6 Livros com Protagonistas Incríveis | Dia da Mulher

março 08, 2024

Desde o início do século XX, o dia 8 de março é assinalado como o Dia Internacional da Mulher, instituído com o objetivo de celebrar os direitos que as mulheres têm vindo a conquistar no caminho para a igualdade. Enquanto mulher e feminista, não podia, de todo, deixar passar este dia em branco. Por isso, decidi aliar a este dia algo que eu adoro - livros - e vir falar-vos de 6 livros, escritos por mulheres, com protagonistas femininas que eu acho verdadeiramente incríveis por diferentes motivos. 



1. Eleanor Oliphant é a protagonista de A Educação de Eleanor, de Gail Honeyman. Esta é uma mulher excêntrica, que foge a todas as convenções sociais e de quem não é fácil gostar à primeira impressão, talvez porque provoca alguma estranheza. Mas, como se diz popularmente, primeiro estranha-se e depois entranha-se e Eleanor tornou-se uma das minhas personagens favoritas.


2. Evelyn Hugo, d' Os Sete Maridos de Evelyn Hugo, da autora Taylor Jenkins Reid, é também uma das minhas personagens favoritas de sempre, porque é extremamente humana. Tem um lado bom e um lado menos bom, comete erros e magoa as outras pessoas, mas também é muitas vezes usada e magoada pelos outros. Acho que é uma personagem extremamente completa e cheia de camadas, que vão sendo reveladas aos poucos, fazendo impossível não nos apaixonarmos por ela.


3. Daisy Jones & The Six, também de Taylor Jenkins Reid, tem, para mim, duas personagens mulheres extraordinárias. Por um lado, a maravilhosa Daisy Jones, que cativa qualquer pessoa com a sua voz e a sua personalidade forte, e, por outro lado, Camila Alvarez, uma mulher extremamente dedicada à sua família, que fará tudo o que for preciso para a proteger.


4. Kya de Lá, Onde o Vento Chora, da autora Delia Owens, é uma das personagens mais enigmáticas e fascinantes que já conheci, pela sua história completamente fora da caixa, pelas suas vivências e pela sua personalidade. Acho que é uma personagem apaixonante e muito surpreendente!


5. Elizabeth Bennet de Orgulho e Preconceito, o clássico de Jane Austen, é uma mulher extremamente "à frente" da sua época, uma mulher forte e independente e uma verdadeira feminista que desafia e contraria os padrões da época.


6. Jo March de Mulherzinhas, de autora Louisa May Alcott, é também uma mulher bastante vanguardista, tendo em conta que estamos a falar de um livro do século XIX. Jo é brincalhona e "maria-rapaz", aventureira e traquina, mas é também preocupada, madura e responsável. É irreverente e lutadora e tenta quebrar todos os estereótipos, assumindo-se como única.


Estas sete personagens femininas que escolhi são muito diferentes entre si, mas, para mim, todas têm qualidades extremamente importantes e todas representam as várias facetas de uma mulher. Até porque uma mulher pode ser tudo o que ela quiser! O meu desafio para todos vós que me leem neste dia é que leiam mais livros escritos por mulheres, com personagens femininas extraordinárias, e que continuem sempre a espalhar a importância deste dia, porque há muito caminho ainda por trilhar e se o fizermos todos juntos será muito melhor.


Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.