Estimular a Criatividade | Dicas Simples

outubro 09, 2020
A criatividade diz respeito ao "ato de criar, inventar" algo novo e é também a "qualidade de quem tem ideias originais, de quem é criativo", segundo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. É uma ferramenta de trabalho muito importante, na minha opinião, seja qual for a área em que trabalhamos, porque sermos criativos permite-nos reinventarmo-nos e olhar para as coisas sob uma nova perspetiva. 

Contudo, todos sabemos bem que nem sempre é fácil sermos criativos, sobretudo quando se fala de escrita ou de uma qualquer forma de arte. Nem sempre estamos prontos a criar algo novo, nem sempre nos sentimos inspirados e são muitas as vezes em que nos poderemos deparar com um pesadelo de seu nome bloqueio criativo. De modo a enfrentar este bicho-papão que tantas vezes bate à porta, decidi fazer uma pesquisa e uma compilação de algumas dicas simples para estimular a criatividade



  • Antes de iniciares o teu processo criativo, experimenta fazer algo diferente que não te obrigue a puxar do teu lado mais criativo: vai dar uma caminhada ao ar livre, faz exercício físico, relaxa um pouco.
  • Se fores uma daquelas pessoas que se sente inspirada pela música, escolhe uma playlist de que gostes ou com músicas completamente novas ou podes ainda criar a tua própria playlist para ouvires no decorrer do teu processo criativo.  
  • Procura conhecer-te bem e descobrir quais os momentos do dia em que sentes que consegues ser mais produtiva/o. É nesses momentos que deves insistir mais contigo própria/o e com o teu lado mais criativo.
  • Todos sabemos que a criatividade é muito matreira e, por isso, quando queremos que ela surja, ela foge de nós, mas quando não estamos à espera ela assalta-nos. Ela pode, por isso, surgir em qualquer momento e local, por isso convém estarmos preparados. Andar sempre com uma caneta e um caderno atrás para apontar as ideias que podem surgir é muito útil (podes, assim, criar o teu banco de ideias para os momentos mais críticos).


  • A inspiração não está sempre onde nós achamos que ela vai estar, mas também nos cabe a nós procurá-la naquilo que nos rodeia e estarmos atentos. Procura-a nas pessoas que admiras, nas coisas que gostas. Lê livros, blogues, ouve música, vê filmes, navega pelo Pinterest... Há imensas ferramentas disponíveis e a Internet é um verdadeiro nicho de ideias, basta sabermos usá-la a nosso favor.
  • É muito importante estimularmos o nosso cérebro com novos desafios e tentarmos sair da nossa zona de conforto. Acreditem que pode ser fora da nossa pequena bolha que podemos encontrar a "árvore da criatividade".
  • Uma das regras básicas para o nosso funcionamento geral também se aplica à criatividade: descansarmos bem, mantermos uma alimentação equilibrada e mantermos o nosso corpo ativo são tudo coisas que vão ajudar o nosso cérebro (e o nosso corpo) a funcionar na sua plenitude. Cansaço e pensamentos negativos vão impedir esse processo.
  • Last but not least... Como tudo na vida, não forçar é um truque muito importante. Se, naquele momento, não estamos a conseguir fazer o que queríamos, o melhor é pararmos e retomarmos mais tarde. A imaginação e a criatividade, eventualmente, hão de surgir.
Este post acabou por ficar um bocadinho mais longo do que eu achava, mas ainda assim espero que vos tenha sido útil. É muito importante percebermos o que funciona melhor para cada um de nós e, sobretudo, perceber quando não devemos insistir connosco mesmos. Às vezes, também precisamos de uma "folga". 



Deixo aqui esta imagem em jeito de "resumo" e de notas para não se esquecerem dos pontos mais importantes. Espero que tenham gostado deste post!


Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.