"Eleanor & Park" | Review

abril 18, 2022

Apesar de o bookstagram ser um termo recente, há muitos anos que sigo gente (quer no Instagram, quer nos blogues) que escreve sobre livros, por isso há anos que venho a acrescentar livros à minha wishlist por ter lido boas opiniões da parte das pessoas que sigo. O livro de que vos venho falar hoje está na minha wishlist há imenso tempo e, para aproveitar o dinheiro que tinha acumulado no meu cartão Wook, decidi finalmente comprá-lo e estava mega ansiosa por começar finalmente a lê-lo. 



Eleanor & Park, de Rainbow Rowell, é um romance entre dois adolescentes inadaptados. Eleanor é a miúda nova da escola, vinda de uma família complicada, e, como se isso não bastasse para chamar a atenção, o seu aspeto peculiar - roliça, ruiva e com uma forma de vestir algo estranha - não deixa ninguém indiferente. Por outro lado, Park é um rapaz meio coreano, vestido sempre de negro que, não sendo propriamente popular, conseguiu tornar-se invisível, ao viver mergulhado no seu mundo de musica e livros. Os caminhos destes dois cruzam-se quando Park meio que se vê obrigado a deixar que Eleanor ocupe o lugar ao seu lado no autocarro para a escola. Inicialmente, nenhum deles está propriamente contente com a situação e nem sequer trocam uma única palavra. Contudo, ambos vão descobrindo que têm muito em comum e uma amizade acaba por nascer entre ambos, amizade essa que rapidamente se torna em algo mais - um amor que se avizinha conturbado. 


Eu gostei tanto, mas tanto desta história, que nem sei bem por onde começar. Talvez comece por falar das personagens. Quer Eleanor, quer Park, são duas personagens muito especiais, muito peculiares, com traços de personalidade vincados e que, inevitavelmente, nos fazem adorá-los. Eu admito, ao contrário do que acontece com algumas histórias, eu não precisei de mais do que meia dúzia de linhas para ficar totalmente viciada na história e nestes dois.


Uma coisa que eu adorei nesta leitura foi o facto de ser um livro super leve, bem fofinho, mas que, ao mesmo tempo, toca em alguns pontos sensíveis. A Eleanor vive no seio de uma família altamente disfuncional, com um padrasto violento, e é vítima de bullying - isto tudo, enquanto está também a viver o seu primeiro amor. Ela passa, sem dúvida, por momentos muito complicados e eu gosto da forma como a autora os retrata, porque o faz de uma forma leve e simples, sem, no entanto, os desvalorizar. Acho muito gira a forma como ela nos deixa "entrar" na cabeça da Eleanor e também do Park, ajudando-nos a percebê-los um pouco melhor.


Foi uma leitura mesmo muito agradável, recomendo imenso! Acho que é um livro que se lê super bem, bem levezinho e daqueles que nos deixa o coração quentinho. Alguma coisa a apontar? Sim, confesso que não sou grande fã de finais abertos, então, quando cheguei ao fim deste livro, a minha reação foi muito "não acredito que isto acaba assim e que não há mais"! Mas pronto... Fiquei mega curiosa para ler mais desta autora!


E vocês, já leram este livro? O que acharam?

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.