3 Passos para Descomplicar a Vida

janeiro 29, 2024

Acho que o ser humano tem uma capacidade inata de complicar as coisas, de olhar para as coisas sempre de uma perspetiva negativa e até, de certo modo, derrotista. É claro que nem sempre tudo é fácil e bonito, nem sempre as coisas correm bem e que haverá dias em que nos sentiremos em baixo, desamparados, desiludidos com a vida... Tudo isso faz parte, porque, por mais clichê que seja, são os dias menos bons que nos ajudam a valorizar os dias bons. Mas como seria se tentássemos desligar o complicómetro?



Não vou dar nenhuma receita, nem armar-me em guru, mas eu acho que há pequenas coisas que podemos fazer, ou atitudes que podemos tomar, que ajudam a tornar a nossa vida um pouco mais simples e despreocupada. E, por vezes, é apenas uma mudança de postura relativamente à forma como olhamos a nossa vida. Eis 3 passos que eu acho que podem ajudar a simplificar a vida:


1. Foca-te num objetivo de cada vez, ao invés de tentar fazer tudo de uma só vez. Por vezes, queremos conseguir chegar a todo o lado e trabalhar em mil e uma coisas em simultâneo, mas isso, na maioria das vezes, só acaba por nos trazer problemas e preocupações. Planear as coisas e estabelecer prioridades é o caminho mais simples para conseguirmos alcançar os nossos objetivos. Um passo de cada vez até à meta final é a forma mais fácil de lá chegarmos


2. Cria rotinas para otimizar o teu tempo. Na noite anterior, prepara o teu dia seguinte - a roupa, as refeições, a mala - e usa a tua manhã para te preparares para o teu dia, começando com tarefas que te deem prazer e energia. Quando tens rotinas definidas, poupas tempo e consegues organizar melhor todo o teu dia, mesmo que surjam imprevistos pelo caminho.


3. Desfaz-te de tudo o que está em excesso: roupa, objetos, pessoas... Só precisamos daquilo que nos é verdadeiramente essencial e, quando temos coisas a mais na nossa vida, isso pode tornar as coisas mais complicadas. Por exemplo, quanto mais roupa temos, mais dificuldade temos em decidir o que vestir. Por vezes, temos pessoas a mais na nossa vida a quererem dar a sua opinião sobre tudo e isso não é benéfico para nós, só nos traz preocupações e complica a nossa vida. Descomplicar começa por retirar da nossa vida tudo o que nos deixa confusos ou ansiosos. 


São três passos bem genéricos, mas que eu acho que são essenciais para conseguirmos viver de forma mais tranquila e simples, tentando não nos sentirmos assoberbados pelas coisas que vão acontecendo connosco e à nossa vida.


Se tivessem de deixar uma dica para tornar a vida das pessoas mais simples, que dica dariam?


Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.