"O Anjo Caído" e "O Assalto" | Review Dupla

fevereiro 19, 2024

Em novembro de 2022 li, pela primeira vez, um livro do Daniel Silva - A Rapariga Inglesa, cuja review podem ler aqui. Comprei-o por impulso numa daquelas mega promoções do Continente, porque a história me pareceu interessante, e acabei por viciar na escrita do Daniel Silva. Tenho descoberto o meu gosto por policiais e adoro a forma como Daniel Silva mistura muito de ficção com alguns detalhes de realidade, num ritmo frenético de ação e mistério que nos fazem devorar a história até à última página. Depois de ler esse livro, descobri que ele fazia parte de uma coleção com o protagonista Gabriel Allon, mas percebi que, apesar de haver uma ordem cronológica, não é imperativo que eles sejam lidos nessa ordem e não se perde nada da história. Assim, decidi aproveitar uma promoção da Wook para comprar mais dois livros do autor e é deles que vos venho falar hoje.



O Anjo Caído começa quando o herói dos serviços secretos israelitas decide refugiar-se por detrás dos muros do Vaticano, a restaurar uma das obras-primas de Caravaggio, depois de ter sobrevivido por um triz à sua última missão. Mas, certa manhã, é chamado à Basílica de S. Pedro pelo monsenhor Luigi Donati, o influente secretário privado de Sua Santidade, o Papa Paulo VII, e bom amigo de Gabriel. Foi encontrado o cadáver de uma bela mulher debaixo da magnífica abóbada de Miguel Ângelo e, embora a polícia do Vaticano suspeite de suicídio, Gabriel discorda. E, segundo parece, o mesmo se passa com Donati, que receia o que uma investigação pública possa vir a provocar no seio da Igreja, motivo pelo qual chama Gabriel para que este descubra discretamente a verdade. Gabriel descobre, então, que a mulher morta desvendara um segredo perigoso, que ameaça uma organização criminosa que anda a pilhar tesouros da Antiguidade e a vendê-los a quem fizer a maior oferta. Mas não se trata apenas de ganância. Um agente misterioso planeia uma sabotagem que irá mergulhar o mundo num conflito de proporções apocalípticas... (adaptado de Wook)



O Assalto começa também em Itália, mas, desta vez, Gabriel está em Veneza a restaurar um retábulo de Veronese quando recebe uma chamada urgente da polícia italiana. Julian Isherwood, negociante de arte londrino e amigo de Gabriel, deparou-se com o cenário de um homicídio brutal e agora é suspeito do crime. Para salvar o seu amigo, Gabriel deve descobrir os verdadeiros assassinos e tentar encontrar uma das mais famosas obras de arte desaparecidas: a Natividade com São Francisco e São Lourenço, de Caravaggio. Esta nova missão levará o espião israelita de Paris e Londres aos submundos do crime em Marselha e na Córsega até ir parar a um pequeno banco privado na Áustria, onde um homem perigoso guarda a fortuna suja de um cruel ditador. (Adaptado de Wook)


Em ambos os livros, Daniel Silva leva-nos a viajar por diferentes países e cidades (dentro e fora da Europa), descrevendo locais esplêndidos e repletos de arte que ficamos com vontade de conhecer e isso é uma das coisas que mais gosto nos seus livros: as suas histórias fazem-vos viajar pelo mundo, numa viagem cheia de ação e mistério, com muitas encruzilhadas de dúvidas e vidas que acabam por estar todas interligadas. Outra das coisas que adoro na escrita deste autor e que se verificou novamente nestes dois livros é a forma como ele consegue ir incorporando pormenores da realidade e alguns factos históricos e políticos no meio de histórias ficcionadas, o que lhes dá mais realismo e as torna mais interessantes, na minha opinião.



Em O Anjo Caído, gostei de conhecer um bocadinho mais da história passada de Gabriel Allon e das pessoas que o rodeiam, vendo o durão Gabriel transformar-se numa pessoa extremamente carinhosa e cuidadosa quando está perto de Chiara e vendo-o defender os seus amigos com unhas e dentes... Torna-o uma personagem muito mais real, porque não somos todos uma só coisa, somos compostos por diferentes vertentes e Gabriel é também uma personagem complexa, com vários lados e características


Em O Assalto, que acontece dois livros depois de O Anjo Caído, Gabriel está já numa fase de vida um pouco diferente, na perspetiva em que muita coisa está prestes a mudar e o autor conseguiu que isso se refletisse na forma como ele age durante todo o livro, como toma todas as decisões e como se comporta perante as outras personagens. Gostei muito de o ver um pouco mais ponderado, digamos assim, e da forma como ele resolveu uma situação bastante complicada sem comprometer a vida de uma pessoa inocente, crucial para o desenrolar da missão. Sinto que o Gabriel deste livro, por estar prestes a mudar várias coisas na sua vida, adota uma postura diferente e eu gostei de ver essa mudança, porque faz sentido na história.


Mais uma vez, Daniel Silva não desiludiu e eu estou super curiosa para conhecer mais aventuras do enigmático Gabriel Allon. Apesar destes dois livros serem na fase "mais avançada" da vida da personagem, quero muito ler os primeiros livros e descobrir mais sobre o passado do enigmático espião. Recomendo imenso para quem gosta de policiais com mistério e história à mistura, tenho a certeza de que vão adorar conhecer Gabriel Allon!

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.