"A Life on Our Planet" - o documentário que todos devíamos ver

David Attenborough é um naturalista britânico que, ao longo dos últimos 57 anos, já representou e deu voz a inúmeros programas televisivos sobre o mundo natural, nomeadamente para o famoso canal BBC. Em 2020, com 94 anos, David decidiu dar o seu testemunho de tudo o que viu ao longo da sua vida, das evoluções e alterações que foi testemunhando e daquilo que prevê do futuro.

A Life on Our Planet (em português, Uma Vida no Nosso Planetaé o documentário que toda a gente deveria ver, na minha modesta opinião, sobretudo porque não é meramente um documentário sobre mudanças climáticas e ecologia. Este documentário é um testemunho de vida de Attenborough, do seu trajeto profissional e a sua reflexão pessoal sobre tudo o que viu e vê acontecer à sua volta, no nosso planeta. 


Resumidamente, numa primeira fase, conhecemos o percurso de David, os programas que fez, os temas que abordou em cada programa e, simultaneamente, as mudanças que foi vendo acontecer e as coisas que foi descobrindo sobre o mundo natural à medida que fazia esses mesmos programas. Isto é complementado com informações estatísticas sobre o aumento populacional, o aumento das emissões de dióxido de carbono e a diminuição percentual de mundo selvagem. Após esta primeira fase, é-nos pintado o cenário do futuro: como estará o mundo nas próximas décadas se não travarmos todas as alterações que têm vindo a acontecer por culpa da mão humana? Não quero ser spoiler, mas digo-vos já que o cenário é bastante negro e que me deixou com um nó na garganta só de imaginar. Por fim, Attenborough dá-nos a luz ao fundo do túnel. A mudança é possível e está nas mãos da Humanidade, dos governos, de todos nós e ele mostra-nos como.


Ao longo de cerca de 1 hora e 20 minutos de filme, vão-nos sendo transmitidas mensagens muito importantes, lições que devemos guardar e que devemos manter presentes. Decidi reunir algumas das mensagens que eu achei mais importantes e deixá-las aqui:


Parecem tudo ser coisas tão óbvias, não parecem? A verdade é que nos esquecemos disto, os governos esquecem-se disto... E se não procurarmos formas de aplicar todas estas lições na prática, de modo a tornarmos a nossa vida mais sustentável, de modo a preservarmos a biodiversidade e optarmos por fontes energéticas renováveis, então rapidamente a Terra como a conhecemos deixará de existir e a vida humana se vai extinguir.


Dizem-me vocês: mas não é por eu mudar pequenas coisas no meu dia-a-dia que vou salvar o planeta. Talvez tenham razão. Mas se eu fizer, se todos vocês fizerem, se passarmos a mensagem aos nossos, se se criarem mais iniciativas neste sentido, o que parecia ser uma pequena coisa transforma-se em algo muito maior, os governos vão começar a prestar mais atenção a estas coisas e a tomar medidas mais eficazes. Há projetos e acordos internacionais neste sentido, mas quanto mais falarmos, quanto mais sensibilizarmos, mais projetos surgirão e mais positivo poderá ser o impacto que temos no planeta.




2 comentários:

  1. Por acaso já ouvi e li boas reviews sobre esse documentário, mas ainda não consegui ter tempo e "disposição" para o ver, mas acredito que é bem importante.
    Obrigado pela review.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, sem dúvida, é preciso estar no "mood" certo para o ver.
      Obrigada e beijinhos!

      Eliminar

Com tecnologia do Blogger.