Sobre cuidar mais de mim...


Acredito que a generalidade das pessoas, quando pensa nas suas resoluções de ano novo, inclui sempre objetivos relacionados com melhorar o estilo de vida - passar a ir ao ginásio, beber mais água, deixar de comer fast food etc. Também acredito que basta uma ou duas semanas para a esmagadora maioria dessas pessoas desistirem desses objetivos. E isso acontece, na minha perspetiva, porque a motivação das pessoas não é a correta ou porque não querem realmente melhorar os seus hábitos e estilo de vida ou porque não são suficientemente disciplinados para se comprometerem com uma mudança de hábitos. 


Mudar hábitos e comportamentos é algo extremamente difícil de conseguir, porque exige vontade, motivação, tempo e, mais do que qualquer outra coisa, compromisso. Antes que se torne algo intrínseco e quase automático, precisamos de esforçar-nos e obrigar o nosso cérebro a adaptar-se à mudança até que esta se torne numa coisa sistemática e eficiente. E eu acredito que grande parte das pessoas não tenha o compromisso necessário (com elas próprias) para efetivamente iniciarem uma mudança de estilo de vida. Durante muitos anos, eu também fui esse tipo de pessoa.


Eu acho que o ter-me tornado profissional de saúde e ter-me começado a aperceber do impacto que o nosso estilo de vida - desde alimentação, atividade física, hidratação, sono - tem no nosso organismo foi o click que eu precisava. Mas tem sido uma coisa bastante gradual. No ano passado, meti na cabeça que me ia tornar regular nos treinos, mesmo que em casa, e, embora tenha demorado algum tempo, consegui ir-me tornando mais consistente e disciplinada. Consegui também começar a ingerir mais água no meu dia-a-dia - ainda não a suficiente para as minhas necessidades, mas bem mais do que a que bebia normalmente. Este ano, meti na cabeça que queria levar tudo isto ainda mais a sério: não só por uma questão estética e porque quero sentir-me melhor no meu corpo (porque isso não é, nem nunca foi, um problema nem uma prioridade), mas, acima de tudo, porque quero ser mais saudável, ter um estilo de vida mais saudável, porque sei que isso vai ter um grande impacto positivo na minha saúde geral.

 


Foi assim que decidi entrar no meu "projeto" que intitulei Cuidar Mais de Mim: o objetivo primordial não é mudar o aspeto físico, mas ter um estilo de vida mais saudável. Eis as mudanças que quero na minha vida e em que tenho estado a trabalhar:

  • Beber 2L de água por dia. Neste momento, durante a semana, já consigo beber mais que 1.5L (ainda não cheguei aos 2L, mas já é um progresso). Os fins-de-semana são sempre mais difíceis, mas troquei os sumos por água às refeições e tento ir bebendo alguns copos de água ao longo do dia, para não estar completamente "a zeros".
  • Treinar entre 2 a 3 vezes por semana, entre 30 a 40 minutos. Ainda não consegui nenhuma semana em que treinasse 3 vezes, porque acaba sempre por surgir alguma coisa, mas tenho treinado sempre mais do que 30 minutos e, às vezes, é mesmo na força do ódio. Já sinto que estou mais disciplinada e que, mesmo quando a vontade é nula, me obrigo a ir na mesma. E estou a treinar sozinha em casa, o que eu acho que é uma dificuldade acrescida porque o meu compromisso é só comigo mesma e não dependo de mais ninguém.
  • Começar a fazer uma alimentação mais saudável - não uma dieta, mas começar a fazer opções mais saudáveis, sobretudo nos lanches. Para isto, marquei consulta com uma nutricionista, que me ajudou a estabelecer uma rotina mais saudável e me deu algumas opções mais saudáveis. Ainda não consigo cumprir tudo a 100% e ainda me estou a adaptar, mas já consegui fazer algumas trocas na minha alimentação que não me custam, de todo, e que me ajudam a comer melhor e mais saudável.
  • A nível da minha rotina de sono, nunca tive grandes problemas, embora agora seja mais frequente ter uma noite ou outra em que não durmo tão bem e em que acabo por acordar algumas vezes durante a noite. Não faço propriamente nada para tentar controlar, porque acho que não há nada específico que possa fazer, mas tento sempre deitar-me razoavelmente cedo para conseguir dormir entre 7-8h por noite, tendo em conta que acordo todos os dias às 6h30 da manhã. 

O ano ainda vai no início, tal como este meu compromisso, mas sinto-me orgulhosa de mim por ter tomado esta decisão e estar a tentar efetivamente cumpri-la sem desistir. Acho que o mindset e o foco são mesmo importantes, assim como eu estar a fazer isto efetivamente porque quero e não porque sinto que é uma obrigação. Os motivos certos são fundamentais, na minha opinião, e acho que a melhoria da nossa saúde é um motivo mais do que certo. Acima de tudo, os vossos motivos devem ir de encontro aos vossos objetivos, desejos e necessidades.

O primeiro passo é sempre o mais difícil, por isso, se realmente querem mudar hábitos na vossa vida, tentem primeiro perceber qual a vossa motivação e depois percebam se têm o nível de compromisso que é necessário para atingirem o vosso objetivo. A partir daí, é só seguir em frente, manter o foco e a disciplina, mesmo quando a vontade e a motivação falharem. 

Quem quer entrar nesta jornada comigo?


Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.