"Amor, Açúcar e Canela" | Review

fevereiro 05, 2024

Sabem aquelas perguntas tipo tags literárias de "capa mole vs capa dura"? Bem, a minha resposta é sempre inequívoca: embora tenha muito mais livros de capa mole, porque são mais comuns e mais baratos, não há como livros de capa dura, bem bonitinhos, que não ficam com as lombadas todas marcadas. Foi exatamente por esse motivo que fiquei em êxtase quando fui à Feira do Livro de Buarcos - Figueira da Foz (pelo segundo ano consecutivo, espero que se torne numa tradição de verão para mim) e encontrei um livro de capa dura em ótimas condições por apenas 6€. Foi um verdadeiro achado e decidi trazê-lo, mesmo não conhecendo o livro nem a autora. (Ato impulsivo de consumismo? Talvez, mas uma pessoa não consegue resistir sempre.)



Amor, Açúcar e Canela, de Amy Bratley, começa por nos apresentar a personagem principal, Juliet, que está completamente nas nuvens porque vai realizar o seu sonho de ir viver com o seu namorado, Simon, e construir um lar perfeito e estável com o homem que ama. O problema é rapidamente o seu sonho acaba por ruir e Juliet fica infeliz ao descobrir que Simon a traiu com a sua amiga, Hanna. Devastada com a traição, Juliet acaba por se refugiar nos conselhos da avó e da sua amiga Imogen, percebendo que o melhor mesmo é seguir em frente com a sua vida. Contudo, isso não é tão fácil assim para Juliet, que sempre sonhou com uma casa perfeita e uma família perfeita, sonho esse que parece ter sido completamente arruinado. Obrigada a lidar com a sua nova vida, depois de ter deixado de acreditar no amor e no sonho de ter um lar perfeito com o homem que ama, algo vai mudar drasticamente tudo aquilo em que Juliet acreditava, quando ela descobre um grande segredo de família. (adaptado de Wook)


Deixem-me começar já por dizer que esta sinopse prometia um bom romance cliché, leve, mas interessante, indicado para esta estação do ano, mas acabou por ficar muito aquém do que podia ter sido. Acho que a base da história podia ter dado para algo muito melhor do que a autora entregou e fiquei um bocadinho desiludida com o livro. Lê-se bem, mas acaba por ser bastante aborrecido em algumas partes e outras partes que a autora podia ter desenvolvido mais (nomeadamente o final) foram todas muito apressadas. 




Sinto que uma das principais coisas que não correram bem neste livro foi a autora dar demasiada importância a algumas partes da história que não são assim tão relevantes, enquanto deixou outras demasiado no ar. Outra coisa que não gostei foi sentir que Juliet, a personagem principal, andava sempre "às voltas" nos mesmos assuntos e sempre a "bater na mesma tecla" - passa o livro a chorar, a beber, a pensar e falar no ex-namorado e na ex-amiga e sobre os dramas familiares. Estes dois últimos pontos seriam "normais" e até poderiam fazer sentido na história se tivessem sido mais bem trabalhados. Senti que foi muito difícil criar afinidade com a personagem principal porque ela não sabe o que quer, anda sempre em círculos, ora toma uma decisão, ora volta atrás e isso torna-se um bocadinho irritante. Acho que a autora quis abordar muitos temas diferentes ao mesmo tempo e não conseguiu realmente aprofundar nenhum. 


Outra coisa que eu acho que podia ter sido engraçada, mas que, para mim, se tornou só cringe foram as citações colocadas no início de cada capítulo, retiradas de livros e revistas dos anos 50/60/70 para as mulheres, sobre como ser boa esposa e dona de casa, que, à luz dos dias de hoje, são terrivelmente machistas e que, na maioria das situações, pouco tinham que ver com o capítulo em si. É engraçado serem uma referência aos livros da avó de Juliet, que ambas tanto estimam, mas acabam por não fazer grande sentido nem ser muito indicadas. 


Não é propriamente um livro que recomendo, embora seja de leitura razoavelmente fácil e leve. Demorei mais do que gostaria a lê-lo exatamente por não me ter sentido muito cativada, mas não quis deixar de falar sobre isto aqui convosco, porque acho que também devemos partilhar coisas que não gostámos tanto assim e explicar os motivos. Alguém desse lado conhece/já leu este livro?

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.