5 dicas para gerires melhor o teu tempo

setembro 26, 2022

Não é segredo para ninguém - pelo menos, que me siga há já algum tempo - que organização é uma das coisas que mais gosto e pela qual me interesso muito, porque eu acho que é a base de tudo na nossa vida. Sermos pessoas organizadas faz, na minha opinião, de nós pessoas muito mais produtivas, eficientes e, como tal, menos stressadas no que ao nosso tempo diz respeito. 


Quando soube que ia começar a trabalhar, eu soube que isso iria implicar que a minha rotina iria mudar: vou passar a ter horários bem definidos no que ao trabalho diz respeito, mas vou igualmente precisar de gerir o meu tempo para continuar a fazer outras coisas: treinar, trabalhar aqui para o blogue e para o Instagram, continuar a estudar... Portanto, percebi que precisava de me organizar bem e fui pesquisar um pouco mais de algumas dicas sobre o tema. Hoje, partilho convosco algumas das dicas que eu achei mais importantes e, de certo modo, a base para organizarmos melhor o nosso tempo.



1. Estabelecer uma rotina é a base para conseguirmos organizar o nosso tempo. Definir horas para cada coisa, diariamente, e bloquear períodos de tempo na nossa agenda que estão sempre definidos para as mesmas coisas. Por exemplo, eu sei que diariamente vou trabalhar de x a x horas e que, duas vezes por semana, treino das x às x horas. Esses dois blocos de tempo estão permanentemente definidos e ocupados. Depois, podemos decidir que determinados dias na nossa semana estão reservados para tarefas específicas: por exemplo, definir uma hora ao domingo para planear a semana seguinte, definir uma ou duas horas num dia da semana para planear e criar conteúdo... E por aí fora. É importante que este tipo de coisas que fazem parte da nossa rotina estejam devidamente "encaixadas" em dias e horas da nossa semana, para que não falhem e para que assim consigamos ter "espaço" para encaixar imprevistos que possam surgir ou tarefas que não sejam tão regulares


2. Faz listas com as tarefas que tens para realizar naquele dia / naquela semana / naquele mês e organiza-as de acordo com a sua importância. É importante sabermos quais as tarefas prioritárias para conseguirmos encaixá-las no nosso horário em primeiro lugar, deixando para depois tarefas menos urgentes, que podem ser feitas mais tarde. Deste modo, aquilo que tem mesmo de ser feito vai ser feito a tempo e horas, sem que nada fique esquecido. Tarefas mais complexas, que ocupem mais tempo, podem ainda ser divididas em tarefas mais pequenas que possam ser distribuídas ao longo de vários períodos de tempo, porque vai ser mais fácil para o nosso cérebro aceitar fazê-las e não ficamos frustrados por achar que não conseguimos fazer tudo a tempo.



3. Deixa algum tempo entre as tarefas que tens definidas para poderes ter algum tempo para ti, para relaxares, comeres ou ires dar um passeio, mas também para salvaguardares imprevistos que possam surgir ou atrasos. É sempre importante termos margem de manobra, porque isso vai impedir-nos de ficar stressados ao sentirmos que o tempo está a "apertar".


4. Faz uma tarefa de cada vez e dirige-lhe toda a tua concentração. Temos muito o pensamento errado que se fizermos multitasking conseguimos ser mais produtivos, mas isso não é verdade. Quando fazemos mais do que uma tarefa ao mesmo tempo, a nossa atenção está dispersa e não nos conseguimos focar, o que pode levar a erros ou esquecimentos. Somos muito mais produtivos quando toda a nossa atenção está focada numa só tarefa e isso vai fazer com que consigamos terminar essa tarefa muito mais rapidamente do que se estivéssemos a fazer outras coisas em simultâneo. Para conseguirmos otimizar ainda mais a nossa concentração quando estamos a realizar uma determinada tarefa, é fundamental afastarmos todas as distrações, como os telemóveis e outras coisas que tal.


5. Não sejas demasiado exigente contigo próprio e não queiras que tudo corra sempre na perfeição. Temos tendência a querer ser perfeitos, a que tudo corra às mil maravilhas e ficamos frustrados quando assim não é, mas não nos podemos esquecer que somos humanos, que erramos, que nem sempre temos dias bons e não há nada de errado com isso. Não podemos ser mega produtivos todos os dias. Haverá dias em que só queremos procrastinar, em que precisamos de parar e descansar. Não faz mal em termos um ou dois dias dedicados a nós mesmos, porque isso também faz parte e é tão ou mais importante que tudo o resto. Cuidarmos de nós próprios também é fundamental para fazermos uma boa gestão de tempo, porque só quando estivermos bem connosco é que conseguiremos fazer tudo aquilo que nos propusemos.



Não inventei a pólvora, não descobri isto sozinha... Estas dicas são um misto daquilo que eu encontrei aqui na Internet, mas também daquilo que eu fui aprendendo comigo mesma, enquanto estudante e não só. Cada um de nós funciona à sua maneira, por isso isto são dicas gerais que, cada um de nós, deve adaptar à sua realidade e perceber como funcionam melhor no seu dia-a-dia. Espero que tenham gostado e que vos tenha sido útil!

1 comentário:

  1. Concordo plenamente. Gerir o nosso tempo é crucial para não dar-mos em doidos.

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.