Como ganhar hábitos de leitura? | Dicas

março 15, 2021

Há uma frase de Fernando Pessoa que eu gosto particularmente: A leitura é a melhor forma de ignorar a vida. Acho que é extremamente real, porque quando estamos a ler nós entramos numa bolha completamente à parte do nosso mundo, da nossa vida, para podermos viver outras vidas, as vidas dos personagens. Isso é o melhor que a leitura tem, na minha opinião: podermos viver outras vidas, viajar sem sairmos do mesmo sítio (sobretudo se tivermos em conta que, nesta fase da pandemia, estamos muito limitados nas viagens reais).

Contudo, e apesar de agora adorar ler, nem sempre tive grandes hábitos de leitura. É certo que comecei a ler novinha, mas lembro-me perfeitamente que houve um livro que andei a ler durante imenso tempo porque nunca o acabava. Até um dia em que peguei nele e simplesmente cheguei ao fim. Mas isso só aconteceu porque eu fui ganhando o hábito da leitura e eu sei que isso não acontece com toda a gente... Porque nunca tentaram. 



Tal como todos os outros hábitos, a leitura necessita de algum método para se tornar, efetivamente, num hábito. Não acontece de um dia para o outro, estalando os dedos. Não; costuma-se dizer que para se ganhar um hábito precisamos de repetir a tarefa durante 21 dias consecutivos. Por isso... Essa é a minha primeira dica - um hábito só se ganha com esforço!

A fase mais difícil é, obviamente, começar. Parece que a vontade não chega, que é um sacrifício. Por isso, comecem com um livro que tenham a certeza de que vão gostar, que já querem ler há imenso tempo, mas que têm adiado pela falta de vontade. Assim, já vão ter uma motivação extra para ler, porque têm curiosidade sobre a história. 

Depois, no início, é preciso alguma disciplina e até um pouco de obrigação, na minha opinião. Estipulem um período de tempo do vosso dia (até podem ser só 15 minutos!) para lerem um bocadinho, todos os dias. Incluam isso na vossa rotina, para se sentirem "obrigados" a ler, até que o livro comece a puxar por vocês e a agarrar-vos até durante mais tempo do que aquele que tinham estipulado.

Uma coisa que certamente vos ajudará também a ganhar o hábito - e que, a certa altura, vos dará muito jeito - é andarem com o livro "atrás de vocês". Metam-no na mala sempre que forem sair de casa e que saibam que vão ter tempos mortos, momentos de tédio em que vão querer fazer algo de útil. É aí que entra a leitura. Quando forem ao médico ou a uma repartição pública onde saibam que vão ter de esperar durante algum tempo... Saquem do vosso livro e será um tempo muito mais bem passado!




Como vêem, são dicas muito simples e fáceis de pôr em prática. Acreditem que só custa começar, por isso, se querem ler mais e, como eu, têm um objetivo grande de livros para este ano e ainda estão longe de o cumprir, incluam a leitura na vossa rotina e vão ver que vão conseguir ler muito mais. Eu tenho tentado fazer isto de há algum tempo para cá e tenho lido muito mais!

Espero que tenham gostado deste post e que vos tenha sido útil!




4 comentários:

  1. Por acaso também demorei até ter o hábito de leitura mais "rotineiro". Mas acho que estas dicas são importantes. Para além disso, eu também ando sempre com o livro atrás de mim - seja na mochila, em casa, para ler em sítios onde vou ter compassos de espera ou até mesmo durante a hora de almoço para "escapar da realidade". Livros nunca são demais e o hábito de leitura deve ser incutido desde cedo (se possível).
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada por todas essas dicas de leitura, eu cá sou mais apaixonada e viciada em música, o hábito da leitura será muito difícil de se criar em mim, de qualquer maneira, obrigada pelas tuas dicas, fizeste uma publicação maravilhosa!!

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.