Faculdade e Saúde Mental - os vossos testemunhos

julho 16, 2021
No último post [podem ler aqui], partilhei convosco o meu testemunho acerca da forma como a minha saúde mental foi impactada pela minha vida enquanto estudante do ensino superior. Hoje, estou aqui para partilhar convosco alguns testemunhos que recolhi sobre este mesmo tema. Conversei com 3 estudantes universitários e coloquei-lhes 3 perguntas:

Alguma vez sentiste a faculdade / os estudos interferiram com a tua saúde mental?
Se sim, de que forma?
E o que fazes para tentar contornar isso ou ultrapassar?


A resposta comum às 3 pessoas com quem conversei - que estudam em cursos e universidades diferentes - foi que sim, já sentiram que a sua saúde mental foi afetada pelos estudos, várias vezes. A partir daí, cada uma me explicou de que forma sentiu que a sua saúde mental foi afetada pelo facto de ter entrado no ensino superior.




De seguida, cada uma me explicou quais as estratégias que usa para contornar alturas em que se sentem mais ansiosas ou em que se sentem que a saúde mental está mais afetada pelo momento que vivem.





O principal objetivo meu para este post era fazer-vos entender que todos passamos por fases complicadas e que, nomeadamente, a fase do ensino superior / universidade / faculdade é particularmente exigente por diversos motivos. É natural que nos sintamos mais fragilizados e abalados, porque sabemos que o grau de exigência (não só dos outros, mas de nós próprios) é maior e queremos que tudo corra bem. Mas é também importante reconhecermos que estamos todos no mesmo barco, que não estamos sozinhos, que podemos (e devemos) falar com as pessoas que nos rodeiam e, acima de tudo, é importante sabermos que está tudo bem se as coisas não correrem sempre na perfeição. O principal é cuidarmos de nós, da nossa saúde mental - tudo o resto vem por acréscimo!


Agora contem-me: se eu vos tivesse feito, a vocês, estas perguntas, quais seriam as vossas respostas?


Espero que tenham gostado deste post, que foi pensado e preparado com muito carinho. Obrigada às pessoas que colaboraram!



2 comentários:

  1. A universidade foi sem dúvida um grande teste à minha saúde mental e principalmente à minha ansiedade. Cheguei a extremos de faltar a defesas de projecto por medo de não saber responder a uma simples questão do avaliador, independentemente de saber responder ao resto ou não.
    O estágio curricular foi outro grande desafio; no final deu frutos mas também foi às custas de um ano que praticamente só vivi para o trabalho. A meio do estágio comecei a fazer terapia, prática que mantenho até hoje! Tem sido uma grande ajuda, mas ainda tenho um longo caminho a percorrer - ainda hoje no mercado de trabalho me deparo com muitos entraves e situações que põem a minha ansiedade à prova. Mas sem dúvida que a terapia tem ajudado muito!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que, sem dúvida, sabermos quando pedir ajuda é muito importante. Fico feliz que, aos poucos, estejas a melhorar. Boa sorte para esse futuro!

      Eliminar

Com tecnologia do Blogger.