Métodos de Estudo: o que mudou com o ensino à distância?

julho 16, 2020

Quando traçámos os nossos planos e objetivos para 2020, nunca pensámos como tudo seria tão diferente do que imaginámos. Está a ser um ano verdadeiramente atípico e um tanto ou quanto caótico, tudo por causa de uma pandemia que veio alterar drasticamente as nossas vidas. E a verdade é que as alterou a todos os níveis, fazendo-nos adotar novos hábitos que nada têm a ver com os anteriores. 




Para todos os estudantes, seja de que grau de ensino for, as aulas presenciais - de que estamos continuamente a reclamar - foram trocadas pelo ensino à distância e acho que, neste tempo, já posso generalizar e afirmar que todos nós já damos o devido valor às aulas presenciais, não? Sendo muito sincera, acho que este não é um método que se possa adotar a longo prazo, porque isso vai levar a uma pioria dos resultados a nível geral. A concentração decresce significativamente durante as aulas em casa, porque as distrações são muito mais abundantes e torna-se extremamente difícil mantermo-nos atentos durante o tempo total das aulas - pelo menos, eu senti isso e sei que muitos dos meus amigos passaram pelo mesmo. Além disso, eu sinto que tem um grande impacto na nossa saúde mental. Para mim, o facto de ter deixado de ter os períodos "casa-escola" e "escola-casa" para desanuviar a cabeça, de ter deixado de ter intervalos de cinco minutos entre as aulas para conversar com os amigos e ter passado o tempo todo sentada à secretária, sempre a pensar e a fazer o mesmo, tornou-se muito complicado de gerir emocionalmente, em determinados momentos. Sentia-me muito mais cansada a todos os níveis e isso torna-se muito desmotivador. Apesar disso, o ano está concluído e agora tenho mais de dois meses para descansar, recarregar baterias e preparar-me para um próximo semestre ainda muito incerto. 

Perante todas as alterações relativamente ao modo de ensino, também os meus hábitos de estudo sofreram alterações. Como passei todo o meu tempo em casa, os horários das aulas mudaram um bocadinho e todo o sistema de avaliação acabou por sofrer algumas alterações, acabei por adaptar os meus métodos de estudo a esta nova metodologia de ensino. Hoje, partilho convosco quais as estratégias de estudo que usei durante o tempo de ensino à distância!

  • Com este novo formato de aulas, tornou-se mais necessário para mim, e muito mais útil, manter sempre a matéria em dia, porque ela parecia acumular-se com ainda mais facilidade. Por isso, a estratégia que adotei foi, no dia anterior ou nas horas livres anteriores a uma determinada aula, fazer os meus apontamentos da matéria dada na aula anterior, para assim poder ter toda a matéria bem fresca na minha cabeça e poder esclarecer quaisquer dúvidas que tenham ficado. Isto revelou-se muito útil quando chegou a hora de estudar para a avaliação teórica, porque tinha a matéria muito mais presente na minha cabeça.
  • Todos nós temos aquelas cadeiras/disciplinas cuja matéria achamos uma verdadeira seca, o que torna muito mais complexo o processo de arranjar motivação para estudar para elas. Assim, o que fiz foi fazer os meus apontamentos a computador, porque torna o processo todo muito mais rápido e menos aborrecido. 
  • Com o tempo todo que passei a ter disponível para estudar (visto que não havia muito mais para fazer e que, quando estava a fazer outra coisa, me sentia mal porque o meu dever era estudar), consegui estudar para as minhas avaliações com algum tempo de antecedência, motivo pelo qual adaptei um pouco a minha forma de o fazer. O que eu fiz foi: após construir os meus apontamentos (resultantes do material fornecido pelos professores e dos apontamentos que retirava das aulas), fazia uma leitura ativa (em voz alta, normalmente) e sublinhava aquilo que era mais importante. Depois, passava aos "resumos dos resumos", usando flash cards ou mapas mentais, consoante aquilo que eu achava que se adaptava melhor ao tipo de matéria.

  • Muito relacionado com aquilo que vos falei no post sobre produtividade, e à semelhança do que já fazia previamente, comecei a apontar tudo o que queria fazer e a estabelecer metas objetivas para os meus dias. Isto tornou muito mais simples a organização do meu tempo e é, inclusivamente, um fator motivacional quando vou vendo as tarefas a serem cumpridas ao longo do dia. 
  • Aprendi uma lição muito valiosa sobre respeitar o ritmo do meu corpo. O que é isso, afinal? Comecei a ouvir os alertas que o meu organismo me enviava e comecei a perceber quais as horas a que estudava melhor, qual o período do dia em que me sentia mais produtiva; a perceber quando é que precisava de parar e descansar (porque estava a exigir demasiado de mim); a perceber que precisamos de cuidar bem do nosso corpo para a nossa mente estar bem também e para o nosso cérebro conseguir funcionar devidamente. Frequentemente, ignoramos todas estas coisas e isso acaba por dar cabo de nós e da nossa saúde. Não se esqueçam que nenhuma frequência ou teste ou exame merece que vocês estraguem a vossa saúde física e/ou mental!

Acho que tudo o que, na nossa vida, nos ensina algo e nos muda de alguma forma deve ser mantido, por isso estes métodos sem dúvida vão-se manter e vou usar as lições que aprendi neste confinamento no futuro! 

Espero que tenham gostado deste post e que ele vos possa ser útil, no futuro!



Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.