Porquê criar um blogue?

fevereiro 03, 2020

Não é novidade para ninguém que hoje em dia a blogosfera está cada vez mais estagnada - arrisco-me mesmo a dizer que está a morrer aos poucos -, muito por culpa do novo fenómeno dos influencers das redes sociais como o Instagram. Cada vez menos as pessoas lêem blogues e optam por ver vídeos ou fotografias que são partilhadas nas redes sociais e que se tornam de consumo «mais rápido e fácil», na minha opinião. Independentemente do que eu acho, o facto é que a blogosfera já teve melhores dias. 

Contudo, aqui estou eu com um novo blogue - ao invés de um canal de Youtube ou de me limitar a criar conteúdo para o Instagram. Porquê? Porquê ter/criar um blogue? Por que é que eu acho que tu aí, que sempre gostaste de ter um blogue, o deves criar?



Bem, para mim, a resposta é simples e óbvia. Se gostas de escrever, não é o Youtube que te vai satisfazer ou o Instagram. Pelo menos, é o que eu sinto em relação a mim própria, sobretudo tendo em conta que nunca me senti muito à vontade em frente a uma câmara, motivo pelo qual nunca decidi explorar essa faceta. Para mim, há algo de mágico em partilharmos aquilo que escrevemos com carinho, com propósito, com uma mensagem. 

Para mim, um blogue é uma coisa muito mais trabalhada, mais pensada e mais genuína. Por exemplo, num vídeo, podemos sempre cortar as partes que não gostámos e a versão final que apresentamos do conteúdo é aquela que nos pareceu a mais indicada e, na minha opinião, a mais artificial (em alguns casos). É certo que, ao escrevermos, podemos ir apagando e reescrevendo, mas eu acho que há algo de muito mais autêntico na escrita. É literalmente transpor aquilo que vai na nossa cabeça para uma folha em branco. Claro que podemos usar mais ou menos floreados a dizer as coisas, mas acho que é muito mais difícil torná-lo numa coisa artificial.



Sim, se calhar a minha opinião é um pouco controversa e nem se quer sinto que me esteja a conseguir explicar bem, mas estes são os meus motivos para criar um blogue. Porque amo escrever, porque acho que há algo de poético em passar aquilo que está na nossa cabeça para uma folha em branco e partilhá-lo com os outros. Porque, para mim, o blogue sempre foi uma espécie de diário aberto em que consta tudo aquilo que eu mais gosto, na esperança que alguém se possa identificar.

Se gostas de escrever, se não te sentes tão à vontade em estar em frente a uma câmara, se queres transcrever em palavras tudo aquilo que vai dentro de ti... Arrisca! Cria um blogue e partilha aquilo que gostas de fazer com a blogosfera. 

Já não somos muitos, mas ainda somos suficientes para poder apreciar o trabalho uns dos outros. Por isso, vamos partilhar o nosso trabalho uns com os outros, ler mais blogues, comentar mais... Vamos manter a blogosfera viva e de boa saúde!

[Tens um blogue que gostavas de partilhar com mais gente? Deixa o link nos comentários!]

.

10 comentários:

  1. Olha que bem - voltamos ao mesmo tempo! A verdade é que acho que nos começamos a concentrar nos blogs como se de uma rede social se tratassem e isso nunca seria sustentável. A utilização que fazemos deles pode ser muito mais analítica e não é tão imediata. Num mundo que está sempre a correr, é difícil manter o ritmo - e nisso o Youtube e o Instagram acompanham melhor. A verdade é que acho que tudo se pode complementar, com o tempero certo :) mas a liberdade de escrever por aqui é totalmente diferente!

    Jiji

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo imenso com as tuas palavras. Tudo à nossa volta, atualmente, acontece a um ritmo tão alucinante que nós queremos andar à mesma velocidade e nem sempre é possível. Aliás, eu acredito mesmo que às vezes o melhor mesmo é abrandar e encontrarmos o nosso próprio ritmo!
      Muito obrigada!

