A tua Saúde Mental deve ser uma prioridade!

outubro 23, 2020

Não sei quantas vezes já vos falei aqui sobre saúde mental, nem quantas vezes já partilhei convosco pequenas dicas para cuidarem mais de vocês e da vossa saúde mental, mas acho que nunca serão vezes demais. Falar de saúde mental é muito importante, porque cada vez ouvimos mais histórias de gente que sofre com problemas do foro mental, de gente que decide por termo à sua vida, que vive com depressão e sinto que ainda existe um grande tabu e uma grande desvalorização desses temas. É um tema muito atual e, ao mesmo tempo, ainda não é atual o suficiente, porque ainda não é algo que se encare com naturalidade, da mesma forma e com a mesma importância com que se olha para a saúde física. 


No passado dia 10 de outubro, vivemos o Dia Mundial da Saúde Mental que foi criado pela World Federation for Mental Health, em 1992, para sensibilizar a sociedade sobre este tema e para fazer com que todos reflitamos sobre ele. É importante que, cada vez mais, se criem iniciativas que visem informar as pessoas - porque eu acredito que ainda há muita desinformação relativamente a toda a questão da saúde mental - e que tenham como grande objetivo alertar e sensibilizar, para que se comece a olhar mais para aqueles que têm à sua volta e perceber que talvez não estejam apenas "tristes" ou "nervosos" ou a "passar por uma fase menos boa". Há gente que, diariamente, luta contra este tipo de doenças que tiram milhares de vidas, em todo o mundo. [Recomendo, vivamente, que leiam este texto tão sincero que a Carolina escreveu no seu blogue, o Thirteen. A mim, tocou-me particularmente e, por isso mesmo, soube que tinha de o trazer até vocês.]


Este ano, especialmente, com tudo o que o mundo está a viver, com a pandemia e o confinamento, têm surgido ainda mais questões ligadas à saúde mental em cada vez mais pessoas, por isso, mais do que nunca, é fundamental não só estarmos atentos aos outros, mas também a nós próprios e aos sinais do nosso corpo. É fundamental que cuidemos de nós, que nos protejamos, que façamos coisas que nos façam sentir bem connosco próprios. É muito importante cuidarmos quer da nossa saúde física, quer da nossa saúde mental, especialmente em períodos tão conturbados como os que vivemos.


Assim, hoje trago-vos uma checklist de coisas que todos podemos fazer de modo a priorizarmo-nos e a fazermos da nossa saúde mental uma prioridade. Vamos preenchê-la juntos?


Não sou terapeuta, nem especialista, nem nada que se pareça, mas se puder ter ajudado uma pessoa que seja, já fico feliz. E, se algum dia, precisarem de alguém para desabafar (nem que seja uma completa estranha, como eu), saibam que a minha caixa de mensagens está sempre disponível para quem precisar.

Acima de tudo, cuidem de vocês!






2 comentários:

  1. Hello
    Infelizmente acho que cada vez mais a saúde mental é desvalorizada. Não sei bem porquê... Devíamos dar mais valor à nossa e à de todos.
    Beijinho

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.