Dia do Livro Português: 10 Livros

março 25, 2024

Amanhã, dia 26 de março, celebra-se o Dia do Livro Português, instituído pela Sociedade Portuguesa de Autores, no dia em que começou impresso o primeiro livro em Portugal, Pentateuco que estava escrito em hebraico, em 1487. Curiosamente, o primeiro livro totalmente português a ser impresso em Portugal foi impresso a 4 de janeiro de 1497, 10 anos depois - Constituições que fez o Senhor Dom Diogo de Sousa, Bispo do Porto.


Acho que este é um dia que devemos celebrar e assinalar, não só porque os livros são muito importantes na vida de muitas pessoas, mas porque acho que nos devemos orgulhar da nossa maravilhosa língua e dos belíssimos autores que temos no nosso país. Este ano, decidi assinalar esta data falando-vos de 10 livros portugueses - 5 que já li e 5 que quero ler.



5 Livros portugueses que já li e adorei:

  • Sei O Teu Nome, Rute Dias - terminei-o hoje, mas entrou diretamente para um dos meus favoritos. A Rute conseguiu prender-me à história do início ao fim e fazer-me apaixonar pelas suas personagens.
  • O Retorno, Dulce Maria Cardoso - um livro sobre uma temática que eu considero muito pouco explorada e que, sendo ficção, pode ensinar alguma coisa a todos os portugueses sobre a sua história. 
  • Ensaio Sobre a Cegueira, José Saramago - o Nobel da Literatura é um dos meus autores portugueses favoritos e acho que este livro (bem como Ensaio Sobre a Lucidez) é absolutamente genial.
  • O Último Papa, Luís Miguel Rocha - foi o primeiro livro que li do autor e que junta policial, romance e teorias da conspiração num livro super cativante. Quero muito terminar de ler a coleção de livros relacionados com o Vaticano.
  • Almoço de Domingo, José Luís Peixoto - este romance biográfico sobre uma personagem portuguesa extremamente importante foi o primeiro livro que li deste autor e quero muito ler mais.
5 Livros portugueses que quero ler:
  • As Coisas que Faltam, Rita da Nova - está na minha estante há já algum tempo e vai ser a minha próxima leitura, porque estou muito curiosa para conhecer esta história e, agora que a Rita anunciou o seu segundo livro, fiquei ainda com mais vontade de conhecer a sua escrita.
  • Esquecidos em Abril, Fábio Monteiro - no ano em que se celebram 50 anos do 25 de abril de 1974, quero muito saber mais sobre essa parte da nossa história, sobretudo pelas partes que são mais desconhecidas da maioria de nós.
  • A História de Roma, Joana Bértholo - tenho ouvido falar tão bem deste livro e da escrita da Joana, que tenho muita curiosidade de o ler.
  • Apneia, Tânia Ganho - este é outro que já ouvi falar muito bem e que está há imenso tempo na minha wishlist da Wook, porque tenho imensa curiosidade, mas ainda não se proporcionou.
  • O Elevador, Filipa Fonseca Silva - mais uma vez, por influência das excelentes opiniões que tenho ouvido sobre este livro, é um dos que pretendo ler em breve.

Contem-me: que livros ou autores portugueses tenho mesmo de ler?

2 comentários:

  1. Tenho O Retorno na tbr há quase um ano. Tenho mesmo de lhe dar prioridade. Também quero muito ler A História de Roma :D

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.