Favoritos de Janeiro

fevereiro 01, 2024

Janeiro é aquele mês, normalmente, muito chato que parece demorar eternidades a passar... Quero dizer, quando olhei para o calendário e vi que tinha praticamente cinco semanas até me deu uma coisinha má, mas, na verdade, este ano não tive essa sensação de o mês de janeiro ter sido infinito. Seja como for, o primeiro mês de 2024 já passou e, antes de nos dedicarmos a 100% a fevereiro, é altura de darmos uma olhadela pelas coisas que me fizeram feliz ao longo do mês que passou.


Começando já por falar de leituras, 2024 começou muito bem - quer nos livros escolhidos, quer no ritmo de leitura. O primeiro livro que li, na verdade, transitou de 2023 e foi o Vermelho, Branco e Sangue Azul, de Casey McQuiston. Gostei imenso do livro e foi começar o ano com chave de ouro em termos de leituras, numa vibe mais leve e divertida. A seguir peguei n' A Sombra do Vento, de Carlos Ruiz Záfon, para o qual tinha imensas expetativas. Acabei por gostar imenso do livro e achar que o autor é genial na forma como liga todas as pontas da história, mas, talvez por ter ido com as expetativas demasiado elevadas, não o consigo classificar como um dos favoritos da vida, como muita gente o faz. Por fim, li o Icebreaker - Quebrar o Gelo, de Hannah Grace, que me foi emprestado por uma amiga. É um romance bem fofo, com algum conteúdo mais spicy, que se lê muito bem e com personagens pelas quais me apaixonei, mas está longe de ser um dos meus romances favoritos.



Depois dos livros, seguimos com os filmes e consegui ver quatro em janeiro, o que é absolutamente espantoso para mim. Vi a adaptação cinematográfica do Vermelho, Branco e Sangue Azul, que, apesar de estar gira e eu ter gostado, fica muito aquém do livro, na minha opinião; vi também Avengers: Infinity War, que gostei imenso; vi ainda The Other Zoey e Anything's Possible, dois ótimos "filmes de domingo à tarde", sendo que este segundo toca num tema que ainda é um bocadinho tabu na nossa sociedade, embora eu ache que o podiam ter explorado um bocadinho mais a fundo.


Passamos dos filmes aos programas de televisão e eu não podia deixar de celebrar, neste post, o regresso d' A Máscara, porque é um dos programas de televisão que mais gosto e que me divirto imenso a ver. Ainda falando de televisão, quero mencionar o episódio do Alta Definição com o João Catarré, que me emocionou bastante pela coragem dele de, depois de tudo o que foi dito por outros, vir falar do que efetivamente aconteceu com ele. 


Em janeiro, ouvi os dois episódios que tinha deixado para trás do RESET, o podcast da Mariana Cabral, patrocionado pela Delta Q, com o Bruno Nogueira e a Filipa Gomes e gostei imenso dos dois episódios, mas há que admitir que o episódio com o Bruno Nogueira me fez rir imenso, por isso é um favorito de janeiro. Com os podcasts que acompanho quase todos em pausa, decidi começar a ouvir Farinha do Mesmo Saco, da Marta Rodrigues e do Ricardo Francisco, que são um casal muito engraçado que me fazem rir muito com os seus episódios recheados de peripécias das suas vidas. Ainda ouvi só alguns episódios iniciais, mas quero muito ouvir tudo, porque acho que o podcast é uma ótima companhia e consegue sempre arrancar-me umas boas gargalhadas. Para terminar este segmento, tenho de referir o vídeo do Diogo Batáguas, 2004 foi há 20 anos - Quero Lá Saber #60, que achei super giro porque, embora tivesse só 4 anos, tenho recordações de praticamente tudo o que ele fala (nem se que seja por me terem contado) e então foi engraçado aperceber-me que já passaram 20 anos, sendo que ele até conseguiu "desbloquear" algumas memórias. 



Falando de música, o destaque do mês de janeiro vai para o álbum Hortelã, da Maro, que eu sei que não é deste ano, mas que só agora me dispus a ouvir do início ao fim. Acho que ela tem uma voz mesmo bonita e fora do comum e o álbum tem músicas super bonitas, por isso não podia deixar de o mencionar aqui.


Ainda no que diz respeito ao lado mais "cultural e intelectual" do meu mês, tenho de mencionar dois textos escritos pela Sofia Costa Lima, autora do blogue Daylight, de que gostei muito e que achei que tinha mesmo de partilhar convosco aqui, não só porque adoro seguir todo o conteúdo partilhado pela Sofia, mas também porque acho que ela escreve de uma forma maravilhosa. O primeiro texto que recomendo que leiam foi publicado no seu blogue e chama-se (também) é por isto que vivemos (podem ler aqui) e o segundo texto chama-se a minha caixinha, as minhas regras e foi publicado na sua newsletter de 28 de janeiro (podem subscrever a newsletter aqui e penso que, assim, poderão ter acesso aos textos já enviados).



Janeiro foi um mês para aproveitar bons momentos com amigas. Comecei o mês a jantar com amigas com quem comecei a trocar livros recentemente (e com quem estou a fazer o desafio de estarmos juntas, pelo menos, uma vez por mês) e passámos o serão a falar de livros, naquele se tornou o nosso bookclub informal - haverá plano melhor que este? O mês seguiu com um jantar para matar saudades e pôr a conversa em dia com uma amiga da faculdade que não via há imenso tempo. Fomos jantar ao Honorato, uma hamburgueria artesanal em Coimbra, e a comida estava muito boa, recomendo! 


Cá por casa, janeiro também é sinónimo de aniversários, por isso reunimos a família (e não só) para festejar os 30 anos da minha irmã, numa festa temática dos anos 90, e os 74 anos do meu avô, com um jantar na Churrasqueira Frango & Vícios, que também recomendo imenso.



Noutros assuntos, quero deixar aqui o meu feedback super positivo de uma compra que fiz na Vinted - comprei uma saia aos quadrados para usar na festa da minha irmã, com uma vibe dos anos 90, que, além de estar com um preço muito fixe, chegou super rápido (praticamente de um dia para o outro), super bem acondicionada e vinha como nova, com etiqueta e tudo. Foi a minha segunda compra com a Vinted e só tenho coisas positivas a dizer, até agora! Ainda falando de compras, fui à nova loja da Primor, no Alma Shopping em Coimbra, e comprei um creme de corpo da CeraVe (este) que tem sido o meu salvador nos últimos tempos, para manter a minha pele um bocadinho menos seca que o habitual. E, para terminar este tópico, há que celebrar o facto de ter comprado a minha primeira viagem de 2024 - estou muito entusiasmada e espero que não seja a única deste ano. 


Para terminar este post, há que mencionar o facto de ter decidido que 2024 é o ano em que quero cuidar mais e melhor de mim e ter um estilo de vida mais saudável. Com isto em mente, decidi ter consulta com uma nutricionista, que me ajudou a adaptar a minha alimentação e rotina do dia-a-dia para poder começar a comer de forma mais saudável e equilibrada. Estou mesmo empenhada e motivada em melhorar a minha alimentação, assim como em beber mais água e treinar de forma mais consistente e disciplinada. Prometo ir partilhando o meu progresso convosco!


Resta-me terminar esta publicação desejando-vos um ótimo mês de fevereiro!


Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.