"Se Ele Estivesse Comigo" | Review

fevereiro 07, 2025


Se Ele Estivesse Comigo, de Laura Nowlin, leva-nos a conhecer Autumn e Finn, dois jovens adolescentes que são vizinhos e inseparáveis. As suas mães são melhores amigas e os dois nasceram com poucos dias de intervalo, o que fez com que tivessem sempre crescido juntos. Contudo, a sua relação está prestes a mudar com a sua entrada no ensino secundário. Autumn namora com Jamie e tem um grupo de amigos muito próximo. Finn é um dos rapazes mais populares da escola e namora com Sylvie. De súbito, os dois passam a ignorar-se completamente, tentam não olhar sequer um para o outro e, muito menos, conversar. Contudo, isso não impede Autumn de sentir, sempre que vê Finn, que deviam estar juntos... À medida que o tempo passa, Autumn não pode deixar de se questionar "E se ele estivesse comigo?", mas a resposta a esta pergunta pode mudar a história dos dois para sempre.


Confesso que a história destes dois não me cativou logo de início. Senti dificuldade em ligar-me imediatamente com as personagens e só comecei realmente a desfrutar do livro, mais ou menos, do meio para o fim. Acho que o início tem algumas cenas desnecessárias, para "encher chouriços" e, por vezes, um pouco infantilizadas - não sei explicar melhor, mas foi o que senti. Contudo, a coisa vai melhorando e eu fui-me sentindo mais envolvida pela história e mais curiosa pelo desenvolvimento. Vamos percebendo que, como qualquer adolescente, a Autumn anda à procura de descobrir quem realmente é, a lidar com a pressão das expetativas dos outros, a descobrir que tipo de relação realmente quer e isso faz com que, algumas cenas, me tivessem deixado um bocadinho confusa em relação ao que achava dela.



Embora o início do livro levante suspeitas do final, acho que não estava emocionalmente preparada e fiquei genuinamente triste, porque acho que estes dois mereciam um final melhor - ou não fosse eu uma romântica incurável. Apesar disso, os capítulos finais (antes do desfecho), deixaram o meu coração bem quentinho! Gostei também de ser surpreendida pelo desfecho da Autumn e do Jamie, porque, apesar de ter pensado em vários cenários, aquele não me passou pela cabeça e eu gosto de ser apanhada de surpresa nestas coisas. 


De um modo geral, gostei do livro - não me deixou uau, mas leu-se rápido e gostei muito dos últimos capítulos. Acho que teria aproveitado melhor este livro se o tivesse lido há uns anos atrás, porque sinto que talvez me tivesse identificado mais com as personagens - por isso fica esta ressalva para quem quiser ler o livro. Tendo sido recentemente lançado o segundo livro, confesso que fico na dúvida sobre se quero lê-lo, mas talvez dê uma oportunidade para descobrir o que pode acrescentar a esta história.


Já leram este livro? E o segundo, já alguém leu?

1 comentário:

Com tecnologia do Blogger.