tivermos força, disciplina e motivação para trabalharmos para ela. 


Coach Carter levou-me às lágrimas, mais do que uma vez. Acho impressionante a força com que Ken Carter acreditou em cada um daqueles miúdos, quando o caminho mais fácil teria sido desistir mesmo antes de começar. E acho impressionante que eles tenham tido força de vontade para mudar, mesmo quando o caminho para essa mudança era difícil. E tudo isto aconteceu realmente. Aqueles miúdos contrariaram as estatísticas, desafiaram as probabilidades e trilharam um caminho melhor. 


Sem dúvida nenhuma, este filme entra diretamente para os favoritos da vida e vai ser um daqueles filmes que eu vou passar a recomendar a toda a gente, porque é mesmo especial!


Já viram este filme? O que acharam?

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.