"Sex Education": A Temporada Final | Review

janeiro 22, 2024
Comecei a ver Sex Education pouco depois de ter saído, na altura em que toda a gente falava do novo fenómeno da Netflix, de como era diferente e de como trazia mensagens tão importantes aos adolescentes e jovens. Não foi amor à primeira vista, mas, há medida que ia avançando nos episódios, ia começando a gostar cada vez mais das personagens, a afeiçoar-me mais às suas histórias e a compreender melhor como esta série, diferente de todas as outras que já vi, podia vir ter um papel tão importante para educar toda a gente - não só adolescentes, mas pessoas de todas as idades, porque a maioria das mensagens são transversais a todas as faixas etárias. Sinto que, a cada temporada, fui sendo mais e mais conquistada pelas personagens, pela sua evolução, pela atualidade dos temas tratados e a 3ªtemporada foi a minha favorita. Por isso mesmo e por já ter ouvido críticas menos positivas, comecei a ver a 4ª e última temporada com alguma reticência.


Nesta quarta temporada, os personagens que já conhecemos saem da sua zona de conforto ao mudarem para Cavendish - um mundo novo, bem diferente daquele que conheciam em Moordale, mais esclarecido e bem resolvido, onde inclusão é uma das palavras de ordem. Contudo, nem todos se adaptam bem a esta mudança e à entrada de novas personagens e eu acho que, esta temporada, é muito sobre colocar todos num lugar de desconforto e nos fazer perceber que todos nós temos algum tipo de preconceito, mesmo que achemos que somos muito "abertos" e liberais. Em algum momento da temporada, todos os personagens enfrentam desafios e obstáculos que lhes levantam muitas questões sobre si mesmos e sobre os que os rodeiam.

Acho que esta temporada foi bem diferente das restantes e, por isso, demorou até eu me habituar às novas dinâmicas e começar efetivamente a gostar dos episódios. O foco, nesta temporada, está muito mais distribuído pelas diferentes histórias, como se não houvesse propriamente personagens principais ou uma história principal - e, curiosamente, eu gostei bastante disso. O facto de a atenção estar mais "distribuída" permite-nos ir percebendo que todos eles estão apenas à procura de se conhecerem melhor a si próprios, perceberem exatamente quem são, onde estão e para onde querem ir - algo que é comum a todos os adolescentes e, diria eu, jovens adultos. Por vezes, temos momentos em que não sabemos bem quem somos, do que gostamos ou não, o que queremos realmente, quem são os nossos amigos... E nem sempre é fácil obter respostas a todas essas perguntas, por vezes, isso exige todo um caminho - caminho esse que vimos as personagens fazerem ao longo desta temporada.


Os últimos episódios conquistaram-me e levaram-me às lágrimas, porque foram traçando o final de cada personagem e o desfecho desta história. Pudemos ver como as personagens que conhecemos desde a primeira temporada evoluíram, observar o seu crescimento e vê-los ganharem maturidade, tal como vemos isso acontecer com personagens que só conhecemos nesta última temporada. Isso foi das minhas coisas favoritas: ver que, ao longo da temporada, as personagens foram gradualmente resolvendo os seus conflitos internos e externos

Sex Education não é só uma série leve e colorida que fala de temas que todos os jovens conhecem. Sex Education é uma série que pretende tirar todos da zona de conforto, falar de temas fraturantes da sociedade, tocar em temas tabu, fazer com que se fale de tudo com naturalidade, mas sem banalizar. Sinto que os produtores da série quiseram trazer uma temporada mais madura e conseguiram dar o final perfeito a cada uma das personagens, fazer com que tudo fizesse sentido, sem parecer que os personagens mudaram a sua personalidade, mas, pelo contrário, mostrar que se mantêm sempre fiéis a si mesmos. Esta última temporada, em particular, é também um hino à amizade, à diversidade, à inclusão. É um desejo de que possamos todos caminhar para um mundo de mais aceitação, mais tolerância, menos julgamento e mais amor

Falando em particular - e deixem-me avisar-vos que pode vir aí spoiler, portanto continuem a ler por vossa própria conta e risco -, adorei a jornada do Eric nesta temporada e, se já era uma das minhas personagens favoritas, só realçou aqui esse papel. Também gostei muito de ver o trajeto incrível da Aimee e do quanto amadureceu desde a primeira temporada, acho que teve o final feliz que mereceu. Confesso, contudo, que o meu lado de romântica incurável ficou muito triste pelo Otis e a Maeve não terem o final feliz que mereciam, mas também acho que é isso que torna Sex Education diferente e talvez até mais realista - nem sempre duas pessoas que se amam acabam juntas, porque a vida acontece e, às vezes, as coisas não acabam como se espera. 


Para terminar, e porque o post já vai longo, não podia deixar de dizer que acho mesmo que, qualquer que seja a vossa idade, deviam ver esta série, porque todos podemos aprender alguma coisa sobre amor, inclusão, tolerância, aceitação, amizade... Sobre o que é ser humano. Recomendo mesmo e, quem quiser começar a ver, sugiro que vão de mente aberta para se deixarem levar pela história e pelas personagens maravilhosas - não esperem personagens perfeitas, esperem personagens estranhas, constrangedoras, que vos vão dar alguma vergonha alheia, que vos vão fazer rir, chorar, sentir raiva e outras coisas, porque, na verdade, são personagens muito parecidas com qualquer pessoa real.


1 comentário:

Com tecnologia do Blogger.