A todos os "control freak"

Acho que nunca partilhei isto aqui convosco, mas a verdade é que eu sou uma control freak. Como assim? Bem, eu sou a típica pessoa que sofre por antecipação com tudo e mais alguma coisa, que precisa de saber tudo com muita antecedência para poder planear e garantir que as coisas correm bem, que passa mal quando sabe que vai acontecer qualquer coisa que não está sob o meu controlo... E a verdade é que não foi há muito tempo que me apercebi disto. É uma coisa relativamente recente, mas que explica muita coisa em mim. Eu gosto de realmente ter as coisas sob o meu controlo, de saber exatamente o que vai acontecer, quando e como, de saber que fiz tudo o que podia para que as coisas corram bem... 


Mas isso nem sempre é possível porque, infelizmente ou felizmente - não sei bem -, não podemos controlar tudo. Há muitas coisas que não dependem de nós, que dependem de terceiros ou que simplesmente são impossíveis de prever e portanto dependem apenas do mundo e do universo... E a verdade é que eu descobri que isso é um grande motivo de stress/ansiedade para mim. Contudo, o meu lado mais racional, sabe que está tudo bem em não ter tudo sob controlo e que tenho de aprender a lidar com isso, mas... É mais fácil dizer do que fazer, não é?


Tenho vindo a pensar que talvez o primeiro passo para deixar de me sentir tão pressionada por aquilo que não posso controlar, seja focar-me naquilo que eu (e que qualquer um de vocês) posso controlar:


  • O esforço e a dedicação que deposito em tudo aquilo que eu faço;
  • Aquilo em que eu acredito;
  • Como eu reajo às coisas que acontecem à minha volta ou comigo e a forma como encaro a vida;
  • As minhas prioridades;
  • A forma como eu trato os outros;
  • Aquilo que digo e que penso;
  • As pessoas por quem escolho estar rodeada;
  • A minha felicidade.

Eu sei que parece parvo dizer que eu controlo a minha felicidade, mas se eu conseguir controlar todas as outras coisas acima, eu consigo ser muito mais feliz e estar de consciência tranquila comigo mesma. Por isso, a mensagem hoje é:  




3 comentários:

  1. Sou um bocadinho assim também, mas para o bem da minha sanidade mental, felizmente nos últimos anos tenho vindo a melhorar nesse sentido. Havia alturas quer ficava demasiado desgastada de tanto pensar, planear, sofrer por antecipação etc. Deixa-nos exaustos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida! E quando são por coisas pequenas até nos sentimos mal connosco próprios, porque como é possível ficar-se tão angustiado com coisas tão insignificantes?!

      Eliminar
  2. Calma...

    Confesso que já fui assim quando era novo, depois apercebi-me que isso dá cabo dos nervos (risos) e passei a descontrair.

    Obviamente que se tiveres uma apresentação a preparar, não vais ser irresponsável e deixar andar, mas relativamente ao que foge ao meu controlo, até descobri que é giro não controlar.

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.