Receita da Amizade

fevereiro 24, 2020

[E porque uma tarde de conversa com um grande amigo me inspirou, hoje falamos de amizade.]



Sinto que sou uma sortuda no que toca aos meus amigos. É verdade que já me cruzei com algumas pessoas que não ficaram na minha vida - e hoje agradeço por isso, porque realmente há pessoas que aparecem para nos ensinar uma lição, mas que estão melhor longe de nós -, mas também é verdade que alguns dos meus amigos mais antigos continuam a sê-lo e continuam a ser tão próximos de mim como éramos há oito, cinco, três anos. 

Eventualmente, todos chegamos a um ponto das nossas vidas em que por mais que gostássemos de continuar a trilhar o nosso caminho lado a lado com os nossos melhores amigos isso deixa de ser possível, porque temos objetivos diferentes e pretendemos coisas diferentes das nossas vidas. Isso é o ciclo normal da vida. O que é difícil não é decidir e aceitar que os caminhos se vão separar; o difícil é perceber que isso não significa que a amizade se perca. 


Tal como qualquer outra relação, uma amizade, para que seja duradoura, requer muito investimento daqueles que estão envolvidos. Requer carinho, compreensão, paciência, esforço e vontade de manter o comboio sobre os carris. Não é apenas mandar mensagem a dar os parabéns no aniversário ou a desejar bom Natal; não é apenas sorrir quando passamos pela pessoa na rua e seguir o nosso caminho. É mandar aquela mensagem a perguntar como estão e a desculparem-se por serem péssimos amigos e não arranjarem tempo para um café; é esforçarem-se por arranjarem tempo para, finalmente, tomarem aquele café; é darem abraços apertados na hora do reencontro, sorrirem para a pessoa e saberem que está tudo bem; é passarem uma tarde inteira, depois de meses sem se verem, a conversarem sobre as vossas vidas, sobre outros amigos, sobre assuntos que pouco interessam... É saberem que, não importa quanto tempo passe, terão sempre naquela pessoa um porto de abrigo em quem se podem refugiar quando as coisas ficam difíceis e que terão sempre naquela pessoa um companheiro para celebrar convosco todas as vitórias da vida. 

Para mim, a receita da amizade Ã© simples: reciprocidade, dedicação e amor. Porque nada no mundo se faz sem amor e porque... O que é a amizade senão uma bela forma de amor?




3 comentários:

  1. A última frase resume tudo, a amizade é mesmo uma bela forma de amor <3.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  2. Adorei é tudo isso!!!
    Acredito que a amizade é mesmo uma das formas mais bonitas de amor ❤️

    Ass: Catarina Cardeira

    https://throughcathyseyes.blogspot.com

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.