Trilogia "Culpados" | Review

março 04, 2024

Adoro falar de livros com outras pessoas, partilhar opiniões sobre livros em comum, recomendar livros que já li e que acho que a outra pessoa vai gostar, ouvir as recomendações das outras pessoas... Ler um livro só por si é uma experiência maravilhosa, mas torna-se ainda melhor quando a podemos partilhar com outras pessoas. Recentemente, comecei uma espécie de "clube de troca de livros" com duas amigas próximas e tem sido incrível podermos partilhar opiniões sobre os livros que vamos lendo e podermos ir trocando livros entre nós - o que até nos poupa algum dinheiro e poupa o ambiente. 


Tudo isto começou numa tarde em que fomos lanchar e em que as minhas amigas começaram a falar sobre uma trilogia que já tinham lido as duas, sobre a qual já tinha ouvido falar mas não tinha grande opinião nem feedback. Decidi, então, trazer os três livros comigo para casa para os poder ler e assim partilharmos as três as nossas opiniões. Escusado será dizer que devorei os três livros em menos de um mês, algo muito pouco comum em mim. 



A trilogia Culpados, de Mercedes Ron, nasceu como uma fanfiction no Wattpad (muito à semelhança de After) e foi depois transformada em livros young-adult, devido ao seu grande sucesso na plataforma online. Culpa Minha é o título do primeiro livro, no qual somos apresentados a Nick e Noah, dois jovens que não podiam ser mais diferentes um do outro e cuja relação os leva a uma ténue fronteira entre o amor e o ódio. Neste primeiro livro, conhecemos um pouco sobre cada um dos personagens, enquanto o fogo entre eles vai crescendo até se tornar tão quente que eles não são mais capazes de fugir um do outro, apesar de todas as dificuldades que isso lhes irá trazer. No segundo livro, Culpa Tua, apesar de tudo parecer estar bem entre Nick e Noah, a entrada dela na universidade realça a diferença das fases de vida entre os dois e vai trazer muitas inseguranças das duas partes ao de cima. A verdade é que nem tudo está bem resolvido, há muitas feridas por sarar da parte de ambos e Nick e Noah terão de enfrentar muitas dificuldades e obstáculos que irão interferir grandemente com a sua relação. Por fim, em Culpa Nossa, a relação de Nick e Noah está a passar pela pior fase de sempre, parece não haver mais volta a dar se não o fim, mas ainda muitas reviravoltas acontecerão que os porão à prova e os farão perceber se o amor é suficiente para conseguir perdoar e se efetivamente são ou não feitos um para o outro. (sinopses adaptadas de Wook)



Apesar do primeiro livro ser o meu favorito dos três, é inegável que é um cliché típico de fanfiction e senti que, por vezes, a escrita é um bocadinho infantilizada e pouco trabalhada - algo que sinto que a autora conseguiu melhorar um pouco nos dois livros seguintes. Apesar disso, a história torna-se verdadeiramente viciante a partir de certo ponto, porque nós só queremos ver o que acontece a seguir entre aqueles dois. Achei que a alternância de pontos de vista é fundamental para nos fazer criar ligação com as personagens e faz-nos perceber os dilemas de cada um, o que vão sentindo e que estão ambos a lutar contra os demónios do seu passado, à sua maneira. Foi essa alternância de pontos de vista que nos permitiu ver a evolução do Nick, a forma como ele próprio fica surpreendido ao perceber como Noah está a ser capaz de o mudar.


Este primeiro livro foi adaptado em filme pela Prime Video e eu confesso que não adorei o filme. Apesar de eu saber que a autora é argentina e que vive em Espanha, fez-me confusão o filme ser espanhol, porque no livro as personagens são americanas, então achei meio estranho. Também me fez confusão algumas personagens serem diferentes do que eu imaginei a partir das descrições dos livros, bem como algumas cenas de grande importância que foram modificadas para dar mais adrenalina ao filme e a quem o está a assistir, acabando, por vezes, por se desviar do foco real da cena. Fiquei com pena que algumas cenas importantes tenham sido alteradas ou ficado de fora, mas percebo que as adaptações não são sempre fieis aos livros e, neste caso, acho que o livro é muito melhor do que o filme.


Contrariamente ao primeiro livro, o segundo foi o que gostei menos, porque passei o livro irritada com todas as personagens. Desde o princípio, a Noah parece agir de forma super imatura com o Nick e a diferença de idades e fases de vida entre eles parece importar mais do que nunca. Sinto que, neste livro, parece que todas as personagens agem de forma super egoísta e foi isso que me irritou mais. A fonte de todos os problemas do Nick e da Noah neste livro é sempre a falta de comunicação entre os dois e o facto de nenhum dos dois ser capaz de ceder, porque o Nick quer sempre que as coisas sejam feitas à sua maneira e a Noah adora contrariá-lo, apesar de nem sempre ser ela a estar certa. Neste livro, são introduzidas três personagens que vem complicar ainda mais a relação destes dois (que, só por si, já é bastante complicada) e que me fizeram ficar ainda mais irritada com a história. Resumindo, passei este livro com vontade de gritar com todas as personagens!



Por fim, o terceiro livro é aquele em que vemos, na minha opinião, um maior desenvolvimento e crescimento pessoal das personagens da Noah e do Nick, porque são obrigados a colocar toda a sua relação em perspetiva e a tomar decisões muito importantes relativamente ao futuro de cada um e da sua relação. Sinto que, neste livro, ambos têm razão em momentos diferentes e, noutros momentos, erram muito um para com o outro, sem conseguirem encontrar-se num "ponto no meio". Houve momentos que me surpreenderam bastante no livro e me apanharam desprevenida, mas, no geral, sinto que foi um final bastante expectável.


Resumindo e concluindo, não foram, de todo, as minhas leituras favoritas da vida, mas acho que, para quem gosta deste tipo de livros, a história acaba por se tornar bastante viciante e só queremos ler tudo para saber como acaba. Por isso, recomendo para quem gosta de YA e romances clichê, com um bocadinho de ação.

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.