10 Razões para ver "Coisa Mais Linda"

Começo este post a confessar-vos que nunca fui grande fã de telenovelas brasileiras, sobretudo porque achava sempre que eles falavam muito rápido e que eu acabava por não apanhar metade do que era dito. Por estes motivos, nunca vi nem acompanhei nenhuma novela brasileira e, quando me sugeriram que visse Coisa Mais Linda (e eu percebi que era em português do Brasil), fiquei um pouco de pé atrás porque achei que não ia perceber nada e não ia gostar. Até ter decidido dar uma oportunidade ao primeiro episódio... E foi amor à primeira vista! (Se também têm este tipo de reservas, digo-vos já que eles falam a um ritmo completamente compreensível e tem vezes que até parece português de Portugal!)



Coisa Mais Linda é uma série da Netflix que foi lançada em 2019 e que já conta com duas temporadas (e uma terceira a caminho). Conta-nos a história de Maria Luiza, uma mulher jovem dos anos 50, cujo único "trabalho" era ficar em casa a tomar conta do filho, que vai ao Rio de Janeiro visitar o marido e acaba por descobrir que este a traiu e a abandonou. Apesar destas contrariedades, Malu decide ficar e mudar a sua vida, acabando por abrir um clube de bossa-nova. É a partir daqui que toda a história se desenrola e, a cada episódio que passa, nós vamo-nos sentir completamente envolvidos na luta de todas as mulheres que nos vão sendo apresentadas.


Podia fazer-vos uma simples review desta série, mas decidi que queria fazer algo diferente e, por isso, criei uma lista com 10 razões pelas quais devem ver Coisa Mais Linda:

1. Ao longo das duas temporadas, somos brindados com vozes lindíssimas e músicas absolutamente incríveis, que nos enchem a alma e o coração. É ao ouvirmos todas estas vozes e as mensagens que elas nos transmitem que nos vamos apercebendo do real poder da música.


2. Nesta série, conhecemos várias relações amorosas diferentes e com contornos específicos que as tornam todas diferentes entre si. À medida que vamos conhecendo as personagens e que vamos vendo aquilo que elas vivem, percebemos exatamente o que é o amor verdadeiro e aquilo que o amor não deve ser.

3. Aprendemos muito ao ver esta série, mesmo que ela seja passada nos anos 50, e uma das mensagens mais especiais e importantes que eu retiro desta série é que:

4. Esta série relembra-nos que, mesmo que ainda haja muito trabalho pela frente na luta pela igualdade de direitos entre homens e mulheres, houve muitas mulheres que vieram antes de nós que lutaram e trilharam um caminho difícil por nós, para que hoje possamos ter a liberdade que temos. 

5. É também a vermos Coisa Mais Linda que percebemos que, não a importa qual seja a época em que vivemos, há mensagens que são sempre atuais, que precisam de ser constantemente relembradas: sejam elas sobre o machismo (e a luta feminista), o racismo ou a violência doméstica.

6. O núcleo principal de personagens femininas (Malu, Lígia, Adélia e Thereza) é a personificação da luta pelos sonhos e pela procura da felicidade, do amor, da liberdade. É com elas que aprendemos que, não importa se já somos mães ou esposas, podemos sempre procurar e lutar por uma vida melhor para nós, enfrentando todas as adversidades que nos forem sendo impostas.


7. Sendo uma série passada, no Brasil, nos anos 50, é muito engraçado olharmos para tudo o que evoluiu nestes quase 70 anos e vermos, por exemplo, a tecnologia associada na altura ao mundo da rádio, que é diferente da que conhecemos hoje. 

8. Já vos disse que aprendemos sobre o amor, ao ver esta série, mas aprendemos também o que é a verdadeira amizade e o companheirismo com estas mulheres, que se suportam umas às outras em todos os momentos e se "puxam para cima".

9. O guarda-roupa e as magníficas paisagens que vemos são dois motivos excelentes para vermos esta série. O guarda-roupa da série é um magnífico retrato da moda da época, quer com peças mais luxuosas ou com outras mais casuais (até me deu vontade de usar algumas delas!). Já as paisagens do Rio de Janeiro são mesmo de cortar a respiração, de tão bonitas que são!

10. Esta série é uma homenagem a todas as mulheres que lutaram para ganhar o seu lugar numa sociedade machista, a todas as mulheres que nunca se deixaram travar porque alguém lhes disse que não podiam fazer algo por serem mulheres. É uma série sobre empoderamento feminino que nos ensina realmente muito e que nos relembra que é por estas mulheres, que vieram antes de nós e que nos facilitaram um pouco a vida, que temos todos os dias de continuar a luta feminista.


Se ainda não viram esta série, espero ter-vos convencido a darem-lhe uma oportunidade e a mergulharem na apaixonante história da Malu. Espero que tenham gostado!



Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.