Favoritos de Janeiro

fevereiro 02, 2023

Janeiro é o primeiro mês do ano e por isso é aquele mês em que eu acho que, de forma geral, toda a gente está mega motivada para tudo e mais alguma coisa. Comigo, pelo menos, é assim. Gosto da sensação de ter um novo começo, uma nova oportunidade. Será parvoíce porque, na realidade, nada muda se nós não mudarmos? Talvez, mas eu gosto de acreditar que esta motivação extra me ajuda a mudar e ser melhor. E, apesar de janeiro ser aquele mês que parece nunca mais ter fim e que nos deixa todos saturados, eu sinto que foi um mês muito produtivo para mim. Vamos lá ver o que andei a fazer este mês! (Peço desde já desculpa porque este post vai ficar grande)



  • Podcasts
Eu não sou propriamente uma pessoa de podcasts - não porque não goste, mas porque sinto que nunca sei o que fazer enquanto os ouço, motivo pelo qual, normalmente, prefiro aqueles que também têm suporte de vídeo. Em janeiro, comecei a acompanhar dois podcasts - um que, efetivamente, começou só em janeiro, outro que já é mais antigo, mas que tem episódios que saem todas as semanas e cujos episódios anteriores "não passam de prazo". 

A Adriana da Silva e a Catarina Filipe lançaram um podcast com formato de vídeo também no Youtube chamado Close Friends e eu tenho adorado a acompanhar porque a) consigo ouvir os episódios há medida que saem e b) sinto que aquilo é realmente uma conversa entre amigas na qual quem está a ouvir também acaba por entrar. Isto, para não falar que eu já era uma grande fã e seguidora do trabalho das duas, mas particularmente da Adri, portanto não podia falhar isto.


Na Caravana é um podcast de conversas da Rita Ferro Alvim, também com suporte de vídeo no Youtube, que nos dá a conhecer um lado diferente de imensas pessoas que conhecemos da televisão e/ou das redes sociais. Não vi todos os episódios desde o início nem pouco mais ou menos, mas vou selecionando as conversas com pessoas que conheço e que me dizem alguma coisa e tenho gostado imenso.


  • Livros
Em janeiro, terminei uma leitura que transitou de 2022 - A Filha do Capitão, de José Rodrigues dos Santos - e que foi uma agradável surpresa, uma vez que as minhas expetativas para esta leitura estavam bastante em baixo. Li também o livro Bala Santa, do Luís Miguel Rocha, e que é a continuação d' O Último Papa. Mais uma vez, não fiquei nada desiludida e mal posso esperar por ler o livro seguinte. 

  • Metas para 2023
Este ano, decidi comprometer-me mesmo a cumprir as metas que estabeleci e decidi pôr algumas em prática logo no início de janeiro. Voltei ao Duolingo e tenho praticado o meu inglês durante alguns minutos todos os dias. Adoro inglês e considero-me minimamente fluente na língua, mas sinto que com a falta de prática e de uso vou perdendo algumas coisas, daí usar esta aplicação para ir praticando um pouco e até aprendendo algumas coisas novas, consoante avanço nos níveis. 

Além disso, decidi ir inscrever-me no ginásio e ainda não falhei nem um único dia. Tenho ido duas vezes por semana, geralmente, às aulas de grupo e tenho marcado sempre consoante os meus horários de trabalho. Estou mesmo a obrigar-me a ser mais disciplinada e a ir sempre, sem arranjar desculpas, mesmo quando tenho de me levantar cedo para isso. Só custa mesmo sair de casa, porque depois de lá estar faz-se bem - apesar das dores musculares que ainda sinto, por ter estado muito tempo parada.

  • Séries e Filmes
Depois de ter imensa gente a falar-me da série e a dizer-me que devia ver, comecei finalmente a ver Emily in Paris. Tenho visto aos poucos, até porque tenho episódios novos todas as semanas das séries que acompanho regularmente, mas já vou a meio da segunda temporada e estou a gostar. É uma série leve e divertida que me faz querer muito viajar até Paris. Tem sido uma agradável surpresa.


Em janeiro, vi dois filmes do universo da Marvel. Continuo empenhada em ver todos os filmes, então vi os dois seguintes da minha lista - Capitão América: O Soldado do Inverno e Os Guardiões da Galáxia 1. Gostei mais do Capitão América, mas também soltei algumas gargalhadas com Os Guardiões da Galáxia.

  • Encore Sessions
Num post de favoritos anterior, penso que já vos revelei que em Abril foi assistir ao primeiro concerto da Encore Tour dos D'ZRT. Estou cada vez mais entusiasmada e o facto de eles andarem a lançar novas versões das suas músicas tem contribuído muito para isso. Por isso, não podia deixar de partilhar convosco estas duas versões maravilhosas de Verão Azul e Percorre O Meu Sonho, que lançaram em janeiro. Estou viciada!



  • Música
Ainda no tema música, em janeiro descobri duas músicas que, não tendo sido lançadas este mês, me apaixonaram pelas letras e pelo conjunto. São duas colaborações, curiosamente, ambas com o Carlão. A primeira é a Precipícios, da Carolina Deslandes e do Carlão e a segunda, mais antiga, chama-se Bebe Um Copo, e junta o Carlão e o António Zambujo. Adorei ambas e recomendo-vos a ouvi-las com atenção.



  • Fisio Meeting - Bwizer
O mês acabou com muita aprendizagem. A Bwizer, que é uma empresa que dá formação na área da saúde e desporto, lançou um evento grátis online para fisioterapeutas com palestras e mesas redondas de discussão sobre diversos temas. Foi muito interessante ouvir profissionais mais experientes falarem do seu quotidiano de trabalho e aprender com eles.


Como veem, janeiro foi um mês cheio de boas descobertas, aprendizagens e momentos. E o vosso ano, começou bem?

1 comentário:

Com tecnologia do Blogger.