Hawaii Five-0 | The End


Não foi há muito tempo que comecei a ver séries policiais/criminais, porque até então não via nelas grande interesse. Contudo, num dia qualquer em que estava aborrecida, comecei a ver alguns episódios soltos de NCIS: Los Angeles e logo depois viciei na série e comecei a vê-la desde o início (aguardo ansiosamente a próxima temporada). Desde então, comecei a ver algumas séries criminais na televisão, mas sem seguir propriamente, vendo apenas alguns episódios soltos, porque me apanhei a gostar deste género de séries pela questão da novidade e do suspense em cada episódio. E Hawaii Five-0 (ou, em português, Hawaii: Força Especial) era uma dessas séries que eu apenas acompanhava através de episódios soltos na televisão. Mas houve um dia em que vi um episódio muito mais avançado e fiquei curiosa, por isso lá fui eu regressar à primeira temporada para devorar tudo desde o início. E eis que me apaixonei. Posso, com segurança, dizer que entrou quase diretamente para o top das minhas séries favoritas (empatada com NCIS: LA).



Escrevo este post um dia após ter visto o episódio final e ainda com as emoções muito à flor da pele, porque acabar uma série de que gostamos muito é, para mim, mais ou menos o mesmo que acabar um livro que adorámos - é preciso fazer uma espécie de luto das personagens, da história em si, antes de poder avançar para o seguinte. Não quero com este post fazer uma review da série ou um resumo ou o que quer que seja, mas quero sim partilhar convosco a minha opinião sobre a série, nomeadamente sobre a última temporada e o final - prometo que vou tentar não dar grandes spoilers.

Começando por falar da série, no geral, vejo-me obrigada a dizer que o elenco é absolutamente incrível, assim como os escritores/produtores/realizadores, whatever. Eu não percebo nada de realização nem nada dessas coisas, mas o motivo pelo qual faço esta afirmação é porque criaram e trouxeram até nós personagens incríveis, super engraçadas e, ao mesmo tempo, com uma história e grande profundidade. Foram personagens complexas, bem construídas e que trouxeram a nós todo o tipo de emoções - tanto é possível, num momento, estarmos a rir à gargalhada com as discussões do Steve e do Danny (que discutem como um casal de velhotes), como a seguir podemos estar a chorar com algo que lhes aconteceu ou do seu passado. É uma história que, mais do que nos trazer casos de investigação que quase dão vontade de virarmos detetives ou polícias ou McGarret's desta vida, nos faz viver as emoções das personagens, apegarmo-nos a elas e às suas histórias e viver todas as aventuras com ela. Acho que foi pelas personagens que eu me apaixonei, pela história delas, e foi isso que me fez querer acompanhar toda a história do início ao fim.


Obviamente, também nos trouxeram casos enigmáticos, misteriosos, tristes ou totalmente absurdos e cruéis, o que acaba por "apimentar" a história e, ao longo de toda a história, houve momentos verdadeiramente de prender a respiração e de nos fazer sentir tão ansiosos ou confusos como as personagens. Acho que é preciso alguma mestria para criar um tipo de história que tenha todos os ingredientes chave para nos prender ao ecrã por 10 temporadas, mesmo havendo mudanças no elenco e mesmo com saídas de personagens de grande importância, e acho que esta série é uma das que consegue isto (obviamente, na minha opinião de leiga espetadora). 

E já que falei da saída de personagens importantes... Tenho de admitir que fiquei um bocadinho de pé atrás com a saída da personagem Chin Ho Kelly, da Kono Kalakaua e até do Max Bergman, porque achei que ao "destruírem" o leque principal de personagens a série ia perder qualidade e os personagens que chegassem nunca seriam tão bons. Contudo, devo confessar também que rapidamente percebi que estávamos enganados. Quer a personagem Tani Rey como Junior Reigns vieram encaixar perfeitamente e fizeram com que eu os adorasse quase instantaneamente (e torcesse desde o início para ficarem juntos), assim como, mais tarde, aconteceu com a personagem Quinn Liu, culminando numa última temporada que eu adorei - quase que me arrisco a dizer que foi a minha preferida, mas não quero cometer um erro porque posso estar a menosprezar uma outra temporada de que tenha gostado (ahahah). Foi uma temporada bestial no que toca aos casos que surgiram, à evolução pessoal de cada personagem, ao desenvolvimentos das relações entre eles... Adorei mesmo!


Chegamos, então, ao episódio final... E eu tenho de ser honesta e admitir que esperava algo diferente, mais concreto e fechado. Sinto que foi um final um bocadinho aberto - e admito que haja quem goste desse tipo de finais - e gostava que tivesse sido de uma outra forma, mas também não quero entrar em grandes detalhes para não dar spoiler a ninguém. Para além de toda a ação inicial do episódio (que me fez soltar algumas lágrimas), os últimos segundos do último episódio aqueceram o meu coração e quase me fizeram saltar de alegria com o facto de ter acontecido algo que eu queria há muito tempo (e agora é a altura em que ficam curiosos e vão ver a série toda ahahah), pelo que eu quase perdoei o facto de terem deixado de fora do episódio outras coisas que gostava de ter visto.

Resumindo e concluindo, porque já vos dei muita seca, adorei a série e vou ter muitas saudades destas personagens, desta história. Vai ser estranho não ter episódios novos, não ouvir novas discussões entre o Steve e o Danny, não ver o Grover, a Tani ou o Junior a dançar, não me armar em detetive durante um episódio para descobrir o criminoso... Mas, sempre que der saudade, vou ver os episódios repetidos que vão passando na Fox e sempre vou matando algumas saudades.

Próximos planos no que toca a séries? Hum... Tenho várias em pausa para atualizar e algumas da Netflix que quero começar a ver, mas daqui a uns tempos ponho-vos a par de todas as séries que ando a ver. Contem-me nos comentários se viram Hawaii Five-0 e o que acharam, bem como que séries andam a ver!




2 comentários:

  1. Vi a série desde o início e vai deixar saudades. Mesmo assim, acho que foi um final justo e mais do que desejado no que toca ao Steve. Ele merecia depois de tantos anos de luta. Acho que foi preferível assim do que cancelarem a série do nada sem um fim digno ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, estou completamente de acordo com as tuas palavras!

      Eliminar

Com tecnologia do Blogger.