FIKA: 3 anos depois

janeiro 19, 2023
(Queria celebrar o 3ºaniversário do FIKA em grande, com um post mega original e criativo, mas parecia que ideia nenhuma era suficientemente boa. Então, decidi só começar a escrever e partilhar um desabafo honesto convosco. Talvez não seja o que estavam à espera, mas espero que gostem na mesma.)




Quando criei este novo cantinho, há 3 anos, o mundo estava um bocadinho (grande) diferente daquele que conhecemos agora. Ainda se acreditava que a Covid-19 era uma doença que estava só na China e que não ia chegar até Portugal, que ia desaparecer rápido, e estávamos longe de saber que a Rússia iria invadir brutalmente a Ucrânia. Eu também era uma pessoa um bocadinho diferente. Estava a meio do 2ºano da faculdade, ainda longe de me iniciar no mundo do trabalho, e agora, aqui estou eu, a sair todos os dias para o meu trabalho. Achamos sempre que 3 anos é pouco, que passa rápido, mas, quando olhamos para trás, percebemos que muita coisa pode mudar em 3 anos. 


Tenho de vos confessar que, ao longo destes 3 anos, já me questionei algumas vezes se fazia sentido continuar na blogosfera, por vários motivos. Primeiro, porque o público que me assiste é pequeno e, embora isso nunca tenha sido a minha principal preocupação, por vezes é inevitável sentir que estamos a "falar para o boneco". Depois, porque as redes sociais como o Instagram e o TikTok onde o conteúdo é mais imediato e instantâneo têm roubado o protagonismo que a blogosfera tinha há uns anos e é cada vez mais comum ouvirmos que a "blogosfera está morta". Contudo, sempre que pensei em deixar o blogue e dedicar-me exclusivamente ao Instagram, percebo que isso nunca faria sentido para mim, porque eu adoro escrever e gosto de escrever muito. Para mim, o Instagram nunca seria suficiente. Por isso, mesmo com todas essas dúvidas, mesmo tendo um público pequeno e mesmo que haja cada vez menos pessoas na blogosfera, eu vou continuar por aqui enquanto me deixarem. Vou continuar a escrever sobre coisas que me interessam, vou continuar a partilhar convosco aquilo que eu gosto e que acho que vocês podem gostar também. 


E feita esta explicação, eu não poderia deixar de vos agradecer por continuarem aqui: sejam um, dois ou três. Obrigada por continuarem desse lado, a ler o que eu escrevo, a darem-me as vossas opiniões e a darem sentido àquilo que eu faço. Prometo continuar a trazer as minhas publicações semanais, a falar-vos de filmes, livros, séries, a dar-vos dicas... Prometo continuar a ser eu mesma e a trazer-vos só conteúdo com o qual eu me identifico. Prometem ficar desse lado?



2 comentários:

  1. Faz este ano 10 anos que criei o The Choice e com a chegada do Instagram e do Tik Tok também cheguei a colocar em causa continuar por aqui ou não, mas, tal como tu também não consigo desistir do meu cantinho.
    Parabéns pelos 3 anos e que venham muitos mais!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Somos nós e pessoas como nós os responsáveis por manter a blogosfera bem viva!
      Muito obrigada!

      Eliminar

Com tecnologia do Blogger.