      Eliminar
  2. Olha que bem, duas das minhas bloggers favoritas regressaram. Antes de mais, fiquei só uns 2 min parada a olhar para a tua nova foto de perfil, fiquei encantada por transmitir tanto da tua personalizada :).
    Sim, a blogosfera está estagnada, mas não vai morrer enquanto existirem bloggers como tu, como a Joana, a Inês do Bobby Pins, a Carolina do Thirteen... Aguentemos sempre firmes :).
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que amor! Não imaginas como ler isto me deixa com o coração bem quentinha - és das minhas bloggers favoritas e das minhas grandes inspirações por aqui!
      Tens toda a razão. Enquanto quem gosta realmente do que faz por aqui, como nós, se mantiver fiel, a blogosfera não morrerá!
      Muito, muito obrigada! Um beijinho do tamanho do mundo!

      Eliminar
  3. Embora ainda leia alguns blogues, confesso que também eu tenho deixado de consumir tanto a blogosfera como fazia há alguns tempos atrás. Por isto, não posso deixar de concordar contigo. O Instagram veio, num jeito de "prazer imediato", tirar toda a visibilidade a este mundo "blogosférico" e acho que este facto só terá tendência a intensificar-se porque as novas ferramentas vão passar a ser tantas que vão controlar tudo. Além disso, acho que o facto de as/os marcas/patrocinadores só trabalharem com @s influencers do Instagram e com os (maiores) youtubers acaba também por tirar visibilidade aos mais pequenos e aos próprios craidores de conteúdo para blogues, o que acaba por, na minha opinião, desencadear um menor interesse pela parte do público.

    Por outro lado, espero muito que te mantenhas fiel a esse teu amor à escrita porque sei que ele é genuinamente teu. 🥰

    Um beijinho. ❤️

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo por completo com as tuas palavras. Hoje em dia, os "influencers" vivem muito dos patrocinadores e das marcas ao invés de criarem conteúdo, propriamente dito, e cabe aos consumidores fazerem a seleção daquilo que é realmente bom e daquilo que não passa de publicidade barata.

      Muito obrigada!!

      Eliminar
  4. Há muita gente que alinha num blog - ou noutros projetos digitais - com um propósito, esquecendo-se de que o próprio projeto É o propósito. Tenho pena que as pessoas sejam cada vez mais impacientes a consumir coisas que gostam. Sempre gostei da ideia de deleite, de apreciar o que gosto com calma mas o que vemos são pessoas a legendar vídeos de 5 segundos com "não passem à frente, vejam até ao fim!!!", podcasts a serem escutados na velocidade 2, um Instagram desesperado porque já nem as fotos as pessoas têm paciência para ver (o que rende agora é stories) e os blogs são massacrados por pessoas que não têm paciência para ler mais de uma linha. Estar por aqui é mesmo por gostar, por não fazer sentido comunicar de outra forma. E quando somos genuínos e dedicados, tornamos o nosso propósito no propósito de outros leitores.
    Desejo-te muito sucesso para o teu Fika. Que seja um refúgio feliz para ti!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como me revejo nessas palavras! Concordo a 100% com tudo o que disseste, tenho a mesma visão deste novo mundo das redes sociais. As pessoas vivem a 300km/h e querem consumir tudo à velocidade da luz, por isso quanto menos trabalho der melhor. Esquecem-se de como é bom dedicarmos um tempo da nossa vida a fazer/ver/ler algo que nos dê prazer e no qual nos revejamos, onde possamos identificar autenticidade e bom conteúdo. De facto, só quem realmente tem prazer pelo que faz pode continuar aqui, firme e forte.

      Muito, muito obrigada! Que bom é poder ter a tua visita por aqui e este comentário, Inês. É um enorme gosto para mim! Obrigadaa!

      Eliminar
  5. Tens toda a razão! Confesso que agora não tenho estado muito atenta a outros blogues mas vou tentar fazer um esforço para continuar a seguir blogues de forma mais consistente (ainda me estou habituar à faculdade e ao tempo perdido nos transportes).
    Mas tens toda a razão há coisas que só conseguem ser transmitidas através da escrita e eu também acho que consegue ser mais genuíno do um vídeo!!
    Por isso vamos lá manter a blogoesfera viva que é para isso que cá estamos!!

    Beijinhos!!

    Catarina

    http://throughcathyseyes.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não sou um exemplo no que toca a seguir fielmente e ir comentando os outros blogues, mas estou a tentar melhorar esse aspeto porque só com o nosso contributo isto pode ir para a frente!
      Muito obrigada!

      Beijinhos

      Eliminar

Com tecnologia do Blogger.